"Pimentel no dos outros é Mantega"

É como criar um segundo imposto de importação. Assim entendemos a medida anunciada pelo governo federal para facilitar a vida das montadoras instaladas no Brasil, reunidas sob a guarda da Anfavea. Os ministros Guido Mantega e Fernando Pimentel decidiram aumentar em até 30 pontos percentuais o IPI cobrado de carros que não obedecam a um índice mínimo de nacionalização.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

A medida vale a partir desta sexta-feira, mas o Ministério do Desenvolvimento ainda analisa quais montadoras serão prejudicadas. Aposto que nenhuma dos membros da Anfavea. O objetivo do governo é “estimular a produção nacional”, mas pode chamar de covardia mesmo, dos burocratas e do lobby das marcas que não querem largar o osso, ou filé mignon, do mercado nacional.

Claro que os carros feitos no México e na Argentina estão fora desse escopo, justamente de onde as montadoras instaladas aqui mais trazem veículos. Para o governo, produzir nesses dois países é a mesma coisa que produção “nacional”. O argentino e o mexicano são “brasileiros” nesse aspecto.

Como qualquer leigo sabe, se o governo quisesse ajudar a produção nacional e a modernização de nossos veículos era só reduzir a carga tributária de quem tem fábrica aqui, estimular o investimento em tecnologia e capacitação dos funcionários. Pronto, teríamos mais emprego, mais vendas, melhores carros e condições de exportar parte da produção.

Alguém se lembrou do consumidor? Imaginem. Este tem pouca importância desde que compre seu caro automóvel nacional com conteúdo mínimo, dê uma entradinha e financie o resto por mais de cinco anos. E aí a “escravidão” dele serve para encher o bolso do governo, das montadoras, das financeiras e por aí vai.

Se fossemos sérios, deixaríamos de comprar carros dessas marcas.