Quando uma mulher descobre que está grávida, logo surge aquela dúvida: até quando a grávida pode dirigir um automóvel? O Espaço Gestar, ponto de encontro exclusivo para gestantes para a troca de informações sobre a gravidez, separou algumas dicas para as mulheres em gestação, já que não há nenhuma recomendação do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) sobre qual momento da gestação a mulher deve parar de dirigir.
Portanto, a decisão deve ser tomada pela própria grávida, em especial com orientações médicas. O mais comum é que as mulheres dirijam até o oitavo mês. Após isso, pode haver riscos de choque entre a barriga e o volante, em caso de freadas bruscas.
Outra dica é que as mulheres grávidas usem sempre cinto de três pontos. Portanto, como em muitos automóveis comercializados no Brasil ainda há o desapropriado cinto de dois pontos na parte central do banco traseiro, o mais recomendado é, caso a gestante não esteja no volante, viajar no assento do passageiro da frente ou nas extremidades do banco de trás, que contam obrigatoriamente com cinto de três pontos.
E como durante o período da gestação é mais normal sentir enjoo e desconforto corporal, é recomendado sair com o carro apenas se a mulher estiver se sentindo disposta, a fim de evitar riscos.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
Também é recomendado realizar apenas trajetos curtos, para evitar inchaço das pernas e pés, além de outros desconfortos, por ficar em uma única posição por bastante tempo. Ou seja, a grávida deve viajar apenas acompanhada e preferencialmente no banco de trás, onde há um maior espaço para se posicionar mais adequadamente.
E, por fim, caso ocorram contrações quando estiver no volante, a primeira atitude é parar o carro em um acostamento ou estacionamento e chamar um táxi. É recomendado também já ter os números de emergência, como dos familiares e obstetra da gestante, gravados no celular, para facilitar a ida ao hospital.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.