O Honda Civic já está em 2016. Assim como aconteceu com a linha anterior, o sedã médio está mais adiantado que os demais. A nova linha do Honda Civic 2016 traz como principal novidade o retorno da versão topo de linha EXR, que vai se juntar a intermediária LXR e a de entrada LXS. Há ainda novos equipamentos de série para a configuração do meio.
O novo Honda Civic 2016 EXR segue praticamente os mesmos passos da linha anterior, mas agora vem equipado de série com assistente de partida em rampas HSA (Hill Start Assist), que segura o veículo por alguns segundos em um aclive para auxiliar a saída, e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.
Nos demais equipamentos exclusivos, há teto solar com acionamento elétrico, maçanetas das portas cromadas, airbags laterais e de cortina, sistema multimídia com tela LCD de 7 polegadas escamoteável e navegador GPS com as informações de trânsito das principais capitais do país – inicialmente, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
O sistema do Honda Civic 2016 permite ainda conexão WiFi com o uso de browser para o acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio. Outra novidade é a entrada HDMI para reprodução de áudio, vídeos e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks, câmeras digitais e outros. Há ainda duas entradas USB, além da auxiliar e do CD player.
A reprodução de imagem da câmera de ré agora dispõe de três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.
No caso das versões LXS e LXR do Honda Civic 2016, o sistema de som traz uma tela LCD de 5 polegadas no painel de instrumentos, que mostra informações gerais do veículo, computador de bordo, câmera de ré e som, que traz CD player, entrada USB, auxiliar e Bluetooth.
Em todas as versões há ar-condicionado digital de série, assim como a direção elétrica e freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD. Os modelos LXR e EXR contam com acendimento automático dos faróis, revestimento dos bancos em couro, botões de comando no volante com aro cromado. A EXR oferece ainda controle de tração e estabilidade.
O Honda Civic 2016 está disponível com dois motores. A versão LXS traz o 1.8 litro i-VTEC de 139 cv de potência com gasolina a 6.200 rpm, e 140 cv com etanol a 6.500 rpm, com câmbio manual de seis marchas ou automática de cinco velocidades. Já os modelos LXR e EXR dispõem do 2.0 i-VTEC de 155 cv com etanol a 6.300 rpm, e 150 cv com gasolina, na mesma rotação, sempre com câmbio automático e aletas atrás do volante.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
A linha 2016 do Honda Civic oferece as cores Azul Denim Metálico, Preto Cristal Perolizado, Cinza Barium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico e Branco Taffetá Sólido. Confira abaixo a tabela de preços:
- Honda Civic LXS MT – R$ 70.900
- Honda Civic LXS AT – R$ 73.900
- Honda Civic LXR AT – R$ 78.400
- Honda Civic EXR AT – R$ 88.400
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Fiz o test drive no Civic EXR 2016 e no Corolla XEI 2016. Ambos são ótimos, mas depois de entrar no Civic e me deparar com seu painel ultra-moderno, com um interior que abraça, lembrando um cockpit, com seu lindo teto solar e a central multimídia com tela de sete polegadas, cheia de recursos interativos, o Corolla XEI se torna muito sem graça. Se você pensa em comprar o Corolla, não faça o test-drive no Civic EXR 2016, pois você vai desistir do Corolla. Até porque, o top da linha Civic, o EXR 2016, sai praticamente pelo mesmo preço da versão intermediária do Corolla 2016, que é a XEI e que vem menos equipada. Sou Civic EXR disparado.