Depois de se acovardar e cancelar sua versão de rua, a Honda apresentou oficialmente esta semana o HSV-010 GT, modelo que surgiu como sucessor do famoso NSX e que acabou apenas como um protótipo de corrida que participará do campeonato japonês GT500.
O HSV seria o concorrente do LF-A, da Toyota, e teria motor V10 de potência e torque desconhecidos, mas a Honda preferiu cancelar o projeto diante da crise financeira. Como se vê, uma medida precipitada e quase tão “pouco inteligente” quanto ter saído da Fórmula 1 antes do ano que seria o melhor de sua história.
Para não jogar no lixo o desenvolvimento do modelo, a montadora optou por direcioná-lo para o automobilismo. Para isso eliminou o V10 e o equipou com um V8 de 3.4 litro, 500 cv e quase 40 kgfm de torque.
Quem sabe agora que o mundo respira melhor depois da crise, a Honda não repensa essa decisão e resolve lançar o HSV-010 como esportivo de rua. Que o carro tem potencial, isso não há dúvida.