Estamos voltando ao tempo da ditadura militar quando a importação de produtos era proibida pelos generais? Não, acho que não é tanto assim, mas que o governo de Dilma Roussef anda perdido a respeito da valorização do real isso não há dúvida. A última atitude para frear as importações é polêmica: uma licença prévia para liberar guias de importação que podem atrasar em até 60 dias a chegada de produtos importados ao país.
A medida é oficialmente uma retaliação à Argentina que tem feito algo semelhante com os produtos brasileiros, mas na prática atinge todos os países. Ou seja, o governo brasileiro mirou num “pássaro” mas acertou o bando todo. Bom para ele que com isso reduz a entrada de moeda estrangeira por aqui. Ruim para nós que teremos menos e melhores opções para comprar.
Os reflexos serão desastrosos: importadores independentes e mesmo as montadoras instaladas aqui terão dificuldade em trazer veículos produzidos lá fora além de peças e outros componentes que são usados nos carros nacionais – e ainda temos o problema com as marcas japonesas sem peças por causa do terremoto do começo do ano.
Hoje um em cada cinco carros vendidos vem de fora do Brasil – 246 mil importados contra 868 mil nacionais. Se não voltar atrás podemos prever um ano terrível para a venda de veículos no Brasil, depois de seguidos anos de crescimento.
Maldita Dilma!!
Ainda não devemos esquecer que a Presidente aumentou a taxa de 2,38% para 6,38% o IOF (Quase o triplo) sobre o cartão de crédito que realizarem compras em viagem no exterior ou em sites internacionais.
O partido do governo atual que sempre propôs uma revolução em todos os sentidos no Brasil, está demonstrando uma política arcaica e um grande retrocesso.
Não há reforma política, somente a velha política de gastos públicos crescentes e mal distribuídos e aumento da carga tributária para controlar o consumo e tampar o rombo dos gastos públicos.
Controlar o consumo com aumento de impostos e taxas é um retrocesso que o primeiro mundo já abandonou a décadas.
Falta estímulo a produção no Brasil, o setor canavieiro é um exemplo da falta de investimento e enorme queda na produção e resultando em aumento do etanol acima dos valores apresentados nos anos anteriores e em consequência, aumento provisório e parcial da inflação.
Esse blog é de carros, mas essa matéria nos direciona para questões políticas que também está relacionada com o contexto dos autos.
Comanche, não podemos esquecer o lobyy que essa maldita ANFAVEA faz para os fabricantes, pois é melhor fechar o mercado de um país com uma das economias mais fechadas do mundo que é o Brasil, do que procurar soluções como diminuir o custo Brasil que trava hà decadas o desenvolvimento do país, pois não é com esse tipo de atitude arcaica(típico do PT de lulla), que vai solucionar o caso " grave " das montadoras sanguessugas aqui instaladas.Não compro carro nacional e jamais comprarei, pois porcarias como VW e GM por exemplo só fazem enganar o coitado e desinformado do consumidor que ainda acredita que está comprando carros de verdade!! sem demagogia, mas uma das pestes do bem estar do brasileiro, chama-se industria automobilistica do Brasil, pois eles só pensam exclusivamente neles!
É mais fácil e conveniente para o governo fechar o mercado,dando proteção ás montadoras "nacionais",do que estimular a competição em benefício dos consumidores.É simples,as montadoras nacionais,principalmente as 4 grandes,não tem produtos bons o bastante para competir.
O único lado bom dessa medida política, é o fato de com a tal medida política, ser importado menos Ágile da Argentina.
Menos Ágile, ruas de todo o Brasil mais bonitas.
A Dilma e a Cristina Kirchner, deveriam entrar num ringue e ficar uma puxando os cabelos da outra e trocando bolsadas.
Ao invés de ficarem criando problemas que qualquer mínimo de bom senso resolveria.
Essa ciumeira e disputa "econômica e industrial" entre as duas, deveria ficar no campo dos cosméticos, bolsas, sapatos femininos, maquilagem, cirurgia plástica e cabeleireiras.
E tem homem que ainda leva isso a sério, um belo exemplo disso é o Ministro da Economia Guido Mantega Derretida.
Política e burocracia amperrando o crescimento. Nessa queda de braço entre Brasil e Argentina só quem perde são os consumidores.
Controlar a importação/exportação é absolutamente normal para todos os países. Os EUA fazem isso semanalmente e jamais foram considerados ditatoriais por causa disso. Ao contrário, proteger os produtos nacionais, é ser NACIONALISTA e ajuda a promover a produção nacional.
Importar bastante não é saudável prá nenhum país. Se por um lado dificultará a importação de carros e peças, por outro lado aumentará a demanda por veículos nacionais, aumentando bastante o nível de emprego aqui.
Hoje em dia é obrigação do governo utilizar esse "Freio", pois é a única arma que ele tem para conseguir de volta a liberação econômica que ele tinha anteriormente com a Argentina.
Não haverá desastre algum aqui. Mesmo que as importações diminuam 30% (o que é pouco provável), ainda assim, estaremos importando 20% a mais do que no ano passado, que já foi excelente pra "meia dúzia" de importadores que existem no Brasil.
