A Lexus ficou conhecida muito tempo no Brasil como uma marca de sedãs de luxo com visual extremamente conservador. A própria Toyota, dona da marca, só vendia o carro para os fãs da marca mesmo e em quantidades homeopáticas. As coisas começaram a mudar no ano passado quando a Lexus inaugurou sua primeira concessionária e, de quebra, passou a vender modelos mais modernos como o sedã Lexus IS300 e também o SUV Lexus RX350, que era visto aqui apenas por meio de importadores independentes.
Agora, a Lexus chegou ao público mais jovem também – e preocupado com o meio ambiente. Com o Lexus CT200h, a marca estreia na categoria dos hatches médios premium, onde hoje estão o Audi A3, o BMW Série 1, o Mercedes-Benz Classe A e, prestes a estrear, o Volvo V40. A diferença é que o CT200h é híbrido.
O visual, como se nota, é bem mais jovem e esportivo do que se está acostumado num Lexus. Até o interior, abaixo, foge um pouco do “arroz com feijão” dos japoneses (melhor dizendo, sushi). Mas o legal do Lexus CT200h é mesmo a propulsão híbrida. Ele tem um motor 1.8 litro 16V VVTi de 99 cv de potência e outro elétrico de 82 cv, além de câmbio CVT.
Segundo a fabricante, o Lexus CT200h faz 14,2 km com um litro de gasolina na estrada e, prestem atenção, 15,7 km com um litro na cidade. Pois é, não está errado. Como o Lexus pode rodar até 45 km/h apenas com o motor elétrico, é uma senhora economia.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
O lado ruim é que o hatch japonês é um tanto apático. Atinge apenas 180 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, números nada impressionantes perto de seus rivais. Mas ao menos é bem equipado: tem 10 airbags, ar dual zone, bancos dianteiros com ajuste elétrico, luzes de LEDS, câmera de ré, controle de tração e estabilidade e uma lista infindável de outros itens. Tudo isso por R$ 149 mil, um tanto salgado se não fosse o sistema híbrido.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.