A Quatro Rodas de junho traz uma informação surpreendente: o City, a versão sedã do Fit, será lançada em julho próximo. Até data a matéria traz: dia 17 o carro estaria nas concessionárias. É, sem dúvida, uma previsão que vai contra o que se imaginava sobre o modelo até então.
Após a Honda decidir produzi-lo no Brasil, enquanto a fábrica argentina não fica pronta, a data mais provável era o último trimestre deste ano. Se estiver certa, o sedã chegará num momento propício para fazer estragos na concorrência. A revista diz que até mesmo a primeira “fornada” já teria sido produzida.
Num primeiro momento, o City será vendido apenas com motor 1.5 Flex e acabamento melhor. Deverá custar, para tristeza de muita gente, entre R$ 56 000 e R$ 62 000, ou seja, muito perto do Civic LXS, mas o argumento será ter um pequeno bem equipado contra um médio com poucos itens.
É fato que muitas unidades andam sendo flagradas ultimamente, um sinal de que a produção já pode ter começado. Mas, por maior que seja sua fama, a Quatro Rodas também erra e na mesma edição diz que o novo Fox chegará em julho também, antes da picape Saveiro. Pois é, ou a revista sabe mais que o resto do mercado ou podemos chegar ao dia 1º de agosto sem ver City ou Fox.
Se esse carro chegasse com um valor "acessível" partindo de algo em torno de R$ 40.000,00 ou R$ 42.000,00 com certeza a concorrência teria que se movimentar, mas como acredito que ele custe acima de R$ 50.000,00 dependendo do porte dele, apenas tirará clientes dos defasados Astra e possivelmente clientes do Golf.
Baseado no possível preço de R$ 62.000,00 divulgado pelo Blogauto, eu pularia logo para o Civic.
eu acredito que deve ficar na casa de 45 a 52 mil por que a honda nao ia fazer um concorrente para o civic e sim um sedã compacto premium de entrada.
tudo bem e porque esse carro e minha paixao nacional
Acho um pouco "arrogante" a prática de preços da Honda, mas, acredito que isto deve-se ao fato da produção. Sendo caro como é já vende bem, imagina se tivesse um bom preço, a Honda não daria conta de entregar todos os carros, mérito total para os "nipônicos" (Honda e Toyota), eles construíram uma imagem bastante positiva da marca.
Embora não concorde com esta prática, acredito que é uma forma mais "sutil" de entregar o que vende, sem causar irritação pela demora na entrega do veículo e sem falar no lucro maior (nossa que novidade!).
Agora outra coisa, se não estou enganado, li em algum lugar (infelizmente não me lembro onde, desculpem-me) que este carro seria um pouco mais barato que o Fit, pelo fato se aproveitar muitas peças da mini-van, ou seja, os custos de produção seriam menores, se lá…
Bom na verdade só nos resta esperar!!!
A Honda planejava transferir a produção do Fit temporáriamente para a Argentina e daria o start no City aqui. Quando a produção do City estivesse estável, haveria a troca então…
…Mas… a crise congelou a fábrica Argentina e os dois dividirão a linha Brasileira. Pode haver desabastecimento de Fits, o que "inflacionaria" os seus preços.
Resta uma grande dúvida. Qual será a política de preços? Na teoria o City deveria custar mais que o Fit (possuem mesma base, motor, vários componentes, mais espaço etc…). Mas como não canibalizar o Civic? Como não o interferir nas vendas do Fit?
A Honda precisa lançar um carro pequeno no Brasil com urgência!!! Pera aí, será que precisa mesmo???
Um carro pequeno possui quase a mesma quantidade de componentes que um médio, mas o médio custa muito mais (ela lucra muito mais fabricando médios)!!!
Ela teria que "se esforçar muito mais" produzindo um carro pequeno para obter a mesma lucratividade que ela alcança com um milhar de médios!
Só o tempo dirá a verdade.
