É como criar um segundo imposto de importação. Assim entendemos a medida anunciada pelo governo federal para facilitar a vida das montadoras instaladas no Brasil, reunidas sob a guarda da Anfavea. Os ministros Guido Mantega e Fernando Pimentel decidiram aumentar em até 30 pontos percentuais o IPI cobrado de carros que não obedecam a um índice mínimo de nacionalização.
A medida vale a partir desta sexta-feira, mas o Ministério do Desenvolvimento ainda analisa quais montadoras serão prejudicadas. Aposto que nenhuma dos membros da Anfavea. O objetivo do governo é “estimular a produção nacional”, mas pode chamar de covardia mesmo, dos burocratas e do lobby das marcas que não querem largar o osso, ou filé mignon, do mercado nacional.
Claro que os carros feitos no México e na Argentina estão fora desse escopo, justamente de onde as montadoras instaladas aqui mais trazem veículos. Para o governo, produzir nesses dois países é a mesma coisa que produção “nacional”. O argentino e o mexicano são “brasileiros” nesse aspecto.
Como qualquer leigo sabe, se o governo quisesse ajudar a produção nacional e a modernização de nossos veículos era só reduzir a carga tributária de quem tem fábrica aqui, estimular o investimento em tecnologia e capacitação dos funcionários. Pronto, teríamos mais emprego, mais vendas, melhores carros e condições de exportar parte da produção.
Alguém se lembrou do consumidor? Imaginem. Este tem pouca importância desde que compre seu caro automóvel nacional com conteúdo mínimo, dê uma entradinha e financie o resto por mais de cinco anos. E aí a “escravidão” dele serve para encher o bolso do governo, das montadoras, das financeiras e por aí vai.
Se fossemos sérios, deixaríamos de comprar carros dessas marcas.
Pena que a regra vale só para os importados… Senão o Cruze, Tucson (entre outros) também seria sobretaxado…
estou extremamente feliz; encomendei um carro no final de semana passado e estava marcado de eu ir hj finalizar a compra. Ótimo. Dilma, sua maldita!
Muito bem aplicado o título da matéria.
Torço para que a Abeiva tenha alguma carta na manga. Afinal, conhecendo o Brasil, já era de se esperar uma medida protecionista e covarde como essa. Ainda mais tendo a Anfavea como "Assessora Tributária".
Sabe qual é a solução desse problema simplesmente nao comprar carros agora. Esperar ate 2013 para poder fazer isso! Assim rapidinho o marcado interno ia desacelerar talvez ate diminiur ai, iriamos ver quais seriam as atitudes do governo!
Alô ABEIVA,
Para mim esse Decreto nr. 7657 é INCONSTITUCIONAL e cabe ADI.
Pelo princípio constitucional da anterioridade nonagesimal (da qual o IPI NÃO FAZ parte das exceções) nenhuma lei (ou norma secundária que a regulamenta) que MAJORA tributo pode vigir de imediato.
Difícil de engulir é o Governo ter esses patetas no seu comando. Como podem ser tão "ingênuos" a ponto de acreditar que "reserva de mercado" traz desenvolvimento ao país quando os beneficiados são filiais de empresas estrangeiras ? (Bem, esforçando um pouquinho "$ entende…" até dá, mas…).
Sem a "concorrência" dos importados, os representados da ANFAVEA estão com a faca e o queijo na mão para continuarem produzindo veículos caros, pelados, defasados e inseguros. Isso se não aproveitarem para aumentar ainda mais os preços, engordando os já abusivos lucros a que estão (mal) acostumados.
É o programa "Brasil Maior" às avessas, um tiro no próprio pé !!!
SOLUCAO PARA ESSE PROBLEMA EH SIMPLES E DEVE PARTIR DO ESTRANGEIRO INFELIZMENTE. BOM COMO O PROPRIO GOVERNO BRASILEIRO FEZ COM OS PRODUTOS ARGENTINOS A POUCO TEMPO ATRAS, ACHO QUE OS CHINESES QUE POSSUEM MAIS PODER DE BARGANHA QUE OS COREANOS , DEVERIAM RETALIAR, APENAS SOBRETAXAREM A ENTRADA DE PRODUTOS BRASILEIROS NA CHINA , TE GARANTO QUE O MANTEGA E A DILMA CORRERIAM COM O RABINHO ENTRE AS PERNAS VOLTANDO ATRAS DESSA MEDIDA.
É o governo contribuindo para continuarmos produzindo carroças… Parabéns ao sr. Cledorvino da Anfavea! Esse é o cara! Podem esperar que vem aumento de preço das carroças logo logo… E que se danem os consumidores!
Cabe consulta à OMC porque o Decreto, ao discriminar a origem para aplicação de alíquotas diferenciadas, é uma medida de protecionismo não justificada travestida de aumento de tributo interno.
Cabe também dar uma ligadinha ao Presidente chinês para contar o que está acontecendo aqui. Nem que quero ver a confusão que vai ser a China adotar medidas protecionistas como essa contra a soja, o frango e outros produtos brasileiros.
Tá certo, só assim vamos andar com carros sem ABS, Air Bag, EBD, etc.
Andar com carro pelado e ruim é maravilhoso, Dá le dilma "cão raivoso"
Caro amigo Indignado, isso ai vai dar um problema maior…
As empresas estrangeiras vou retaliar se isso vingar MESMO.
petista é foda…se não caga na entrada, caga na saída. Foi só ter gente elogiando a postura da presidente que ela aparece com uma cagada dessas. Parababens ao Blogauto pela escolha da foto com os ministroe dando risada. Deve ser isso que eles pensam mesmo: povo otário
VERGONHA!!!! Eh assim q deveria sentir estes palhacos q se dizem preocupados com mercado, empregos!! Tao preocupados soh com bolso deles!!! Montadoras nacionais continuarao produzindo carrocas, cada vz mais caras!!! E nos consumidores, qdo passamos a ter acesso a carro melhores(importados) com precos mais justos, somos colocados escanteio! Deveriamos parah de comprar carros das marcas nacionais, nem q fosse pelo menos um dia! Todos nos brasileiros marcarmos o DIA DE NAO COMPRAR CARRO NACIONAL em protesto contra governo montadoras e todos estes palhacos q adoram carrocas nacionais! Os salaoes internacionais de carros deveriao proibir entrada de brasileiros em resposta a este aumento abusivo de impostos!
PARABÉNS PIPO SEU COMENTÁRIO É PERFEITO, ENFIM ALGUEM COM UM POUCO DE BOM SENSO.
@indignado.
Duas situações que é preciso que você esteja atento, caso eventualmente tenha passado despercebido.
1º No desgoverno, existe o conhecimento desta situação ao qual você menciona a Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI, reverente a entrada em vigor de imediato. Segundo observei o Decreto-Lei terá início de contagem a partir de hoje, porém entrará em vigor somente daqui a 90 dias. Ela entrará no período "vacatio legis" (vacância de 90 noventa dias para entrar em vigor e não terá vigor de imediato como publicou a imprensa erradamente).
2º Não haverá aumento de IPI para carros/motos/enfim veículos automotores importados. O que ocorrerá é um aumento de IPI para todos os veículos automotores, independentemente se são nacionais ou importados. Isso significa que todos os veículos independente de sua origem terão aumento de 30% do IPI.
Ocorre que, após o aumento de todos os veículos de forma generalizada, haverá um procedimento completamente burocrático onde as montadoras ESTRANGEIRAS instaladas no Brasil, mediante provas de 6 de 11 quesitos determinados para produção Local/Argentina/México, onde terão um "DESCONTO" no IPI de 30% para aqueles que possuem no mínimo 6 quesitos fabricados no Brasil, o que na prática retornará aos valores percentuais praticados até ontem.
