Acossado pela boa estreia do novo Corolla, o Civic já mudou na linha 2015. Mas a novidade é exclusiva da versão LXR, intermediária e responsável por 60% das vendas do sedã. A Honda decidiu fatiar as alterações no modelo, com isso apenas o LXR terá mudanças visíveis a partir de julho. A versão LXS, de entrada, ganhou apenas o sistema de partida a frio FlexOne, ou seja, continua com a cara velha – uma espécie de “Civic Fire”.
E o Civic EXR? Este ficou para o Salão do Automóvel. A Honda disse que prepara mais novidades para o modelo – a única revelada é uma central multimídia mais avançada. Qual o motivo? A chegada dos sedãs médios premium como o A3 Sedan, da Audi. A marca japonesa acusou o golpe e sabe que muitos clientes vão pensar duas vezes em levar uma versão topo de linha de um sedã médio comum.
Ideia semelhante deve passar pela cabeça dos executivos da Toyota, provavelmente. Sinal disso é que em duas conversas que tive com gente da Toyota e da Honda nas últimas semanas, ouvi a mesma definição a respeito de Corolla e Civic: “sedãs médios premium”. Em outras palavras, estão tentando justificar o preço alto dos dois (mais ainda do Corolla) com esse upgrade de marketing.
Mas, voltando o ponto, o novo Civic LXR é mais uma forma de colocar o Civic em evidência que uma evolução do modelo. Como dá para ver na foto acima, que mostra o LXR antigo e o novo, pouco coisa mudou. A grade deixou de lado aquela régua cromada no alto e ganhou uma versão em que ela tem formato de “U” e tela em colmeia. Os para-choques têm o mesmíssimo desenho, mas ganharam um filete no centro e novos faróis circulares em vez de ovais.
A melhor coisa do Civic 2015 é, por incrível que pareça, a roda aro 17 em lugar da 16 polegadas. Não só pelo desenho mais esportivo, mas porque tem um perfil um pouco mais baixo (50% contra 55%) sem que isso tem alterado o comportamento do carro. O Civic continua sendo um carro na mão, com boa agilidade e direção direta.
Para não dizer que o interior foi esquecido, a Honda trocou o cinza escuro da parte superior do console por preto e colocou um aro cromado nos botões do volante. Deixou o carro mais aconchegante, mas nada de mais. Traseira e parte mecânica estão iguais.
Coisas que o Civic 2015 poderia ter melhorado? Várias: a central multimídia poderia vir no LXR. Em vez disso, o cliente tem de se virar com a pequena tela do painel. Não seria nada mal ter partida elétrica, chave que funciona por aproximação, ou ar-condicionado de duas zonas. Detalhes que o Sentra mexicano tem desde a versão mais barata em alguns casos. Quanto ao acabamento mais pobre que o do New Civic, bem, isso esquece. Quem sabe na próxima geração…
Veja os preços do novo Civic 2015
Honda Civic LXS manual 1.8 2014/2015 – R$ 65.890,00 (visual antigo)
Honda Civic LXS automático 1.8 2014/2015 – R$ 68.890,00 (visual antigo)
Honda Civic LXR automático 2.0 2014/2015 – R$ 74.900,00 (visual novo)
Honda Civic EXR automático 2.0 2014/2014 – R$ 83.990 (antigo. Só mudará em outubro)
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