@rr09
"Um carro pequeno possui quase a mesma quantidade de componentes que um médio, mas o médio custa muito mais (ela lucra muito mais fabricando médios)!!!
Ela teria que “se esforçar muito mais” produzindo um carro pequeno para obter a mesma lucratividade que ela alcança com um milhar de médios!"
Isso em tese, né RR09. Porque na prática, aqui no Brasil, às vezes é o contrário. Os carros pequenos (defasados tecnologicamente e com o projeto mais do que pago – não no caso da Honda, que é recente no país) acabam tendo margem de lucro bem maior do que os médios.
E quanto a um compacto, acredito eu que Fit e City são compactos, talvez não nos preços, pois infelizmente institui-se aqui uma subcategoria chamada "compactos premium", algo do tipo "compre por mais aqui, o que se vende lá fora por menos".
Eu ficome perguntando quando chegar (e se chegar) o novo Ford Fiesta, que hoje é frenesi na Europa, quanto e como será vendido aqui…
Rodrigo, o nosso mercado contradiz sim esta equação de lucratividade. Os carros de entrada hoje disponíveis são muito defasados e a muito já pagos. Você tem razão.
Busquei analisar a situação de uma "Honda". Ela não deve ter "urgencia nenhuma" em querer desenvolver um carro de massa para o no nosso louco mercado.
Ontem, durante uma de minhas viagens, me deparei com dois carros na minha frente. Um Gol g4 e um New Fit.
Mundos tão diferentes não? Um 25mil, outro 55mil. Mas o tamanho é quase o mesmo! O porte, a qtde de material (lataria)! Putz, o Fit deveria ser o carro de entrada do povo Brasileiro…! Seu tamanho, seu acabamento etc (ele é carro de jóvem no Japão, EUA etc…)…
Mas não! Nós nos sugeitamos aos Novos, novos, de novos carros e ficamos muito contentes quando compramos um carro novo (e muitos nem este gostinho tem devido aos altos preços, impostos e altos juros).
Os compactos premiuns deveriam ser os carros de entrada. Mas num país onde um sedan possui três tipos de carroceria sendo vendidas ao mesmo tempo (a velha, a nova e a nova nova) como o Siena, o que podemos esperar das montadoras, que veem um carro defasado (na cara dura, tipo, este é o velho Siena viu? O Fire! Não é o novo, nem o novo novo!) ser um dos mais vendidos de sua categoria? Investimento num produto melhor? Não! Elas vão empurrar o "novo EL" da vida e o povo vai lá e compra aos montes! Se deu certo, para que mudar?
Elas estão erradas? Não, não há pecado em lucrar! E se lucrarem muito deixando os seus clientes satisfeitos e "crentes" que estão levando um produto "tecnológicamente" avançado como um Siena EL, um Palio, um Uno etc… o gostinho de vitória e de dever cumprido (e de altos lucros!) deve ser muito grande. Infelizmente isto não se aplica só à Fiat! Ela fez e fará "escola"!
O argumento que a Honda não tem capacidade para aumentar a sua produção é falacioso, uma vez que há plano de uma fábrica na Argentina produzir o City ou o Fit, sei lá, para dar conta do mercado latino americano. Aposto que em outros países latinos, que tanto gostamos de ridicularizar, o preço do City será condizente com sua categoria: carro pequeno, compacto, sei lá eu, agora este rótulo "premium" é rídiculo. Para mim premium é Rolls Royce, Bentley, Maybach, Bugatti, Ferrari o resto é resto!…
Vai tomar o mercado do Polo, que a VW vai tirar de linha.
De acordo com o Diario de Pernambuco da ultima quinta, a Saveiro sera lançada em Porto de Galinhas, ate onde sei, em junho. O Fox, ainda segundo o jornal, vira entre agosto e setembro. O mesmo jornal ainda diz a q Triton Nativa sera lançada no segundo semestre conforme disseram executivos da propria MMC do Brasil q estiveram no estado.
Muito preço para pouco carro.