Uma vergonha. Essa é a melhor expressão para definir o que os nacionais passaram ao serem testados pelo Proteste Associação de Consumidores avaliou os cintos de segurança dianteiros e traseiros de 20 hatches nacionais considerados compactos. E como acontece nos crash test, por exemplo, o resultado geral foi decepcionante. Foi realizada a comparação a partir das diferenças entre os sistemas de retenção dos veículos e os cintos traseiros obtiveram os piores resultados.
Os cintos dianteiros, por sua vez, apresentaram resultados bem melhores. A associação constatou que somente os cintos de segurança dos bancos dianteiros vêm equipados com limitadores de carga (que previnem os ocupantes de lesões decorrentes do uso do cinto em colisões severas) e pré-tensionadores (que reduzem a folga do cinto durante o impacto) quando disponíveis.
Entre os modelos avaliados, o Volkswagen Fox 1.6 Prime i-Motion foi o apresentou melhores configurações do sistema de retenção veicular e menor variação entre as versões completa e básica, junto aos franceses Citroën C3 1.6 Exclusive Automatique e Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic. Esses três veículos também foram os melhores do teste se consideramos apenas a parte dianteira. O Ford Ka 1.0 foi o carro com o pior sistema de retenção automotivo.
E se levarmos em conta somente o banco de trás, o Chevrolet Corsa 1.4 Maxx é o modelo com melhor nota, já que é o único que oferece cinto de segurança traseiro central retrátil e com três pontos de fixação.
Foi testado se em alguma condição de ajuste do cinto haveria interferência entre os componentes do sistema de retenção e os componentes periféricos, como, por exemplo, as alavancas de freio de mão. Nesse caso, somente os modelos da Renault obtiveram avaliação ruim, pois o freio de mão atrapalha o motorista no momento de travar o cinto.
Além de ter o pior sistema de retenção entre os automóveis, o Ford Ka ainda não permite a instalação do bebê-conforto, cadeirinha obrigatória para transportar crianças de até sete anos de idade. Isso se dá em função do comprimento reduzido do cinto de segurança traseiro (independentemente de serem fixos ou retráteis). E por falar no tamanho do cadarço, os modelos Renault Clio, Chevrolet Celta e a versão Sport do Ford Ka não apresentaram comprimento suficiente para motoristas obesos.
Em relação ao sistema de travamento, que garante a segurança do usuário em uma situação adversa, todos possuem cintos de segurança com retrator, um dispositivo que regula automaticamente o cadarço (a tira) do cinto ao corpo do usuário e bloqueia o cinto caso ocorra um desenrolar abrupto. Com exceção do Ka 1.0 Rocam, do Fiesta 1.0 Rocam e do Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex, que apresentaram os cintos de segurança traseiros apenas com três pontos fixos, o que obriga o consumidor a regular manualmente o cinto e deixa os movimentos limitados, nos outros 17 veículos o retrator se regula automaticamente.
Foram avaliados os cintos dos seguintes modelos de carros:
Citroën C3 1.6 GLX 16V Exclusive Automatique
Volkswagen Gol 1.0 Total Flex Rock in Rio ( 4 portas)
Volkswagen Fox 1.6 Flex Prime i-Motion (4 portas)
Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic (4 portas)
Fiat Uno 1.4 Evo Sporting (4 portas)
Volkswagen Fox 1.0 Total Flex (2 portas)
Peugeot 207 X-Line (4 portas)
Ford Fiesta 1.6 Rocam
Citroën C3 1.4 GLX
Chevrolet Corsa 1.4 Maxx (4 portas)
Volkswagen Gol 1.0 Total Flex (4 portas)
Volkswagen Gol 1.6 Total Flex Rallye (4 portas)
Renault Clio 1.0 16v Hi Flex (2 portas)
Renault Clio 1.0 16V Hi Flex (4 portas)
Chevrolet Celta 1.0 Flexpower LS (2 portas)
Chevrolet Celta 1.0 Flexpower LS (4 portas)
Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex (2 portas)
Ford KA 1.6 Sport
Ford Fiesta 1.0 Rocam
Ford KA 1.0 Rocam.
são raros os carros nacionais aprovados em teste de segurança aqui no Brasil, portanto até um kia picanto pode ser mais seguro do que muitos sedãns, o que dirá os lixos populares montados em territorio nacional!! infelizmente carro nacional não passa no teste nem se for em bangladesh ou seja lucro facil e consumidor burro dá nisso aí!
E tem gente "descendo a lenha" nos chineses…
Mas será mesmo que os chineses são piores que os nacionais ?
Tem muito brasileiro "patriota" que acredita piamente nisso !!
Pobre de nós !!
Temos, como regra, os piores bens e serviços ofertados a consumidores "no mundo"!!!
Até que enfim as verdades estão sendo, ainda que tímidamente, divulgadas!
Espero ver o dia que, nós consumidores, seremos mais respeitados por esses aproveitadores! Torço muito para uma empresa automobilística corajosa o bastante para comprar a briga dos consumidores. Utopia minha? Não, esperança de deixarmos de ser uma ilha, onde somos cercados por todos os lados pela ignorância, arrogância, prepotência, mania de grandeza, egoísmo e mais uma sorte de "predicados" que os consumidores locais e os fornecedores possuem!
Eu acredito! Mesmo que difícil seja, eu acredito!
Nem se uma oficina de fundo de quintal montasse carros, iria cortar um pedaço do cinto de segurança para economizar. Não quero falar palavrão aqui, mas é uma VERGONHA TOTAL FORD !!!
O problema não é somente o lucro fácil e consumidor pouco exigente.
Li a reportagem da Proteste e alguns fabricantes, ao serem questionados sobre a "qualidade" dos sistemas de retenção de seus veículos testados, responderam:
"Os veículos estão em perfeita conformidade com as normas do CONAMA, INMETRO e CONTRAN". Chupem essa manga…
Ou seja, se quisermos ter veículos mais seguros não temos que apenas cobrar montadoras, temos sim que exigir do governo (já que tais instituições são autarquias federais) que sejam mais rígidas na elaboração de normas que visem a segurança não só do condutor e seus passageiros, como de pedestres.
Quer dizer, para inventarem regulamentos para limitar o uso de DVDs e GPSs automotivos, faróis de xenon e buzinas eles são ótimos…
O que deixa entender é que todas essas instituições citadas são extremamente permissivas quando o assunto é incrementar o nível de segurança dos veículos, já que maior tecnologia dedicada à segurança automotiva = maior investimento por parte das montadoras = menor lucro pra elas = menos lobby = menos "arrecadação" = menos propina = …
É assim que a banda toca neste país, infelizmente.
Por isso que digo, quer acabar com essa máfia? Não compre mais carro nacional. Simples.
O Rodrigo simplesmente encerrou o assunto, pois está coberto de razão. Aqui no Brasil o governo se preocupa com xenon, gps, etc, mas segurança mesmo, nada! O lobby deve ser muito grande a altamente lucrativo.
eh isto aih montadoras brasileiras, continuem produzindo carros com cores diferentes, faixas decorativas, farois novos, luzes diferentes e nos consumidores morreremos cada vz mais nestas carrocas!!!!!