Ícone do site BlogAuto

Honda Civic 2012 é revelado e que decepção

Honda Civic 2012

Os coreanos da Hyundai nos Estados Unidos tiraram o dia de folga nesta sexta-feira, dia 18. E nem é feriado por lá. É que eles viram o novo Honda Civic 2012 e não aguentaram de felicidade: “ficou fácil para o Elantra agora”, disse um funcionário mais animado.

É, meus amigos do blog, que tristeza é esse novo Civic. Ainda tinha uma remota esperança que a versão de série fosse melhor, mas não. O carro não é nem sombra do atual. A impressão é que o Civic virou um City maior – o carro dá pinta que encolheu e perdeu aquele ar esportivo – um sinal disso é o aerofólio na tampa do porta-malas, recurso usado por quem precisa corrigir alguma lacuna no design.

Pela primeira vez, a honda divulgou uma foto do interior e aí vem outra decepção. Olhem:

Honda Civic 2012

Sim, preservaram o painel de dois andares e o console voltado para o motorista, mas toda elegância do atual foi por água abaixo. O volante, que era um dos diferenciais do carro, ganhou comandos satélites imensos e sem nenhum toque de esportividade. Os comandos do ar-condicionado ainda são analógicos e a manopla do câmbio não tem opção sequencial – restrita como hoje ao volante, esperamos. Para não ver só o lado ruim, temos uma tela multifunção no lugar do rádio além de outro visor ao lado do velocímetro de função ainda misteriosa (para nós). Vejam que até o freio de estacionamento ficou comum e agora tira espaço do prático porta-objetos central.

Mas, afinal, o que a Honda pretende com o novo Civic 2012? Torná-lo econômico. Segundo ela, o motor 1.8 (que continua com 140 hp nos Estados Unidos) gasta menos combustível e é capaz de rodar 39 milhas por galão, pouco menos que 17 km/l. Já a versão HF, que é uma espécie de Bluemotion da Honda, consegue atingir 41 mpg. Há ainda um híbrido com motor 1.5 i-VTEC e outro elétrico alimentado por baterias de lítio, e o Si nas versões sedã e cupê, com motor 2.4 litros de 200 hp. Em matéria de transmissão, o sedã continua com câmbio de 5 marchas, o híbrido usa um CVT, e o Si, a mesma transmissão manual de seis marchas.

Por enquanto é o que a Honda tem a dizer. “Hahahaha…”, os coreanos continuam rindo lá no fundo.

[beforeafter]

Honda Civic 2012

Honda Civic 2012

[/beforeafter]

[nggallery id=20]

Sair da versão mobile