Mas observe que o IPI, subirá para todos!
Isso significa que em outra oportunidade, se o governo quiser desconsiderar esses descontos, não significa que o IPI tenha subido no futuro, pois está subindo agora, apenas o governo estará no futuro retirando os benefícios concedidos com o desconto de 30% para os nacionais.
Mesmo o Decreto-Lei, prevendo este tipo de condição beneficiando os nacionais, também entendo que é caso de arbitragem pela OMC, mediante questionamento de algum país afetado pelo Decreto, permitindo a meu ver até retaliação da China, Coréia do Sul, Eua, Canadá, Austrália, países Europeus contra o Brasil.
A verdade é que temos um poder Legislativo (Parlamento) de fachada, pois vivemos em frequente desrespeito constitucional a Competência Legislativa para editar, sancionar normas judiciais. Estamos a longos anos vivendo na base dos Decretos-Leis, onde o Executivo que deveria executar, acaba legislando sem escutar a sociedade representada no Parlamento/Congresso.
Somos governados por Decretos do Executivo, o que é lamentável e passivo facilidades em eventuais corrupções por que é somente um comandante/lider do Executivo (Prefeito, Governador ou Presidente), contra vários parlamentares (Vereadores, Deputados Estaduais, Federais e Senadores).
É mais fácil convencer um do que muitos. Também é mais fácil comprar um do que muitos.
Não quero com isso dizer que esse Decreto foi vendido, longe disso, mas governar por Decreto facilita a corrupção e lobby político.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pipo, ao invés de querer discutir economia, tente primeiro melhorar o seu português. É terrível, você irá lucrar muito mais.
Pipo, faça um curso de português e uma assinatura da Quatro Rodas!
@Pipo,
Primeiramente entendo que você poderia ser mais respeitoso com nossa família de amigos.
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…Acho sinceramente que esse blog está viciado, sendo que sempre vejo comentários das mesmas pessoas, os mesmos comentários a meses, e nada de novo. Já gostei muito desse espaço, hoje não mais…
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Segundo por que não adianta debatermos soluções daquilo que o governo federal e toda a sociedade já estão "carecas" de saber!
A cartilha de soluções administrativas e econômicas são comuns para qualquer acadêmico de administração, economista, gestor financeiro, até mesmo de tão esclarecido e esmiuçado que esses temas arbitrários de intervenção econômica nos diversos setores produtivos nacional, permite qualquer dona de casa ou simples gari ficarem por dentro que deveria ser feito.
Pergunta para qualquer gari quando ele vê os descontos em seu Hollerith o que ele acha que deveria ser feito com esses descontos e quais os reais benefícios que ele possue com imensos descontos no contra-cheque.
Assuntos como reserva de mercado/protecionismo, onerações fiscais e trabalhistas até meu cachorro sabe, afinal seus ossinhos diminuem na medida em que sou obrigado a pagar mais impostos.
O correto é zerar o II para o México e abater 30% a partir de hoje em IPI, sendo que o México com essa facilitação tributária, nunca atraiu tantos investimentos como está atraindo, pela divisa de fronteira com o maior mercado consumidor do planeta que são os Estadunidenses e ainda permitem as montadoras vender aqui o que é produzido lá, facilitando a concentração e redução de custos de compras de matérias-prima e etc.
Porém para você que demonstra ter dúvidas sobre qual medida deva ser tomada, é simples.
Diminuir a intervenção do governo no mercado.
Diminuir o protecionismo para livre concorrência, que o mercado se encarrega de baixar os preços e melhor os produtos.
Aumentar o crédito para a indústria e consumidores com juros menores.
Baixar a oneração fiscal e trabalhista.
Fazer a reforma fiscal (organizando a tributação), trabalhista e política.
Não querer ser o PAÍS, onde se tem os maiores juros do planeta, que faz uma enorme entrada de capital DÓLAR, especulativo em busca das remunerações desses juros altíssimos que não são pagos em qualquer outro país ou planeta do sistema solar, sem esquecer PIPO que com o Brasil abarrotado de dólares, é evidente que o dólar cairá pela questão da oferta e procura e com isso arrebenta com as indústrias (pagando juros altos, em com o dólar baixo fazendo os concorrer com produtos baratos em dólar por causa do câmbio financeiro que é atrelado aos juros altos que atraem os especuladores estrangeiros).
É simples. Basta querer enxergar.
Gostaria de registrar aqui: Ou o Brasil muda sua política fiscal, trabalhista, econômica, ou ainda teremos num futuro não distante uma crise sem precedentes históricos.
Que empresa suporta tamanhos encargos fiscais, trabalhistas, juros nas alturas, falta de infra-estrutura, burocracia exagerada, morosidade do judiciário, intervenção e frequente regulação por parte do governo e real supervalorizado as custas dos altos juros que atraem uma injeção de dólares para o Brasil?
Se eu tenho uma instituição financeira que me pague remuneração maior do que eventual produção industrial, para que eu irei investir em produção e contratação de funcionários, se é melhor deixar meu dinheiro rendendo no banco sem qualquer dor de cabeça ou trabalho? Farei diferente por simples, benesse social?
Assim, reafirmo: Sou brasileiro e já desisti faz tempo.
o comentário do Pipo tem um fundo de razão; mas acho que ele esqueceu que este é um blog de carros. É claro que falar de economia globalizada é complicada pq quando um israelense compra briga com um palestino e então um islâmico toma as dores e joga uma avião num prédio, o valor do meu carro usado no Brasil cai. Ou seja, seria uma discussão que estrapolaria esse "espaço". Acho que temos que ser pontuais aqui mesmo se não fica impossível conversar no blog. E mesmo assim lembro de ter entrado em discussões no Blogauto sobre valor para montadoras, lobby de montadoras, custo de capital e redução de impostos. Acho que os comentários de hoje serão todos a luz da raiva do choque que o governo nos pregou na noite de ontem…
Para quem quiser ler minhas outras opiniões pessoais sobre o assunto, clique na matéria do blogauto "Peugeot confirma chegada do cupê RCZ e sedã 508 no Brasil para o final do ano". ou clique neste link:
http://www.blogauto.com.br/peugeot-confirma-chega…
@Pipo,
A verdade é que os governantes no Brasil, não governam em sua maioria para a sociedade, mas sim para grupos de privilegiados. Portanto, a cartilha do que fazer, conforme mencionei, eles sabem mais do que o suficiente, mas a vontade e o interesse político é mais forte, fazendo com que banqueiros, sindicalistas, grandes contribuidores de campanhas… tenham privilégios sob toda a sociedade.
Veja bem: Você entrega seu dinheiro para mim guardar? Não né! Pois bem, o banco tem sua confiança, mas se você quiser gastar o dinheiro que é seu, ele lhe impõe condições. Se quer sacá-lo (avise previamente), se talão de cheque ou cheque administrativo (cobra-se taxas), se Ted ou Doc (cobra-se taxas), se quiser saber semanalmente o quanto tem do seu dinheiro guardado "saldo" (cobra-se taxas). Se quiser guardar jóias no banco (cobra-se taxas), se ladrões roubarem suas jóias no banco que valem 300mil, o banco tem um seguro de apenas R$15mil, mesmo sendo de responsabilidade dele a segurança e guarda. Os juros não param de subir, mas agora ele caiu 1% de imediato, por "antecipação da crise", por que não vem caindo que seja 0,25% ao longo dos meses, se de um mês para o outro pode cair 1%?
