A conquista do título da Superbike Brasil 2022, a principal competição de motociclismo do Brasil, prova a eficácia do superesportivo nº 1 da Honda, o CBR 1000RR-R Fireblade SP. A propósito, a Fireblade é a motocicleta campeã deste torneio há dez anos.
Desenvolvido sob supervisão da HRC – Honda Racing Corporation – o modelo de lançamento 2021 Brasil recebe ajustes pontuais que não representam uma revolução técnica, mas visam melhorar ainda mais as características do motor, dirigibilidade e aerodinâmica para oferecer ainda melhor desempenho nas pistas.
Por 30 anos, o nome Fireblade tem sido sinônimo de vitória, mas também de uma motocicleta versátil que prioriza o manuseio extremo e a pilotagem fácil, que é a base da filosofia “Total Control” que nasceu com a 1ª Fireblade em 1992.
Capaz de satisfazer os pilotos profissionais mais experientes e talentosos, bem como aqueles que buscam aprimorar suas habilidades nas pistas ou em treinos sem as exigências da competição, a CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023 recebeu modificações para melhorar os baixos e médios rendimentos do motor, resposta de alcance, rotação que se beneficia da aceleração nas curvas. O sistema de controle de tração HSTC agora está mais bem ajustado, resultando em maior sensibilidade do acelerador.
Na versão 2023, o motor quatro cilindros em linha Fireblade SP manteve a potência máxima e o torque inalterados: potência máxima de 217,5 cv a 14.500 rpm e torque máximo de 11,5 kgfm a 12.500 rpm. Este motor ultracompacto apresenta pistões de alumínio forjado e bielas de titânio. A caixa do filtro e os dutos de entrada de ar que a alimentam foram redesenhados para otimizar o fluxo, assim como os dutos de entrada modificados para aumentar a velocidade do fluxo de ar. O mesmo aconteceu com os escapamentos, que chegam ao catalisador com mais eficiência, o que foi conseguido graças ao novo desenho da parte intermediária do escapamento 4-2-1.
A carga da mola de retorno do sistema de aceleração eletrônica TBW foi reduzida, o que, junto com uma modificação no sistema de controle de tração HSTC, deu ao piloto uma conexão mais precisa entre o punho do acelerador e a roda traseira.
Os modos de condução combinam quatro parâmetros: potência (P), travagem do motor (EB), sistema anti-roda (W) e sistema HSTC (T). O controle de lançamento ajustável e um Quickshifter revisado fazem parte deste sofisticado pacote eletrônico Fireblade 2023.
O chassi de alumínio Diamond Architecture usa a parte traseira do motor para montar um conjunto de suspensão Öhlins TTX36 Smart-EC totalmente ajustável, que é conectado por meio de articulações (links) a um longo peso de suspensão de alumínio. O desenho desse peso, assim como os dispositivos aerodinâmicos como aletas laterais, para-lamas e a parte inferior da carenagem, são derivados da RC 213V, máquina utilizada pela Honda no MotoGP. A suspensão dianteira, uma sofisticada Öhlins NPX com tubos de 43 mm, usa o sistema Öhlins S-EC – Semi Active Electronic Control. Quanto aos freios, os discos dianteiros de 330 mm possuem pinças Brembo Stylema de quatro pistões. O sistema ABS fornece configurações para uso em pista.
Uma plataforma IMU inercial de seis eixos monitora os parâmetros dinâmicos do Fireblade e opera ajustando vários dispositivos de controle em tempo real, incluindo três níveis do amortecedor de direção eletrônico Honda (HESD) e um sistema que reduz a curvatura da roda. solo durante uma frenagem brusca – Controle de Elevação Traseira.
O painel da tela TFT de 5 polegadas é totalmente personalizável e muito intuitivo, controlado por um botão na alça esquerda. A praticidade do sistema Smart-Key é outro detalhe importante da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Por se tratar de um modelo comemorativo dos 30 anos do lançamento da primeira Fireblade, o modelo será oferecido em duas versões de cores: a clássica tricolor que reproduz o grafismo Fireblade utilizado no Campeonato Mundial de Superbike pela equipe HRC, e uma versão atualizada que reproduz grafismos e cores da pioneira versão de 1992, em versão comemorativa com aplicação do logo “30º Aniversário” no tanque, Smart Key e saídas de escapamento em titânio Akrapovic, além de numeração gravada na parte superior da placa da suspensão dianteira.
A garantia é de três anos, sem restrição de quilometragem.
- Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP: R$ 193.500
- Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 30º Aniversário: R$ 198.500
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.