A grande aposta das montadoras para os próximos anos são os carros “ecológicos”, movidos a combustão e eletricidade ou somente a eletricidade. A gama desses modelos oferece uma série de versões, o que inclui os elétricos, híbridos e plug-in. E para mostrar as diferenças entre esses automóveis, a Ford divulgou um guia com informações de cada versão.
A marca anunciou recentemente um investimento de US$ 4,5 bilhões para o lançamento de 13 novos veículos elétricos até 2020, sendo que o primeiro deles é o novo Focus Electric, que será lançado neste ano nos EUA e na Europa. O modelo se destaca por oferecer um sistema de recarga ultrarrápido em 480 V, corrente contínua, que repõe 80% da energia da bateria em apenas 30 minutos, com uma autonomia estimada de 160 km.
Por aqui, o único carro da marca no segmento é o Fusion Hybrid, carro híbrido mais vendido e líder nacional do ranking de eficiência energética do Inmetro. Na cidade de São Paulo, ele conta também com o incentivo do desconto no IPVA e isenção do rodízio municipal, válido para veículos híbridos e elétricos.
O veículo híbrido combina um motor a gasolina e um outro elétrico, alimentado a bateria. Ao rodar, o carro alterna automaticamente entre os dois, visando oferecer melhor eficiência e desempenho.
Já o híbrido plug-in, como é o caso do C-Max Energi na linha da marca, segue praticamente a mesma linha do híbrido convencional, mas se diferencia pela opção de ser recarregado na tomada. Em baixa velocidade, ambos podem rodar no modo elétrico, o que significa menos paradas no posto de combustível.
Um carro totalmente elétrico, com o Focus Electric, dispõe de alimentação exclusivamente por uma bateria recarregável. Ou seja, não precisa de gasolina, o que acaba em zero emissões de CO2.
Para recarregar a bateria, tanto os híbridos como os híbridos plug-in e os elétricos da Ford dispõem da frenagem regenerativa, que capta a energia das rodas quando são usados os freios.
Os híbridos conseguem ainda recarregar a bateria transformando a energia mecânica do motor a gasolina em eletricidade. Já os híbridos plug-in usam um motor a gasolina e uma bateria que pode ser recarregada pela frenagem regenerativa, transformando a energia mecânica do motor em eletricidade e pela conexão com a rede elétrica.
Por fim, o carro totalmente elétrico é recarregado apenas em uma tomada na rede elétrica.
Para carregar a bateria do veículo elétrico ou híbrido plug-in, há duas opções, com uma tomada de 120 V padrão ou uma estação de carga doméstica de 240 V, para carga mais rápida. O Fusion 2017 vai adicionar uma terceira opção: a carga ultrarrápida em corrente contínua 480 V. O C-Max Energi pode recarregar totalmente a bateria em apenas 2,5 horas usando a estação de 240 V.
Outra diferença está no tipo de uso. O híbrido é indicado para viagens mais longas, já que usa combustível e também energia extra da bateria. O híbrido plug-in combina o melhor das duas tecnologias: pode rodar só no modo elétrico em trajetos curtos e para distâncias mais longas funciona como um híbrido comum.
O veículo elétrico é melhor para roteiros diários mais curtos. O Ford Focus Electric 2016 é recarregado em apenas 3,6 horas numa estação de 240 V com autonomia estimada de 122 km por carga completa.