A CAOA, importadora oficial da Hyundai, sempre utilizou a consultoria americana J.D. Power para ressaltar a qualidade de seus veículos, mas chegou ao ponto de adulterar alguns rankings da empresa. Ao menos a Hyundai agora poderá usar esse termômetro para provar que a linha nacional da marca é bem quista pelos clientes.
Segundo o ranking 2014 divulgado pela J.D. Power no Brasil, o HB20 é o compacto que possui os clientes mais satisfeitos. Na outra ponta está o C3, da Citroën, com a pior avaliação – é bom lembrar que nem todos os carros foram revelados no estudo.
Na avaliação dos clientes ouvidos pela consultoria, um modelo pode marcar até 1.000 pontos. O Hyundai HB20 conseguiu 788 e, em segundo lugar ficou o Chevrolet Onix, com 784 pontos. Os dois são chamados de hatches compactos de entrada pela J.D. Power. Completa o pódio o Nissan March, com 749 pontos. Com as piores avaliações estão o Citroën C3, com 710 pontos, e, empatados, o Chevrolet Celta e o Fiat Siena, ambos com 720 pontos.
Hyundai é a melhor marca
A J.D. Power também mediu a satisfação com a marca e novamente a Hyundai se deu bem. Ela repetiu o resultado do HB20 com 788 pontos. A Toyota vem em seguida, com 783 pontos, e a Honda em 3º lugar, com 774 pontos. Aliás, o ranking mostra nada menos que sete marcas asiáticas nos primeiros lugares. A Volkswagen foi a marca tradicional mais bem colocada, com 738 pontos. Chevrolet e Fiat empataram com 723 pontos e as francesas ficaram no final da lista. Entre as 15 marcas divulgadas, a JAC teve o pior resultado: 677 pontos, bem abaixo da Ford, com 707 pontos.
Veja também: Uno 2015 terá Start-Stop e interior novo
A curiosidade da lista é separar justamente a Hyundai montadora, que produz em Piracicaba, da Hyundai CAOA. As duas, embora tenham uma estratégia padrão, ainda destoam em algumas práticas que ficaram claras na pesquisa. Os clientes da CAOA não viram os carros da Hyundai com a mesma qualidade que os da montadora, o que mostra que a decisão de dividir o grupo não foi feliz.
Veja o ranking, segundo a J.D. Power – total de pontos de 1.000 possíveis
Carro subcompacto
Volkswagen Gol G4 – 735 pontos
Renault Clio – 731 pontos
Chevrolet Celta – 720 pontos
Hatch compacto de entrada
Hyundai HB20 – 788 pontos
Chevrolet Onix – 784 pontos
Nissan March – 749 pontos
Sedã compacto de entrada
Renault Logan – 737 pontos
Volkswagen Voyage – 729 pontos
Fiat Siena – 720 pontos
Hatch compacto premium
Ford New Fiesta – 734 pontos
Fiat Punto – 730 pontos
Citroën C3 – 710 pontos
Marcas
Hyundai HMB – 788 pontos
Toyota – 783 pontos
Honda – 774 pontos
Kia – 762 pontos
Nissan – 748 pontos
Mitsubishi – 745 pontos
Hyundai-CAOA – 742 pontos
Volkswagen – 738 pontos
Renault – 729 pontos
Citroën – 726 pontos
Chevrolet – 723 pontos
Fiat – 723 pontos
Peugeot – 709 pontos
Ford – 707 pontos
JAC – 677 pontos
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Tem duas hyundais no BR?
A J.D. Power considera a Hyundai-CAOA como outra marca em termos de atendimento e produto, Milton, por isso a diferença. E note que a avaliação da CAOA é inferior ao dos donos da família HB20, que é produzida no Brasil.
Abraços
Os mitos estão caindo…
Brasil perde de 7
Brasil perde outra copa dentro de casa
e a VolksWagen fica atrás de Hyundai, Kia e Nissan….
Porque estou citando isso…
Gostaria de lembrar a gama de hatchs dessas montadoras…
e a gama da VOlksWagen.
Porque estou falando isso?
Porque a VW é dita mais popular e com uma gama com UP, Gol, Fox, Voyage e Polo, deve vender mais que essas aqui no Brasil e então, se está lá embaixo, quer dizer o que? QUANTIDADE, NÃO É QUALIDADE!!!
Na equação
Satisfação=preço+pósvenda+qualidade
tem que ver onde ela está errando.
Olha o HB20 está melhor em vários quesitos desde que chegou ao mercado, mas ainda tem muito a evoluir.
Espero uma reestilização pro próximo ano, já que nesse ficou devendo, está quase igual