A nova geração da Honda CBR 600RR já é uma realidade para os consumidores brasileiros, cerca de dois anos após sua estreia lá fora, no Salão de Milão – e apresentada pela primeira vez por aqui durante a última edição do Salão Duas Rodas. O novo modelo teve seu design atualizado, agora inspirado nas motos de competição da MotoGP, combinando as combina as cores azul, branco e vermelho – características da Honda Racing Corporation, divisão mundial de competições em duas rodas da montadora japonesa.
O estilo da nova Honda CBR 600RR traz traços que lembra a atual Honda RC213V, com influência aerodinâmica do modelo anterior RC212V, o que resultou em um arrasto 6,5% menor na posição normal de pilotagem e a possibilidade de favorecer o alcance de velocidades mais elevadas, além de maior economia de combustível.
A carenagem frontal agora traz um conjunto óptico que divide opiniões, com direito a lâmpadas de refletores multifocais. A traseira é elevada e traz banco em dois níveis. O painel da motocicleta traz velocímetro digital, conta-giros analógico centralizado, marcador de combustível, relógio, duplo trip (total e parcial), além de temperatura do motor.
Outra novidade da nova Honda CBR 600RR é o sistema DSRA (Dual-Stage Ram Air), que canaliza grandes volumes de ar quando a motocicleta ganha velocidade. Situada na parte frontal da carenagem (área de maior pressão aerodinâmica), sua função é canalizar o fluxo para dentro da caixa de ar, o que aumenta a pressão da mistura ar/combustível na admissão e, consequentemente, gera maior potência.
O motor que equipa a linha 2015 da superesportiva é um quatro cilindros em linha, do tipo DOHC (Double Over Head Camshaft – Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote) de 599 cm³, quatro tempos, 16 válvulas, quatro por cilindro, arrefecido a líquido, que desenvolve potência máxima de 120 cv a 13.500 rpm e 6,73 kgfm de torque, disponível a 11.250 rpm.
Esse propulsor conta com o novo mapeamento ECU do sistema de injeção PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System – Sistema Duplo de Injeção Programada de Combustível), que dispõe de dois bicos injetores de combustível para cada cilindro, com funcionamento do segundo a partir de 6.000 rpm. Esse sistema garante melhor resposta do acelerador em todas as faixas de rotações.
O câmbio é manual de seis velocidades, assim como nas versões anteriores. Na parte ciclística, a motocicleta mantém o chassi tipo “Diamond” com dupla trave em alumínio. A suspensão dianteira é invertida com amortecedores Showa BPF (Big Piston Fork) totalmente ajustáveis e na traseira é o Unit Pro Link.
Outra característica técnica herdada da categoria MotoGP é o HESD (Honda Electronic Steering Damper), primeiro sistema de amortecedor de direção eletrônico do mercado, que controla eletronicamente a intensidade de amortecimento em função da velocidade e aceleração da motocicleta.
O sistema de freios traz, na dianteira, dois discos duplos flutuantes de 310 mm e acionamento hidráulico, por meio de pinças de fixação radial e quatro pistões, e um único disco de 220 mm de diâmetro na traseira. O modelo conta ainda com rodas de alumínio na cor preta e peso reduzido, equipadas com pneus radiais esportivos de perfil baixo sem câmara.
A Honda CBR 600R 2015 já está disponível nas concessionárias Honda Dream na versão standard, nas cores vermelha e branca HRC, com preço de R$ 49.500. A versão C-ABS, esta apenas na cor branca HRC, chega neste segundo semestre com preço de R$ 52.500.