Porque o governo que adora governar por decretos, não normatiza exigências de segurança automotiva iguais as existentes nos Eua ou Europa, medidas de consumo e controles de poluentes iguais as deles, porque não exige testes como a Euro Ncap?
É por isso que digo Pipo, somos governados por um grupo de amigos da onça que quer nossa "carne" dinheiro.
Não é nosso voto que vale, é o dinheiro que é injetado na campanha que vence eleição. Sem dinheiro não se faz marketing, sem marketing a NISSAN com seus pôneis malditos não tem aumento nas vendas de 800%.
Na vida tudo tem seu valor, o importante para muitos é demonstrar o lado bom desse valor e esconder o lado ruim. Isso chama-se marketing.
Não existe produto invendável, existe maus vendedores.
Nos Eua, se vende até lata lacrada, que ao abri-la tem o "cheiro capturado do oxigênio da amazônia" e alguns americanos acreditam por que existe marketing e bons vendedores enganando os mais descuidados.
Nao deveriamos entrar neste espaco pra criticar comentarios uns dos outros, e sim pra demonstrar nossa insatisfaçao com abuso a nos consumidores; portanto Pipo, se vc ja gostou deste espaço, hoje nao mais, deixe pra quem gosta! Nos gostamos! Materias sao mto boas e os amigos da pagina tbem!
Lí no Valor Econômico que a Abeiva estuda entrar no STF ou que talvez haja alguma coisa com a OMC. Vários advogados disseram que cabe ação na OMC, mas que antes se pronunciar, querem ler a regulamentação.
O que interessa mesmo é que no fim o que se pariu aí foi uma institucionalização do atraso, uma vez que desde a abertura aos importados, e já se vão uns bons VINTE E DOIS ANOS e umas quatro medidas protecionistas no caminho antes desta, até agora, o máximo que a indústria nacional fez foi se especializar em carros baratos, defasados, quanto não desinteressantes e, o que era óbvio com o aumento de renda e facilidades de crédito, com a migração do consumidor classe média MESMO para as marcas que oferecem aquilo que as montadoras aqui instaladas não oferecem. Os importados, em especial os coreanos e antes deles, os japas, já nacionalizados, conseguiram ao menor mudar o patamar dos modelos médios, ainda bastante pelados em relação aos congêneres lá de fora, mas até não se conseguiu até agora, ao menos oferecerem carros de preços melhores e equipamentos condizentes (o Cruze é a primeira mudança em termos de carro nacional no quesito, mas indo atrás de Peugeot 408 e Renault Fluence). Alguém duvida que a iminente chegada do Elantra tem muito a ver com esta modernização dos sedans médios?
Além de tudo, se ofereceu a preço de nada, a desculpa perfeita para que mais e mais modelos médios passem a ser feitos na Argentina e, principalmente, no México, já que vem para cá sem imposto. Carros ditos "muito caros (para serem feitos n)o Brasil", mas não para virem de outros países, sendo que o mercado mexicano, que já ia mal das pernas, deve piorar, inclusive no caso de seu "vizinho", os EUA, ou seja, a gente salva estas operações da falência, mas investir de verdade aqui, nada.
De novo, e ainda mais do que antes, nos tornaram reféns das ditas "4 Grandes" (porcarias, atrasadas, usurárias), que nos últimos anos tem tido lucros fabulosos aqui, que são as verdadeiras responsáveis pelo grosso da importação de veículos (75%, segundo a Mírima Leitão), mas que querem a reserva de mercado, situação essa que já nos condenou a décadas de atraso anteriormente.
Pergunto se, por exemplo, o Omega australiano ou os importados alemães da VW também estão livres do aumento do IPI. Pergunto principalmente como vai ser feito o monitoramento dos quesitos de encaixe na lei e o que vai ocorrer, e em que prazo, à empresa que desrespeitar a lei, "que não conseguir cumprir" os quesitos, uma vez que em outro "curralito", este foi desfeito porque SEGUNDO ESTAS MESMAS MONTADORAS, não se conseguiam as peças necessárias feitas aqui para cumprir o acordado.
Afinal, quem manda aqui! As empresas automobilisticas. Que m…
Contribuição para o PIB ? Empregos ? Desenvolvimento tecnológico ? Carros modernos e seguros ?
Isso é secundário, mero resultado da exploração do capital.
O que interessa mesmo para a ANFAVEA é LUCRO, lucro fácil de preferência e tal qual os especuladores financeiros são igualmente mercenários. Com o devido aval do governo, lógico.
Para refrescar a memória:
http://www.blogauto.com.br/montadoras-enviaram-us…
Sugestão a todos que são contra esta medida "absurda" que proteje os que "mandam no pais – Bancos, Montadoras corruptas que não abre mão de lucros astronômicos", vamos PARAR DE COMPRAR CARROS DESTAS MARCAS BENEFICIADAS PELA MEDIDA, porque SOMOS NÓS QUEM PAGA A CONTA ! DIGA NÃO A PALHAÇADA!
@Eduardo T. Kull e Indignado último comentário.
Concordo com vossos comentários.
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Independentemente de sermos de direita ou esquerda, partidários do partido A, B ou C, é importante deixar registrado, que essa decisão política foi extremamente grave, pois possivelmente haverá retaliação nas commodities pela China, o que afeta setores de mineração (industria e empregos), produção rural (produtores e empregados)…, também é um extremo descaso com os importadores que acreditaram no Brasil (Gandini, Sérgio Habbib, Carlos Alberto Caoa…) pois contrataram equipes de funcionários, investiram entre milhões e bilhões, a sociedade brasileira que continuará tendo carros com pouca segurança ativa e passiva (Ex. testes Latin Ncap), a economia como um todo pois em crise é preciso políticas adequadas para circular o dinheiro, e o aumento nas vendas é um ponto crucial para evitar recessão, desemprego, mas a medida de subir impostos também afetam a economia, mesmo que não produzidos no Brasil, geram empregos diretos já que existem 1000 concessionárias de carros importados que devem ter no mínimo 10 funcionários diretos, também o prejuízo daqueles que já compraram seus carros importados e ficarão sem peças, pois muita importadora poderá fechar as portas se todo o aumento do IPI for repassado para o preço final.
Enfim, política equivocada, mal direcionada e uma extremada falta de respeito em esclarecer o Sr. Gandini na entrevista coletiva por parte do Sr. Guido Mantega.
O Sr. Gandini, é um investidor no emprego, na produção e quando este quis esclarecimentos pelo Sr. Guido, foi totalmente rechaçado de maneira mal educada em público. Um desrespeito brutal.
É assim que são tratados aqueles que acredita no Brasil, mas não faz parte do setor privilegiado.
O Grupo Caoa, por mais ganancioso que seja, é um grupo que sempre acreditou no Brasil, começou no setor automotivo com concessionárias Ford, pulou para importador e hoje possui um fábrica "montadora" de veículos junto com a Hyundai. Todo esse aprendizado dele, permite num futuro que o país consiga desenvolver montadoras nacionais, pois esses aprendizados num futuro pode ser passado para a prática de um novo investimento independente, assim como paralelamente aconteceu com Pagani por estar sempre envolvido no setor automotivo.
