Até então uma exclusividade da CG 160 Titan, o sistema de freios CBS agora é ofertado como item de série também para os modelos CG 160 Start e CG 160 Fan. O novo equipamento chega como a principal novidade da linha Honda CG 160 2018; anunciada recentemente pela fabricante japonesa. Os modelos passam a oferecer ainda outras melhorias técnicas; novidades no painel de instrumentos e novas cores e grafismos.
Os freios CBS (sigla para “Combined Braking System”) conseguem reduzir a distância de frenagem em até 20 por cento em comparação com os modelos standard. Com freios a disco e a tambor ou apenas a tambor; o sistema consegue distribuir a força de frenagem ao acionar o pedal de freio traseiro, sendo 34% para o dianteiro e os 66% restantes para o traseiro. Isso resulta numa frenagem mais eficaz, impedindo o travamento das rodas e corrigindo o mal hábito dos motociclistas de usar somente o freio traseiro (o ideal é acionar os dois).
Outra novidade da Honda CG 160 2018 fica por conta da nova suspensão dianteira SFF (Separated Function Fork); herdada das motocicletas de competições off-road, motocross, enduro e rally da marca japonesa. Nesse sistema, uma bengala é dedicada ao sistema hidráulico, o amortecimento progressivo da compressão e extensão; enquanto a outra abriga a mola – nas suspensões convencionais, ambas as bengalas têm molas e dispositivos hidráulicos dedicados ao amortecimento.
De acordo com a Honda, este novo sistema de suspensão proporciona maior leveza; melhor dirigibilidade; menor atrito interno; manutenção facilitada; maior durabilidade do conjunto e funcionamento mais preciso por absorver melhor as irregularidades do terreno.
Os modelos CG 160 Fan e CG 160 Titan agora dispõe de painel de instrumentos “Blackout”; semelhante ao usado na CB Twister. Já a CG 160 Start conta com painel com conta-giros e aros de roda com acabamento em “Black Chrome”; que reduz a emissão de elementos nocivos ao meio ambiente em sua produção se comparados aos aros cromados convencionais.
O motor usado nas motocicletas Start, Fan e Titan é um monocilíndrico, com sistema de comando de válvula no cabeçote OHC (Over Head Camshaft); quatro tempos; arrefecido a ar; injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) e capacidade cúbica de 162,7 cm³. Ele desenvolve 14,9 cv com gasolina e 15,1 cv com etanol, a 8.000 rpm; e torque de 1,40 e 1,54 kgfm, respectivamente.
A Honda CG 160 Start 2018 pode ser encontrada na cor vermelha, com preço de R$ 7.990; a Honda CG 160 Fan 2018 nas tonalidades vermelha e branca, por R$ 8.990; e a Honda CG 160 Titan 2018 no azul perolizado e no vermelho perolizado, por R$ 10.190. A Honda oferece garantia de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.