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Hatches compactos nacionais são reprovados em teste de cintos de segurança

Ford Ka

Uma vergonha. Essa é a melhor expressão para definir o que os nacionais passaram ao serem testados pelo Proteste Associação de Consumidores avaliou os cintos de segurança dianteiros e traseiros de 20 hatches nacionais considerados compactos. E como acontece nos crash test, por exemplo, o resultado geral foi decepcionante. Foi realizada a comparação a partir das diferenças entre os sistemas de retenção dos veículos e os cintos traseiros obtiveram os piores resultados.

Os cintos dianteiros, por sua vez, apresentaram resultados bem melhores. A associação constatou que somente os cintos de segurança dos bancos dianteiros vêm equipados com limitadores de carga (que previnem os ocupantes de lesões decorrentes do uso do cinto em colisões severas) e pré-tensionadores (que reduzem a folga do cinto durante o impacto) quando disponíveis.

Entre os modelos avaliados, o Volkswagen Fox 1.6 Prime i-Motion foi o apresentou melhores configurações do sistema de retenção veicular e menor variação entre as versões completa e básica, junto aos franceses Citroën C3 1.6 Exclusive Automatique e Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic. Esses três veículos também foram os melhores do teste se consideramos apenas a parte dianteira.  O Ford Ka 1.0  foi o carro com o pior sistema de retenção automotivo.

E se levarmos em conta somente o banco de trás, o Chevrolet Corsa 1.4 Maxx é o modelo com melhor nota, já que é o único que oferece cinto de segurança traseiro central retrátil e com três pontos de fixação.

Volkswagen Fox Prime i-Motion

Foi testado se em alguma condição de ajuste do cinto haveria interferência entre os componentes do sistema de retenção e os componentes periféricos, como, por exemplo, as alavancas de freio de mão. Nesse caso, somente os modelos da Renault obtiveram avaliação ruim, pois o freio de mão atrapalha o motorista no momento de travar o cinto.

Além de ter o pior sistema de retenção entre os automóveis, o Ford Ka ainda não permite a instalação do bebê-conforto, cadeirinha obrigatória para transportar crianças de até sete anos de idade. Isso se dá em função do comprimento reduzido do cinto de segurança traseiro (independentemente de serem fixos ou retráteis). E por falar no tamanho do cadarço, os modelos Renault Clio, Chevrolet Celta e a versão Sport do Ford Ka não apresentaram comprimento suficiente para motoristas obesos.

Em relação ao sistema de travamento, que garante a segurança do usuário em uma situação adversa, todos possuem cintos de segurança com retrator, um dispositivo que regula automaticamente o cadarço (a tira) do cinto ao corpo do usuário e bloqueia o cinto caso ocorra um desenrolar abrupto. Com exceção do Ka 1.0 Rocam, do Fiesta 1.0 Rocam e do Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex, que apresentaram os cintos de segurança traseiros apenas com três pontos fixos, o que obriga o consumidor a regular manualmente o cinto e deixa os movimentos limitados, nos outros 17 veículos o retrator se regula automaticamente.

Foram avaliados os cintos dos seguintes modelos de carros:

Citroën C3 1.6 GLX 16V Exclusive Automatique
Volkswagen Gol 1.0 Total Flex Rock in Rio ( 4 portas)
Volkswagen Fox 1.6 Flex Prime i-Motion (4 portas)
Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic (4 portas)
Fiat Uno 1.4 Evo Sporting (4 portas)
Volkswagen Fox 1.0 Total Flex (2 portas)
Peugeot 207 X-Line (4 portas)
Ford Fiesta 1.6 Rocam
Citroën C3 1.4 GLX
Chevrolet Corsa 1.4 Maxx (4 portas)
Volkswagen Gol 1.0 Total Flex (4 portas)
Volkswagen Gol 1.6 Total Flex Rallye (4 portas)
Renault Clio 1.0 16v Hi Flex (2 portas)
Renault Clio 1.0 16V Hi Flex (4 portas)
Chevrolet Celta 1.0 Flexpower LS (2 portas)
Chevrolet Celta 1.0 Flexpower LS (4 portas)
Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex (2 portas)
Ford KA 1.6 Sport
Ford Fiesta 1.0 Rocam
Ford KA 1.0 Rocam.

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