O Brasil se estive preocupado com capital e empregos nacionais, teria ajudado a Gurgel, a Brasmotor (hoje Brastemp), injetado dinheiro na Engesa (que tinha sucesso na era militar), na Troller, na Puma, na Malzoni, na Coopersucar Fittipaldi, na Agrale, na Lobbini, no Eike Batista que quer ser fabricante, na Souza Ramos com a Mitsubishi, na Valmet e CBT (hoje Valtra), na Neiva que fabrica os aviões Ipanema, na Kasinski, na Caloi com suas mobiletes, enfim, em muitas outras empresas nacionais que patinam no mercado ou que já fecharam suas portas em governos anteriores e deveria servir de orientação para os novos governos.
Mas não, o governo prefere privilegiar um setor que nada tem de nacional, já que são todas multinacionais e que dominam de 70 a 75% do mercado, que também são os maiores importadores de carros, motos e caminhões e para eles o mundo é um CÉU DE BRIGADEIRO.
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Sou brasileiro e já desisti faz tempo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Chamar estes lobystas de FDP é pouco e o Mantega deve ter sido lubrificado lá naquele lugar e depois foi "induzido" pela ANFAVEA para fazer o que foi feito. Parabéns. Novamente estamos regredindo. Viva a politicagem barata e vendida.
Colega @comanche.
Estive lendo o decreto no DOU e não vi nada acerca do vacatio legis que vc comenta. Para tal efeito, lá no artigo 16 deveria trazer algo do tipo "este decreto entrará em vigor na data da sua publicação, ressalvados os artigos 4º,…,… e 10 que entrarão em vigor em 15/12/2011".
Mas não: o artigo 10 – em conjunto com o artigo 16 – impõe imediata majoração do IPI, em clara e unívoca violação do art. 150, III, "c" da CF.
E quanto a majoração do IPI ser uniforme, abrangendo nacionais e importados de forma igual, resta claro que foi um mero artifício técnico-redacional visando burlar, esconder o fato real (discriminação da origem) e não resiste à mínima constestação jurídica.
Posso estar enganado (não sou jurista) mas…
http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=16/…
Agora quem estava pensando em comprar um ELANTRA, ou um VELOSTER, vai pensar duas vezes. Carros chineses de entrada custando 22 mil,nao terá mais. É FIAT , FORD, GM,VW; pode aumentar o preço dos seus pés de boi.
E AGORA O PREÇO DAS CARROÇAS VAI AUMENTAR! PARABÉNS (DES)GOVERNO! MEUS PÊSAMES, CONSUMIDORES BRASILEIROS…
É o Governo do Povo, do Povo da Anfavea!!!!!!!
Uma coisa é certa:
governo nos reconhece não como os compradores de carroças mas sim como os puxadores de carroças.
Quero saber quem o Mantega vai lançar p/ presidente nas próximas eleições, pq apoio das 4G não vai faltar.
Como diz o Bóris Casoy: ‘ISTO É UMA VERGONHA”. Os importados hoje representam menos de cinco porcento do mercado. Barrar os importados é contra os consumidores. Nunca teremos carros completos a um preço justo. No caso da JAC devem ter gordura para cortar, margem menor do fabricante, do revendedor, menos propaganda, etc. Merecemos isto, porque quem colocou este povo no poder fomos nós burros eleitores.
Decisão acertada do governo , lembrem-se que todos os países protegem a sua indústria e os seus empregos.
Para vender na China vc. tem que ter um sócio local , p.ex.
Agora é pagar para ver : quem quiser participar do quinto maior mercado do mundo que venha e produza aqui , assim como as quatro grandes vieram há décadas , enfrentaram mil crises do nosso país e agora estavam perdendo mercado para coreanos e chineses de olhos bem abertos …
Valeu Dilma , os trabalhadores das fábricas agradecem , a nossa balança comercial agradece , a nossa moeda agradece também.
Fiz um calculo de padaria e cheguei a conclusão que os importados subiram menos de 10% no valor final do veiculo.
O carro importado pagava 65% de imposto, agora paga 95%, aumento de 1/3 da carga tributária que representava aproximadamente 1/3 da valor do carro. Não estou dizendo que é pouco, pelo contrário, mas acho não será suficiente p/ acabar c/ os chineses, principalmente se resolverem sacrificar as gordas margens. Se tiver um matemático ai p/ fazer o calculo, esclareceria muitas coisas.
EU SIMPLESMENTE ME SINTO ENOJADO COM TUDO ISSO!!!
Pára de falar abobrinha ô Guilherme. O objetivo dessa VERGONHA nada mais é do que criar reserva de mercado para as montadoras instaladas no páis, não fortalecer a indústria nacional. Afinal, como o autor do texto brilhantemente expôs, desde quando manter os importados da Argentina e México de fora fortalece a indústria nacional?
@Indignado,
Meu amigo e colega,
Não havia lido o Decreto-Lei, pois meu primeiro argumento dirigida a você, foi baseado em observações lidas de matéria publicada na imprensa, contrariando/contestando algumas outras matérias que mencionavam a imediata entrada em vigor do Decreto.
Porém lendo seu ultimo comentário, com toda a propriedade de sua explanação não resta dúvida de que você leu o Decreto e entendeu seu conteúdo.
Eu ainda não o li, estarei lendo neste final de semana, mas reafirmo que seu comentário não deixa dúvidas sobre o período da vacância de 90 dias não estar previsto no texto do Decreto.
Acreditando em suas informações é um grave erro do economista Guido Mantega e de seus assessores jurídicos, pois realmente fere a Constituição. Você está totalmente com a razão, tenho o mesmo entendimento seu.
Também concordo com você sobre o artifício utilizado na redação do decreto para uniformizar a taxação dos veículos ser fracamente sustentável como matéria de defesa nos tribunais.
Se não bastasse em si o ato político coercitivo, ainda ocorrerá uma enorme insegurança jurídica pela aparente assessoria jurídica que o decreto por você relatado demonstra.
Acho que não resta dúvida tanto para mim, como para você que é um tema merecedor de ser apreciado pelos tribunais. Abraços.
Gostaria de sabe quem é o unico ser que perderá e muito com essa medida ditatorial do manteiga fala ruim?!!! acho que nós, exclusivamente nós consumidores que tanto enche os cofres desses salafrarios fdp!!!! desculpe ricardo!
@Indignado,
Amigo, fugindo de nosso entendimento conjunto sobre o prazo de 90 dias para vigência do Decreto, segue interpretação ao art 62, §2º da CF, pertinente ao debate sobre a inconstitucionalidade do Decreto do Sr. "Doriana".
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"A medida provisória que implicar em instituição (criação) ou majoração (aumento) de impostos, salvo imposto sobre importação (II), imposto sobre exportação (IE), impostos sobre produtos industrializados (IPI), imposto sobre operações financeiras (IOF) e imposto extraordinário, só entrará em vigor (produzirá efeitos) no exercício financeiro seguinte se tiver sido convertida em lei até o último dia daquele exercício em que foi editada."
Ou seja, no caso de Medida Provisória que está sendo regulamentada pelo decreto em questão e tratando-se de IPI "art. 153, IV da CF", não é necessário esperar 90 dias para entrar em vigor, somente o exercício financeiro seguinte após a publicação.
@indignado, no art. 16 do decreto mencionado, realmente fala da entrada em vigor na publicação.
Correção: O instrumento normativo assina pela "Gilma" é decreto e não decreto-lei, pois aquele regulamenta enquanto este tem força de lei.
fiz tanta propaganda do meu novo carro, que e automático, completo e com preco de nacional… enfim acabou… nao sei se fico feliz ou triste, pois eu ja comprei e o preco vai subir entao lucrei, em contrapartida se parar de vender entao vai desvalorizar… e que dilema…
O governo jogou um balde de água fria nos carros com melhor tecnologia que os nossos. O que faz pensar que as montadoras em um ano e pouco vão nos presentear em inovação. Eu digo:
Novo Agile, agora com frisos laterais cromados.
