Tem gente que comemora, mas o mais indicado para a situação seria acender algumas velas de sete dias: o Golf nacional chegou a marca de 500 mil unidades produzidas. Seria motivo de felicidade caso o hatch estivesse na 6ª geração, até mesmo na 5ª, mas não. Nosso Golf, em que pesem toda a excelência de construção e de dirigibilidade, é um carro do século 20, lançado aqui com pompa em 1999, mas que em 2007 deu o tom do atraso.
A Volkswagen, em vez de promover uma virada, resolveu enxertar alguns traços do estilo da marca na época e só. Lá se vão mais quatro anos com o mesmo carro. “Mesmo carro” não, afinal ganhamos incontáveis séries especiais, versões e edições.
Uma pena. O Golf é um dos melhores hatchbacks do mundo e não merecia apanhar do Focus e do i30, carros mais jovens, espaçosos e modernos. Ele resiste no 4º lugar do ranking de hatches mais por falta de competidores que por mérito próprio – ah, sim, o Astra, tão velho quanto ele, está à frente graças ao ótimo custo-benefício.
Solução à vista? Está difícil. A VW parece perdida nesse sentido. Ora alguém deixa escapar que o Golf 6 será feito aqui, depois que ele será um meio termo com a geração 7 e agora especula-se que os mexicanos, sempre eles, ficarão com a glória de produzi-lo, assim como acontece com o Jetta. Aí é só esperar sobrar um pouco de carro na linha para mandá-lo para cá sem pagar impostos.
E, assim, o Brasil segue o triste caminho de país especializado em produzir compactos básicos e simplórios. Enquanto isso, a China, que até outro dia nem tinha mercado de automóveis, faz a lição de casa, se internacionaliza e logo mais dará as cartas do jogo. Quem sabe daqui uma década a VW não acabará copiando o estilo do Chery Cielo da 10ª geração no próximo facelift do Golf de 4ª geração.
Não nego que o modelo seja um bom carro, mas é um bom carro dos anos 90, já deu o que tinha que dar. Que o deixem descansar em paz, colocando à venda e, de preferência, em produção por aqui, seu substituto.
Acho que é de chorar mesmo.
É mesmo uma vergonha, e pode-se dizer até EXTREMA CARA-DE-PAU da Volks.
Em outros sites vi uma foto comemorativa da Volks, com o pessoal da linha de montagem em frente ao Golf numero 500 mil. Uma unidade pintada de amarelo para chamar mais atenção…. Mas o pessoal que saiu na foto deve ter saído nesto por obrigação né, e não por orgulho. Devem estar mesmo é com vontade de se esconder.
Tomara que ainda processem a Volks por obrigá-los a aparecer nesta foto e passar tanta vergonha.
Se esse número fosse só de Golf IV até era comemorável, mas como esse número tá cagado pelo tempo e pelo Golf 4,5, é de chorar. Lamentável. E destruição do Polo também é outro lamento.
As eternas promessas:
Vw – Golf e Polo;
Ford – Fiesta, Ranger, Mondeo;
Gm – Tudo.
Fiat em dia com o mercado.
Não gosto de Fiat seja por preconceito errado ou opinião pessoal, já tive e por ironia do destino ou não, falta de sorte ou não, fiquei na mão. Mas uma coisa é necessário reconhecer, a Fiat tem respeitado o consumidor brasileiro muito mais do que as outras três, no quesito lançamento e motores. Podemos não ter as melhores plataformas, mas nem as outras possuem também, mas mesmo assim a Fiat ganha.
As cores da Fiat tem maiores opções e cores mais joviais.
As cores da Ford tem melhorado, assim como da Vw, mas as cores da Gm estão tão velhas como sua linha.
Enquanto isso, as novas montadoras instaladas também aprenderam a serem eternas promessas.
Francesas:
Peugeot: 207, 308 Hatch;
Renault: Clio, Mègane Hatch;
Citroen: Novo Pallas, C3 e C4 hatch.
Lamentável.
Parabéns pelo post.
Post é a leitura da mente de todos os entusiastas: temos enorme respeito pelo carro que o Golf foi um dia, mas esperamos bem mais do próximo. O atual é um desrespeito à história do carro e, principalmente, ao consumidor.
é de chorar , q coisa a vw se vangloriando disso!!!
Faço minhas as palavras dos colegas acima, só com um adendo: não ficarei surpreso se em 1 ano ou 2 a VW Brasil lançar um facelift nessa geração enfiando frente e traseira da nova "cara" da VW pra dar mais um fôlego e vender mais 500 mil unidades… E fãs, digo, clientes não irão faltar.