Falar somente sobre o fator "importação de automóveis e peças" é falar pequeno em comparação ao objetivo maior que é todo o plano de valorização do dólar, que neste momento é necessário ao país.
Aguardem, em poucos meses a Argentina volta atrás e libera as exigências que tão fazendo hoje.
Quem está falando de "cosméticos" somos nós aqui. Falamos de algo que pode ou não beneficiar 200 mil pessoas, Dilma está falando em proteger 200 MILHÕES de pessoas.
se os carros feitos aqui fossem BONS como deveriam, eu nem me importava com as importações de veículos. Mas aqui tudo é mal feito no ramo dos autos que eu quero é q se lasque o NACIONALISMO por parte das montadoras daqui.
Pra mim hj eu so analiso os carros da Hyundai, Kia, Jac e da Ford (só os importados como o new fiesta).
O resto não tem padrao de qualidade digno ao preço que cobram.
Parabéns, Dilma!
Temos que proteger a nossa nação de importados que só beneficiam quem apenas pensa em consumir, sem se importar de onde vêm. Há idiotas que pensam em importar Hyundai, JAC e outras porcarias chinesas, sem se importar com os outros 200 milhões de brasileiros.
As marcas instaladas aqui dão emprego para nós, brasileiros, não precisamos de tanta importação!
TODOS os preços de produtos são importantes prá pupulação.
Nenhum Governo no mundo em sã consciência valorizaria mais os automóveis importados comprados por 0,1% da população do que os alimentos consumidos por todos. Vale o interesse público da maior parte afetada, nesse caso, a população toda que consome alimentos e quer ser valorizada no seu trabalho e não quer pagar mais caro pelos alimentos que consomem todos os dias. Os 200 mil compradores anuais de carros importados esperarão 60 dias a mais num primeiro momento.
Mas se quiser ver o lado bom para os compradores de carros importados, provavelmente os carros importados terão que baixar ainda mais os valores de venda para o Brasil para poder competir, pois não querem perder o 3º maior e mais forte mercado do mundo. E daqui a no máximo 2 meses, quando a Argentina e o Brasil fizerem acordo para voltar atrás nestas medidas, os carros importados estarão ainda mais baratos, obrigando os nacionais a baixarem também.
Pois é Sr. joao reginaldo, p/ quem se contenta com agile,classic, golf 4,5,logan, sandero,205,5, mille, gol,kombi entre outros lixos produzidos no Brasil tudo bem, agora tenho opinião igual ao do edu, pq não sou dono e muito menos tenho torcida organizada de tal montadora, apenas quero comprar carros modernos e se possivel com preço justo, por isso NÃO COMPRO CARRO NACIONAL, justamente por me sentir enganado com lixos como o golf 4,5 que é uma copia do nada que não lembra ninguem e que custa até 72 mil reais!! e com relação ao sr. aroldo, nehuma montadora e muito menos sindicato está preocupado com o " nivel" de emprego no Brasil, apenas o quanto eles vão enfiar no bolso!! p/ mim, não estou nem um pouco preocupado com as fabricas do Brasil, pois são todas um bando de estelionatarios que cobram 30 mil reais num carro popular que sabidamente custa 11 mil com lucro!
Aroldo disse:
…"Dilma está falando em proteger 200 MILHÕES de pessoas."
Eu não li isso. Tenho a certeza.
João disse:
…"Parabéns, Dilma!
Temos que proteger a nossa nação de importados que só beneficiam quem apenas pensa em consumir, sem se importar de onde vêm. Há idiotas que pensam em importar Hyundai…"
Eu também não li isso, tenho certeza!
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Estamos falando do país B.R.A.S.I.L, um dos maiores protecionistas do planeta. Perdemos para poucos países em questão de proteção de mercado. A China COMUNISTA e com aproveitamento da mão de obra escrava (no conceito moderno), é uma delas.
Mesmo a China, citada acima não onera tanto seus 200milhões de habitantes multiplicados por 10, como a política esquerdista brasileira faz, desde os tempos do Sarney, que aliás tem no maranhão segundo o censo atual do IBGE 25% de sua população miserável, enquanto naquele Estado tudo leva o nome Sarney, seja pontes, hospitais, universidades…, enfrentamos a maior inflação da história do Brasil na era Sarney, e sua política arcaica está preservada nos dias de hoje,com altíssimo gasto público, altíssima carga tributária, péssima política de incentivo de produção, ensino, serviços e etc.
Se analisarmos a fundo, a América do Sul inteira hoje é de esquerda, com exceção do Chile que está colocando o pé no centro da direita.
Dentre os "8" continentes (Oceania, Asia, Europa, África, América do Norte, Central, Sul e Antártida) só não somos piores do que África e Central, pois perdemos até para Antártida já que lá não existe miséria, pois as baleias e pinguins estão sempre de barriga cheia.