Novo Gol , agora com faróis retangulares.
E assim vai.
Quanto aos chineses estes não fazem falta mesmo, na minha opinião são um retrocesso pelo menos por em quanto , mais ajudam a baixar os preços dos nacionais,e ai que o bicho pegou,eles (montadoras nacionais) jogam baixo ,em vez de melhorarem o que fazem tentam tirar do jogo a concorrência.Ainda bem que vivemos numa DEMOCRACIA, de hipócritas é bem verdade.
E o consumidor que comprou carros importados a pouco tempo atrás, como fica o seguro, manutenção?
Se existia uma lei,porque mudaram ela no meio do caminho.Independente dos lucro excessivo das revendas,essas investiram muito no pais e geram muitos empregos também.
Por que não criar uma política de longo prazo para trazer grandes companhias para o Brasil como a China faz.
Brasil ?????????????????????????????????????????????
Não vale a pena investir nestes pais.
Incompetência: teu nome é Brasil…
Passou a hora de discutir e chegou a hora de agir: Boicote ao carro zero! Se todos aderirem, logo as montadoras entrarão em desespero e aí o poder de barganha estará do lado do consumidor. Se voce quer ser beneficiado não espere nada do governo e nem dos empresarios. Mexa-se!!
Colega @comanche.
OK.
Foi o que disse no início: que nenhuma norma infraconstitucional, seja ela lC, LO, Decreto, IN, Portaria, etc. pode violar os princípios embasados na CF sob pena de ser considerada inconstitucional e portanto objeto de ADI.
Como muita coisa neste país, é muito difícil de entender como pessoas tão inteligentes como (imagino) são os assessores jurídicos do MF e do MPOG possam ter cometido tamanha gafe.
Estariam estes sob influência da teoria do "se pegar pegou", como o preço dos carros ?
Mas vamos deixar para o departamento jurídico da ABEIVA descascar esse abacaxi. Espero que estes tenham mais competência do que os do Governo.
E vamos torcer (muito) para que as montadoras "nacionais" (rs) não se aproveitem da falta de concorrência e aumentem o preço das suas neocarroças.
Um grande abraço.
..as 4 montadoras daqui, queriam subir os preços e não sabiam como,essa foi a única forma, logo o governo volta atrás e os aumentos (aqui)nem serão sentidos….viva democracia e o capitalismo, afinal asa montadoras financiam o PT, não é verdade?
Mesmo com essa sacanagem do governo é facil resolver os problemas, parem de comprar as carroças 0km da ford, vw, fiat, gm, e os carros bons porém caros da honda e toyota, estas duas ultimas também se aproveitaram da situação e compactual com essa corja de vagabundos. Quem tem grana vai continuar comprando kia, hyundai, bmw, audi e mercedes, as pessoas normais tem que ter vergonha na cara, devem comprar os carros usados com o minimo de financiamento. Em uma paulada só, dá para ferras as 6 sacanas industria de carros nacionais, pois volto a falar que honda e toyota são farinha do mesmo saco e os bancos que ficam cada vez mais ricos em cima dos trouxas que financiam os carros 0km.
uma vergonha, no aqui nesta merd*** nada funciona como deveria, quando os consumidores enxergam aquela luz no fim do túnel vem um mantega da vida e apaga, a competição eh desigual, mais nos consumidores nao podemos deixar barato, devemos fazer uma manifestação algo muito grande que mobilize todo nosso pais. se alguém bolar algum e-mail alguma estratégia precisar de ajuda eu to dentro.
eu fico indignado com estas coisas.
Exemplo de como estão protegendo o nosso mercado nacional… http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/09/17/pacote… Estamos é contribuindo para que as montadoras continuem enviando ótimos lucros para suas matrizes na Europa e Estados Unidos. Ou se esquecem q não existe montadora brasileira? Agora que a Hyundai está construindo uma fábrica no Brasil e outras novas marcas estão dispostas a implantar plantas aqui, o governo vem com essa… Estranho né? Se você fosse executivo, você confiaria nessas pessoas e investiria milhões no Brasil? Vai ver que as grandes não querem mais gente concorrendo pela mão de obra, fragmentando o poder que elas possuem em toda a cadeia produtiva. Como já foi dito.. 70% das importações de carros são feitas pelas grandes. Será mesmo que elas estão tão mobilizadas em desenvolver o nosso país? Se associadas as essas medidas fossem criadas contra partidas por parte das indústrias, td bem. Os nossos patriotas de plantão deviam pensar mais como formar um plano para o país e não fomentar o lucro de A ou B travestido de interesse nacional.
Essa questão não vai ficar barata como o Governo quer. A medida foi mais contra os carros chineses e também coreanos. O governo da China não demorará muito e tomará providencias lá também contra o Brasil. Ela compra muito daqui. É questão de tempo (e pouco).
já ri várias vezes, inclusive pus isso aqui no blog, e nao paro de rir quando leio essa materia, pois o vejo sao o que os governantes veem. troxas comprando e enchendo o bolso dos empresarios. parei…simplesmente parei! 07 foi o ultimo ano q comprei carro zero…agora é mante-lo pro resto da vida!!!
sugiro fazerem o mesmo!
IPI = IMPOSTO QUE PRIVILEGIA A INCOMPETÊNCIA
Argentina e México foram anexados ao Brasil e não nos contaram !!
Como o Ricardo diz: argentinos e mexicanos são "brasileiros".
As centrais sindicais foram às ruas para protestar contra o que chamam de desindustrialização que estaria pondo em risco o emprego de milhares de pessoas.
O objetivo das manifestação foi claramente culpar as importações por este malefício.
Os dirigentes sindicais que conduziram a massa de trabalhadores pelas ruas "convenientemente" se esqueceram do primordial, do núcleo do problema: de que tal desindustrialização vem sendo promovida, em sua maior parte, pelas próprias montadoras nas quais trabalham.
Pela lógica não deveriam protestar dentro das fábricas, frente as respectivas sedes administrativas onde os dirigentes trabalham ?
O que está acontecendo com os sindicatos ?
Que tipo de "cegueira" atinge esses sindicalistas ?
Hâ ??? Como ??? Não entendi !!!
Isso foi a gota d'água! Foi um golpe baixo por parte do governo e das quatro grandes! Foi um "chute no saco" do consumidor, no termo mais vulgar da palavra!
Agora estamos a mercê do "Cartél das Quatro", que consegue mainipular até o nosso governo! Quatro montadoras que montam sucatas adaptadas para país de terceiro mundo, e agora com toda a vantagem a seu favor: venderão as suas carroças a preço de carro premium, já que conseguiram, por intermédio do governo, inviabilizar a competição!
Aliás, o que pretendem afinal?
Bem, isso se traduz nas seguintes hipóteses:
1 – Querem estar munidos por medidas "protecionistas" enquanto continuam explorando o consumidor, fabricando carros pelados e sem qualquer segurança ou conforto, e cobrando o "olho da cara" por tais. Isso escancara incompetência do "Cartél das Quatro" em oferecer produtos de qualidade, bem equipados, com bom custo-benefício e de preço acessível para o consumidor (coisa que os importados oferecem);
2 – Querem explorar o consumidor Brasileiro se escondendo atrás da farsa de que "investem" no país, alegando que geram emprego, renda, e blá, blá, blá… quando na verdade se preocupam, apenas, em obter lucros exorbitantes e abusivos, a fim de encher os seus caixas e repassá-los às suas respectivas matrizes para previní-las de alguma eventual crise que possa assolar o mundo
ou
3 – Não aguentaram mais serem "espancados" pela concorrência e foram reivindicar ao governo a "Lei Maria da Penha das Quatro".