Só espero que, como alento, tragam o Golf verdadeiro de algum lugar, mesmo do México e ainda assim custando 1 rim e 1 fígado, como é de praxe…
Pode até ser verdade que o consumidor brasileiro merece carros mais atualizados, mas não entendo sua critica a volks.. prefiro um carro desatualizado porem excelente à um carro novo porem cheio de problemas (vide o linea da fiat, com suas peças mal encaixadas e cambio horripilante). Até concordo que a volks parou no tempo, mas com certeza não falta qualidade a seus carros.
Rir de quem tem e chorar por constatar esta triste realidade. Estamos vinte anos atrasados…
O pior é que ainda tem gente que compra e pensa tirar onda com isso.é de se lamentar o descaso da VW,e mais ainda o consumidor-fã da vw que prestigia uma velharia dessas.
Não sei porque vocês ainda reclamam, país de terceiro mundo é assim, aqui só vende carro popular, analisando custo/beneficio não justifica renovar as linhas de montagem para receber as novas versões. quem reclama é o topo da pirâmide que ao mesmo tempo não tem $ para comprar o modelo importado, isso nunca vai mudar.
por que vcs nao respeitan o gosto de seus leitores,eu mesmo nao tenho nada a dizer contra o mesmo,obrigado.
@Comanche
É só ver os numeros: faz tempo que o golf 4,5 vende no maximo 1500 unidades por mês, contra 3500 do i30 e 2200 focus em media nos ultimos meses, ou seja, equanto ela insistir em vender lixos aqui no Brasil, a fiat vai consolidando ainda mais a liderança,e é só questão de meses paa o moderno Bravo vender bem mais que o dinossauro golf 4,5!!!!!!!!! uma pena a vw desprezar tanto o nosso país!
p.s.; é dificil importar o golf VI GTi e as versões mais caras ainda esse ano, ou o custo de trazer um carro desses equivale ao de um bentley?!!
Bom, falo com autoridade de quem tem um golf 2010, qdo passo e vejo um I30 ( 1 revisao R$ 1600,00 2 revisao R$ 2400,00), ou um C4 hatch ou um Astra digo que nem se compara ao Golf, so de olhar agora pra quem tem o previlegio de ter um pode falar em questao de dirigibilidade, conforto, e design (não de veio, de jovem), bom se puder um dia e gostar do novo Golf que esta por vir comprarei mas por enquanto não tenho nenhum plano, tinha antes um Fox, excelente de um carro tanto que estou trocando meu fiat way por um fox, que por sinal o way nem vou comentar sobre este carro que nao vale as letras digitadas, ah sem falar do custo , meu Golf eh o simples na epoca com IPI reduzido paguei algo em torno de 52.000,00, simples mas completo . abraço a todos .
Quem gosta e pode comprar (sem ficar de putaria pensando em desvalorização e mimimi), compra mesmo. Golf sempre será Golf, mesmo o modelo brasileiro estando bem defasado em relação ao do velho continente. Só quem tem sabe como é, e quem nao tem fica só no bla bla bla. Golf é único e sempre será. Sou muito mais o meu Black Edition, roda Sarasota 17′ do que qualquer carro do mesmo nível. Se é pra ter luxo, então só se deve falar em BMW/MERCEDES pra cima, o resto é pura enganaçao -incluindo o golf 🙂
Tenho Golf a mais de 04 anos e o último esse lançado no Brasil. Pode ser que o modelo não esteja atualizadao como gostaríamos, também queria o novo e vou ficar torcendo para sair o novo. Mas uma coisa é certa… Golf velho ou novo, é fantástico dirigi-lo, muito bom em tudo… pretendo trocá-lo em um ano, mas meu próximo carro será outro golf…
moramos em um país de 3°mundo e o que esperar, se vende milhoes de carros populares e pra volks um gol restilizado de 20 anos atras pra nós ( trouxas ) brasileiros tá bom demais
Tem consumidor de carro popular, de carro medio (Golf) e carros de outra realidade… BMW, AUDI, Mercedes etc… Em se tratando de Medio Hatch, ainda não conheço Carro superior em dirigibilidade e confiabilidade que esse carro (GOLF) oferece aos seus donos. Civic 1.8 ronca igual carro 1000, Estilo é pesadão, C4 tem painel de gosto duvidoso….
demorei pra escolher…. fiquei entre o Civic SI 2008 e Golf GTI 2008…. acabei escolhendo o Golf pelo valor do seguro que ficou em 2.900,00 do que 4.600,00 do SI.
esses cara que falao do golf com certeza andao com carrrinho 1,0 , nem sabem oque e andar de carrrroooo!!!!!