Enquanto o pensamento do Aroldo considera "Cosmético" essa situação, nossa economia está a caminho de uma crise financeira, nosso país está a caminho do caos, com moeda ultra valorizada, insuportável dívida interna, aumento da inflação, juros altíssimos, burocracia extrapolante, criminalidade descontrolada, empresas fechando suas portas, serviços sociais e públicos em más condições, empresas nacionais e multi-nacionais deitando e rolando sobre nossos direitos, sobre nossas economias familiares e etc.
O Brasil é isso, e enquanto tivermos idéias de mercado, de política, igual a de milhares de COMPANHEIROS, continuaremos sendo a CONHECIDA E COMENTADA américa sulista de sempre.
O Japão e a Alemanha Ocidental demoraram 25 anos para se recuperarem da 2ª Guerra Mundial, já a Alemanha Oriental de 1945 a 1989 ficou estagnada e em apenas 15 anos até 2004 já estava inserida no primeiro mundo com a união com a Alemanha Ocidental.
Já o Brasil, continuamos uma promessa.
Que país pode ir para frente se temos opinião do tipo … "Há idiotas que pensam em importar Hyundai, JAC e outras porcarias chinesas, sem se importar com os outros 200 milhões de brasileiros".
Aonde sou idiota se tenho um Hyundai ou Jac, que pensamento leva um ser humano a imaginar que sou idiota por escolher um importado. Se esse que nos chama de idiota olhar tão somente para essa tela que ele se entretem, verá que é importado, seja o produto inteiro ou apenas parte de seus componentes internos, como as peças dos carros, e será que ele é idiota? Será que ele é um ANTI-NACIONALISTA?
Só pode ser conclusivo na minha visão, que é pura questão de ódio e inveja social. Se esse ódio pelo sucesso do vizinho não acabar, o Brasil será um sério candidato a convulsão social, o que poderá trazer fins separatistas.
Enquanto americanos se doem pela porte de um simples americano como se fosse parte de um todo, parte de nós brasileiros não se preocupa se 3 brasileiros morreram no WTCenter, se morreu a mando da AlQaeda um brasileiro de renome internacional a serviço da ONU no Iraque, como o Sérgio Vieira de Mello, pois tenho visto muitos comentários a favor do facínora Bin Laden, iguais aos existentes em parte do Oriente Médio.
O Brasil deveria mostrar a sua cara.
Complemento: Olhar para Tela = O mesmo que olhar para seu monitor do Pc.
Espetacular o seu comentario amigo Comanche, pois apesar de saber que carros no Brasil são um absurdo, eu olharei com carinho para o elantra que chega em julho no Brasil, agora se o nosso amigo joão reginaldo pensa que vou comprar um vectra só pq é feito em SCS, pode ter certeza que serei mais um "idiota" por escolher um belo carro importado e com tecnologia atual!
Bom, esperar o que de um país que mantém impunes "Bolsonaros" da vida?
Até a minha empregada que nem terminou o 1º grau catou que isso é resposta aos carros chineses…
Eu ainda esperaria os 60 dias pra por a mão no meu importado ao ter que me contentar com um nacional que custa o que não vale…
Um momento, defender carros da JAC como importado de boa qualidade, me desculpe, está falando uma bobagem que não tem tamanho, ou apenas quer participar dos comentários.
Tem mais, carros chineses não darão em nada. Tenho certeza que a industria nacional e as outras, estão pouco se ligando para esses chineses. Tudo é só propaganda para entrar no mercado. Daqui uns cinco anos, quero ver na hora da revenda. Quem discrodar, vai lá e compra um. Todos são porcarias.
@Aroldo, os Eua é o país com maior importação do mundo. Muito diferente do país dos decretos secretos, aonde pagamos absurdos por produtos inferiores de todos os tipos – de comida a carros e vestuário. Isso sem mencionar que, com uma das maiores arrecadações públicas do mundo, temos menos investimento em saúde que a AFRICA. A culpa vocês sabem de quem é, somos um país refém de bandidos que ocupam o congresso, que apenas votam em interesse próprio, e de um executivo muitas vezes incompetente.
Está certinho mesmo! Os argentinos já vem colocando o mesmo tipo de barreira contra produtos brasileiros que em alguns casos chegam a ficar 120 dias na fronteira esperando para entrar na Argentina.
eu ainda bem q ñ votei nela no ano passado graças a deus,eu sabia q ia fazer isso e nos empurrar as carroças nacionais com preço de ouro…..
Bem, de certo a (manipuladora) produção "Nacional" de automóveis traz empregos etc etc etc … carros importados também, afinal profissionais trabalham com isso, movimenta a economia, além de fazer com que os preços abusivos dos """"nacionais"""" caiam, ou pelo menos haja um leve bom senso e obrigue melhorias, porque o que nos oferecem hoje são carroças a preços abusivos que têm os bancos porque a lei manda, se não era só volante e pneu. Portanto, importação traz concorrencia e concorrencia traz benefícios a todos, deixemos a mediocridade de lado por um instante, pois o Brasil não tem montadora nacional, temos sim, multinacionais que apenas exploram nossa mal valorizada mão-de-obra e remetem o rico dinheirinho de todos a seus países de origem.