Isso é FATO, só não enxerga quem não quer!
O que diria De Gaulle se estivesse vivo? O que eu posso dizer é que tenho um carro comprado OK em 2007. Iria trocá-lo no fim deste ano. Não vou mais… farei a minha parte!! Vamos deixar de ser trouxa!!!!!!
Nos não merecemos voltar a andar de carroças pois o que a industria nacional produz e isto, estavamos nos acostumando com qualidade e segurança de veiculos kia hyundai e etc que respeitam seus clientes e prezam pela segurança dos mesmos… Mais neste pais não podemos tomar nada como absurdo pois o que realmente interessa e o lucro e os mensalões e malas pretas… Vamos nos indignar com esta posição do governo o povo brasileiro merece mais respeito.
E no meio de tanta sacanagem do governo com o povo brasileiro acredito que logo teremos uma grande manifestação. Se o Flamengo perder mais um jogo, pode ter certeza q irão até a concentração protestar contra isso. Brasileiro é burro e passivo, só faz protesto quando time de futebol perde. Deputados recebem aumentos astronômicos, o governo vive ferrando com a gente e ninguém faz nada!!!!!!!!!!!!!!!
Um determinado fato, uma situação, um caso, pode ter várias faces, várias "verdades", tudo depende do lado em que você se encontra…
Situação vista pela ótica dos argentinos e mexicanos: nosotros tenemos de producir coches que se venden en nuestra colonia de brasil.
Mas uma coisa é certa: na economia reserva de mercado a filiais de empresas estrangeiras e ausência de concorrência só traz prejuízos ao consumidor.
O que o Brasil está virando? Uma republiqueta comunista de 5a categoria. O país dos decretos secretos. Eis os motivos: > Real fica em 29º lugar em ranking de moedas seguras Por conta de medidas adotadas recentemente pelo governo e que amedrontam os investidores, que temem o risco de medidas adicionais no futuro. Medidas como essa: > Governo obedece Anfavea e aumenta IPI de carros importados Os carros feitos no México e na Argentina estão fora desse escopo. É com medidas assim que a presidenta alimenta a corrupção, produtos obsoletos com preços absurdos, de multinacionais que enviam todo o lucro ao exterior, e sub-empregos de metalúrgicos da CUT, em detrimento do futuro do país. A culpa também é de nossa "Justiça" – a mais podre da História: > Ficha Limpa pode deixar de valer nas próximas eleições A Lei da Ficha Limpa corre o risco de não valer na eleição municipal de 2012 nem nas que vierem depois. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão pessimistas e preveem que a Corte poderá declarar a regra inconstitucional ao julgar três ações que tramitam há meses no tribunal e que tratam da lei que nasceu de uma iniciativa popular a favor da moralização dos costumes políticos no País. > STJ anula provas contra filho de Sarney A PF abriu cinco inquéritos e apontou indícios de tráfico de influência no governo federal, formação de quadrilha, desvio e lavagem de dinheiro. Em julho de 2009, depois de seis horas de depoimento na Superintendência da PF, em São Luís, o empresário Fernando José Macieira Sarney, filho do presidente do Senado, chegou a ser indiciado por lavagem de dinheiro, tráfico de influência e formação de quadrilha. > STF decide que Edmundo não pode ser punido por acidente A decisão divulgada nesta quinta definiu que a condenação de Edmundo prescreveu no dia 25 de outubro de 2007, oito anos depois de a pena ter sido fixada. O Legislativo é outro dos poderes que se locupletam para humilhar e assaltar a nação: > Durante a noite, em votação secreta, Câmara absolve deputada Jaqueline Roriz em processo de cassação. Na época, a deputada admitiu que o dinheiro seria para caixa dois de campanha. Obras da Copa: > Governo paga R$ 6,2 mi por projeto fantasma para Copa O contrato foi assinado no dia 31 de dezembro de 2010 e todo o dinheiro liberado, de uma vez só, em 11 de abril deste ano. O projeto, porém, jamais andou. > TCU quer multar Ministério do Esporte por má gestão em consultoria da Copa-2014 Quatro funcionários do Ministério do Esporte foram pegos pelos auditores do Tribunal de Contas da União por descumprirem a lei de licitações 8666/93. Os auditores do TCU pediram que os funcionários fossem multados por terem autorizado pagamentos a quatro empresas do Consórcio Copa 2014 sem ordens de serviço e, pior, sem relatório detalhado do trabalho realizado. Os funcionários também autorizaram pagamentos de despesas não previstas no edital, como passagens aéreas dos consultores contratados, computadores, hotéis. A exceção custou R$ 700 mil aos cofres públicos. > PGR pede impugnação de lei sobre obras para a Copa de 2014 A Procuradoria Geral da República pediu nesta sexta-feira a impugnação de uma lei que permite flexibilizar as licitações públicas e acelerar a concessão das obras da Copa do Mundo de 2014, informaram fontes oficiais. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ajuizou uma ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal para tentar cancelar a lei, aprovada pelo Congresso em julho. Gurgel argumentou que a lei não fixa parâmetros mínimos para identificar que obras podem ser incluídas neste regime, por isso que o orçamento poderia disparar, como ocorreu nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro de 2007. Segundo o procurador, os erros de planejamento no pan-americano representaram que o orçamento final – de R$ 3 bilhões – foi dez vezes maior que o orçamento inicial, de R$ 300 milhões. Resta esperar que os militares tomem alguma postura para garantir a nossa Constituição, a Ordem e o Progresso. Ou os cidadãos terão de pegar em armas para defender a pátria? A população não aguenta mais tanta miséria e corrupção. ¿Por qué los brasileños no reaccionan ante la corrupción de sus políticos? http://www.elpais.com/articulo/internacional/bras…
Os colegas acima estão cobertos de razão,essa medida é mais uma pilantragem do governo para proteger a indústria"nacional"(leia-se a 6 montadoras)e avacalhar com o direito de escolha do consumidor.Tomara que a China e Coréia do Sul retaliem na OMC.É uma grande palhaçada desses ministros amestrados e da D Dilma.
Não criamos um mercado interno forte para outros países vender aqui gerando emprego lá fora. Ou trás a fábrica para aqui, ou tem que ser taxado. Ou então voltamos para a época do FHC, quando carro zero era luxo e PSDB e DEMos mandavam e desmandavam. Agora se faz o que é preciso.
Com este novo imposto sobre os importados, principalmente da China e Coreia, o nosso querido governo abriu um caminho para as montadoras que mandam no Brasil, aumentarem suas carroças vendidas para nós em torno de 30%. Parabéns equipe economica.
O DIFICIL VAI SER ACREDITAR QUE ISSO VA TRAZER DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO NO BRASIL, UMA EMPRESA COMO A GM QUE TRAZ O FERRAMENTAL DA CHINA DE UM PRODUTO QUE LA ESTA SAINDO DE LINHA (CLASSIC)E LA ERA MAIS ATUAL DO QUE O QUE ESTAVA AQUI, NAO PODE DIZER QUE DESENVOLVE TECNOLOGIA NO BRASIL, SOMOS O PAIS DO REFUGO DO MUNDO E VAMOS CONTINUAR A SER ASSIM.
ACABEI DE LER UMA REPORTAGEM ONDE O VARIOS PAISES JA ESTUDAM AS CONSEQUENCIAS DO QUE O BRASIL ESTA FAZENDO, MAS A PRIORE FICOU CLARO PARA O MUNDO É QUE PALAVRA DE POLITICO BRASILEIRO É COMO FUMAÇA NO VENTO SOME RAPIDO, MAS VOU DAR UMA DICA, POLITICO BRASILEIRO ADORA MAO MOLHADA, PERGUNTA PRA JAQUELINE RORIZ, AH É VERDADE ELA AINDA NÃO ERA POLITICA, TAVA FAZENDO ESTAGIO.
Uma mediocridade total!!! Parabéns para aqueles que votaram na Dilma!!! Agora Tomem!!! A sim, esqueci… pobre não compra carro, né… Então tanto faz aumento de IPI ou não, melhor ficar vivendo com o bolsa família no meio do mato…
Amigos do Blogauto, gostaria de compartilhar o fato que ocorreu comigo. Semana passada fui ver uma BMW na concessionária. Testei, olhei, fucei e obviamente gostei do carro e achei o preço muito bom, pois estou falando de um carro com o que há de melhor no mundo e custava o MESMO que um equivalente nacional inferior. Pedi para a vendedora localizar um carro do modelo e cor que eu queria e ela ficou de retornar. Na terça feira chegou a confirmação que havia um carro do jeito que eu queria disponivel. Pedi para reservar até este sábado, quando eu teria tempo de ir novamente até a loja e fechar o negócio. Bom, na quinta-feira a noite a Dilma e o restante da sua família petralha vieram com essa. Sexta-feira pela manhã liguei para o concessionário e eles naturalmente estavam desespeardos sem saber o que aconteceria. O carro que eu queria não estava faturado, assim como diversos outros que foram encomendados e que estavam no navio ou no pátio no porto (portanto sujeitos a medida inconstitucional dos PenTelh0s do governo). Enfim, depois de constatado o problema a BMW autorizou os concessionários a vender os carros para os clientes que já haviam encomendado os modelos no preço de tabela, sem repasse do aumento do IPI. O valor que eu havia negociado era abaixo da tabela e o concessionário assumiu absorver o restante e me vender o carro pelo preço que tinha visto antes dessa maluquice toda. Enfim, fica registrado o meu reconhecimento pelo carater e pela ética da BMW do Brasil com seus clientes (ou novos clientes, como meu caso). Tenho certeza que comprei o último BMW acessível no Brasil pelos próximos 20 anos (ou mais, quando houver o próximo cliclo econômico favorável ao país). É uma pena, pois não há carros nacionais que eu pudesse olhar como concorrentes para a BMW (Corolla, Civic, Cruze???????? a 90 mil na versão completa????) e esse luxo ficará definitivamente restrito a poucos (aos que já compraram ou aos que continuarão a comprar o modelo somente pelo status, e não pelo custo-benefício como foi o meu caso). Abraços a todos e que deus nos proteja de novos ataques da nossa presidente desequilibrada.
Milton, espero de coração que nem vc acredite no que vc acabou de escrever. De verdade: fale para seus chefes petistas que estão mandando os funcionários inundarem blogs e sites de jornais com comentários nacionalistas sem sentido nenhum QUE NÃO ADIANTA ESSE DISCURSO BARATO DE PETISTA; QUALQUER PESSOA QUE SABE LER E ACOMPANHA QUALQUER FONTE DE INFORMAÇÃO NÃO CAI NESSA BABOSEIRA DE PRESERVAR EMPREGOS BRASILEIROS.
Alfredo, acho que todos os que votaram na Dilma agora entenderam perfeitamente o que ela quis dizer com "me fale o DÁ CÁ, que eu te dou o TOMA LÁ". Pois é: todos nós tomamos. Lá, naquele lugar.
AS FEIRAS DAS "CRETINAS" ESTÃO COM CARROS 2 MIL REAIS MAIS CAROS… BOICOTEM ATÉ DEZEMBRO! VAMOS DAR O TROCO!
NINGUÉM PODE OBRIGAR QUEM NÃO QUER PAGAR, COMPRAR.
Querem ver isso acabar?
Não comprem ou troquem carros por 0KM das montadoras 'nacionais' pelos próximos 3 ou 4 meses;
Optem por carros usados ou seminovos com, no mínimo, 40% de suas parcelas quitadas, e procurem amortizar, ao máximo, as parcelas remanescentes;
Se possível, procurem não financiar carros, se não for, comprem com o MÍNIMO de financiamento possível;
Para todo veneno sempre há um antídoto!
FALTA UM POUCO MAS DE "MALANDRAGEM" POR PARTE DO CONSUMIDOR BRASILEIRO!
CHEGA! Não devemos aceitar medidas como essas feitas às sombras da noite, e que mudam a realidade de poder de aquisição do consumidor brasileiro da noite para o dia!
Não vivemos numa ditadura barata onde os governantes, aliados aos cartéis empresariais editam medidas secretas que só se tornam de conhecimento público após aplicadas!
VAMOS SER UM POUCO MAIS RADICAS!
TEMOS QUE REPUDIAR MEDIDAS COMO ESSAS! VAMOS RESPONDER COM REAÇÕES QUE POSSA AO MENOS DESESTABILIZAR O BOLSO DESSES GRANDES CARTÉIS!
Quando o consumidor brasileiro começar e ter maturidade e agir dessa forma, veremos quem é mais forte:
O DIREITO DO CONSUMIDOR EM PODER OPTAR POR PRODUTOS DE QUALIDADE E COM PREÇO ACESSÍVEL…
ou
A GANÂNCIA INCESSANTE DAS MONTADORAS POR LUCROS EXORBITANTES, SEM OFERECER O MÍNIMO DE QUALIDADE AOS SEUS CONSUMIDORES!
Existem pontos que nós nada sabemos, até mesmo pelo fato de ser um elemento sigiloso das empresas, que vem a ser sua margem de lucro. Assim, não sei se foi por contrato(s) já assinado(s), observei que após o anúncio do aumento do IPI, as montadoras chinesas e coreanas mantiveram suas propagandas normalmente, o que para mim foi uma surpresa, pois não iriam mantê-las apenas para vender o seu estoque. Como disse acima, ninguém sabe a margem de lucro delas, o que pode ser uma surpresa para todos, pois mesmo o aumento final ser alto, algo em torno de 28% como foi demonstrado em várias reportagem, fiquei pensando o segiinte: E se essas montadoras que querem entrar no Brasil a qualquer custo, que estão tirando o sono das nacionais, de repente, resolveram ganhar menos para bancar esse aumento do IPI, como ficará então? Eles continuarão a vender de qualquer jeito e o Governo Brasileiro nada poderá fazer, pois o se aumento foi tão alto, que chegou próximo ao limite permitido pela OMC. Espero, apesar de parecer absurdo, que algo mais ou menos assim aconteça. Já ocorrei em alguns setores situação parecida, o que não seria surpresa para mim.
Não só somos trouxas como somos também os responsáveis pela escalada de preços. Em outro blog tem a informação de que alguns idiotas querem pagar ágio, e muito, no lançamento de dois modelos importados. Na discussão acalorada, algumas pessoas menos esclarecidas dizem que a reclamação de quem nao concorda é inveja. Infelizmente o nivelar educação do brasileiro é muito baixo para se dar conta que toda vez que acontece isso, pessoas com dinheiro querendo sobressair em relação a outras, ou pessoas duras que se endividarão o resto da vida só para produzir inveja no vizinho, eles estão puxando o patamar de preços para cima. Porque ao pagar 80 em um carro que deveria custar 50, mesmo com o fim do ágio ele nunca estará no patamar adequado e baixara para, digamos, 70. O elantra é bonito e tal, mas nao pode valer mais que um cerato. É tudo uma questão de valor. Infelizmente a miuá especializada, e inclui aí alguns blogs, estão comprometidas demais com seus anunciantes para liderar um movimento de boicote a TODAS as montadoras.
Dona Dilma e sua equipe alegam que o objetivo desse aumento do IPI para carros importados é proteger a indústria nacional e preservar empregos,mas o que ela não vê ou finge que não é que hà anos os fabricantes(se é que podemos chamá-los assim) de eletônicos já não produzem sequer um dos milhares de componentes que compõem um televisor,system,dvd e muitos outros que invadem as lojas por aí.Quando se abre um desses aparelhos o que se vê é "Made in China" para todo lado.São componenetes e portanto aparelhos de péssima qualidade que estão gerando um lixo eletônico sem precedentes e nem por isso o governo toma prvidências para "PROTEGER A INDÚSTRIA NACIONAL".Me faça uma garapa!
Onde se vê eletônicos leia-se eletrônicos.Desculpe!
É meus caros, umas MB C180 que custavam 118 mil com frete na quarta-feira, acordou na quinta quinta custando o mesmo que uma C200, isso mesmo 151 mil reais, o sonho acabou!
COMO SÃO RIDÍCULOS,DESPREPARADOS E MAL INTENCIONADOS OS NOSSOS GOVERNANTES.
ELES TEM O QUE HÁ DE PIOR NO CARATER DO SER HUMANO.
Agora f… pra valer!!!
Ou nós consumidores fazemos alguma coisa ou estamos ferrados.
MOVIMENTO NÃO COMPRE CARRO ZERO GALERA!!!
Muito bem Comanche!Sua definição do PT foi magistral!
Em Setembro do ano passado, quando conheci o blogauto, tinha começado um movimento igual afim de se boicotar a compra de carro zero. Movimento esse criado pelos colegas o qual aderi fielmente, tanto que como falei acima meu último zero foi em 2007. Um ano se passou e o que eu vi e vocês também, é o recorde de vendas de carros. A fidelidade de um movimento é o que o faz se tornar real e não apenas palavras. Espero que dessa vez os colegas tenham isso em mente.
Aos administradores do Blogauto, gostaria que essa reportagem ficasse na capa do site como já está, pois assim evita-se o esquecimento ao ponto que outras matérias novas vão entrando.
Leandro Santos, 28 anos, lavador de carros, dono de um ecosport 07.
Próximo carro: …
Leandro, meu xarah, veja a diferenca de postura da Mercedes do Brasil com a BMW do Brasil. Um amigo meu estava como vc, pesquisando uma C180 que custava ateh quarta feira 107 mil e na sexta o vendedor disse [[135 hoje, mas 150 semana que vem]]. Por isso fiz questao de expor o que aconteceu comigo…
Querem me criticar. Me critiquem, mas digo para os mais 40 milhões de votos no PT. Em suma é isso, salvo exceções:
O PT é um partido orientado por intelectuais que estudam e não trabalham,
formado por militantes que trabalham e não estudam,
comandado por sindicalistas que não estudam e nem trabalham,
e é sustentado por eleitores inexperientes que trabalham pra burro e não tem dinheiro para estudar.
vamos fazer algo pra mostrar pro governo q nao somos tao omissos e pacatos como eles pensam…vamos nos reunir..vamos fazer campanha pra nao se comprar carros nacionais por um tempo. eu li hj uma matéria da uol q a kia jah nao sabe mais o futuro dela no país. eu tinha esperança de juntar um dinheirinho E comprar um kia rio qnd fosse lançado aki ano q vem a expectativa eh q o carro viria entre 45 e 50 mil completissimo.. hj com essa sacanagem do governo o carro nao chegaria por menos de 56 mil diz a reportagem da uol.vamos nos unir..soh assim damos um resposta a essa sacanagem. NAO VAMOS COMPRAR NACONAIS.
E depois ficam apoiando ditadores pelo mundo para fazer birra com o primeiro mundo e agradar esquerdista retardado, mas baixam as calças para todos eles na primeira chance.Quem sabe as montadoras falidas nesses paises ainda se recuperam com a ajuda da gente.
Milton Quadros disse:
setembro 18 2011 às 7:36 pm
Não criamos um mercado interno forte para outros países vender aqui gerando emprego lá fora. Ou trás a fábrica para aqui, ou tem que ser taxado. Ou então voltamos para a época do FHC, quando carro zero era luxo e PSDB e DEMos mandavam e desmandavam. Agora se faz o que é preciso.
Faz o seguinte, pague pela gente os impostos necessários para fazerem o que nao foi feito em mais de 50 de fábricas aqui.Carro(carro de verdade) continua luxo.
Bom, resolvi esperar e ler todos os comentários para emitir minha opinião. E concordo com quase tudo escrito acima. A hora é agora, vamos boicotar… Vamos comentar em blogs, mandar correntes em emails (coisa que detesto, mas é por uma causa nobre), comentar nos trabalhos, nas escolas, nas rodas de bar, onde quer que seja.
Vocês se lembram da redução de IPI para carros novos promulgada pelo governo em 2008? Naquela época, praticamente todas as montadoras aqui instaladas estavam no azul e ainda assim pressionaram o governo para que reduzisse a carga tributária e elas vendessem mais para cobrir o rombo de suas matrizes no 1º mundo, sob a ameaça de demissões de funcionários. Na época, ninguém reclamou, pois foi uma iniciativa que acabou beneficiando o consumidor e o governo (que arrecadou muito), ainda que muitas montadoras não tenham repassado a diminuição do imposto para seus clientes nas mesmas proporções. Mas naquele momento ficou claro (pelo menos pra mim) quem dá as cartas do jogo. Nada mais óbvio, afinal o atual partido da presidente nasceu e cresceu nos quintais dos sindicatos de metalúrgicos das respectivas… Muito bem definido pelo Comanche, usa os sindicatos e os trabalhadores como massa de manobra política a seu favor.
Bom, o que posso dizer é que somos a parte mais interessada e mais forte dessa cadeia. Se não compramos, eles não vendem e assim podemos exigir. Se não agirmos agora estaremos deixando enfiar goela abaixo todos os mandos e desmandos desse e dos governos anteriores – independentemente de ideologia política, todos eles só demonstraram visar seus próprios interesses e os interesses das megacorporações aqui instaladas.
E digo isso apenas como um mero cidadão que trabalha muito para sobreviver e obedece às suas obrigações civis (que atualmente são maiores que os direitos).
A hora é essa, pessoal. Vamos deixar de ficar reclamando e partir para ação. E o boicote é a melhor arma. Boicote às montadoras filiadas à ABEIVA! Adie a compra do seu carro novo até o fim dessa medida. Se não for possível adiar a troca do carro, opte por um semi-novo.
Vamos mostrar a todos eles quem dá as cartas de verdade…
@Rodrigo, ABEIVA representa as importadoras. Você está se referindo a ANFAVEA, ou pode chamar mesmo de ROUBOFAVEA.
Como tem muito brasileiro "ingênuo" que CUSTA a acreditar no que acontece no nosso país, esta reportagem do Valor Econômico COMPROVA o brilhante título dado para o post por Ricardo Meier:
http://www.valor.com.br/impresso/primeira-pagina/…
http://www.valor.com.br/empresas/1010278/lobistas…