De fato, não se mexe no time que está ganhando. E foi o que a Volkswagen fez ao manter a quinta geração do Gol no mercado brasileiro por quase quatro anos sem nenhuma alteração visual. Porém, desde o ano passado, o hatch de entrada da marca alemã vem sendo ameaçado pelo novo Uno, da Fiat, chegando a ser ultrapassado pelo hatch italiano em alguns meses do ano. E por esse e outros motivos, o Volkswagen Gol carecia de uma reestilização, para se manter na liderança do mercado e oferecer certo ar de novidade aos consumidores.
A Volkswagen apresentou nesta terça-feira (17) em Florianópolis, Santa Catarina, a linha 2013 do Gol, que chega com um novo visual, interior renovado, mais equipamentos e pequenas mudanças na mecânica, além, de é claro, novos preços. Como de praxe nos últimos lançamentos da marca, o novo Gol traz a nova filosofia de visual da marca “do povo”, marcada, principalmente, pela dianteira, com faróis espichados ligados a grade com dois filetes, destacando o logotipo da marca no centro. Todo o conjunto visual do Gol 2013 ficou bastante parecido com a nova geração do Polo, vendido na Europa.
Os faróis, em todas as versões, contam com máscara negra, como no Fox. O para-choque dianteiro do Gol também foi atualizado e agora apresenta uma tomada de ar com desenho mais retilíneo, abrigando os faróis de neblina, de formato meio quadrado. Um conjunto parecido com o do sedã Jetta. A lateral permaneceu inalterada, trazendo como novidade as novas rodas de liga-leve e calotas. Por falar em rodas, o hatch será oferecido com rodas de 14, 15 ou 16 polegadas, esta última apenas na versão equipada com motorização 1.6 litro, calçando pneus 195/50 R16 – um opcional de R$ 1.125.
A traseira acompanhou as mudanças da dianteira e agora exibe novas lanternas, com iluminação característica dos demais modelos da Volkswagen, que confere certo “encanto” à noite, e uma tampa de porta-malas mais arredondada. O para-choque também foi renovado e agora conta com um novo suporte de placa, com os refletores logo abaixo, nas extremidades da peça.
Por dentro, as principais mudanças foram aplicadas no painel, que traz um console central renovado, com direito a um novo sistema de som, opcional, que traz conexão Bluetooth e entrada USB, além de uma tela de cristal líquido na parte central que informa sobre obstáculos na parte traseira, caso esteja equipado com sensor de estacionamento. As saídas de ar também foram renovadas e agora contam com aro cromado. As chaves de seta são novas e os bancos e portas ganharam revestimento ecológico, feito a partir de garrafas PET recicladas.
O painel de instrumentos permaneceu inalterado, mas agora conta com iluminação branca realizada através de LEDs. Como novidade, as versões equipadas com I-System receberam o ECO Comfort, um sistema que alerta sobre práticas para reduzir o consumo de combustível, seja em movimento ou parado, através de um visor no painel, exibindo mensagens como “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor”, “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado” e “Ar condicionado ligado; fechar janelas”, caso os vidros estejam abaixados mais de 20%. O banco traseiro ganhou o apoio de cabeça para o terceiro ocupante.
Na lista de equipamentos, mais uma vez ponto para a Volkswagen. Sem alterar muito o preço, a marca adicionou novos itens de série para o Gol 2013, desde a versão mais básica, equipada com motor 1.0. Agora, o hatch vem com vidros dianteiros elétricos, travamento central, abertura interna da tampa do porta-malas, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador. Vale ressaltar que quando foi lançado e até pouco tempo, nenhum desses itens faziam parte da lista de equipamentos da versão 1.0, tampouco regulagem interna dos retrovisores. O carro ganhou ainda limpadores de para-brisa mais eficientes, do tipo “Aerowisher”.
Apesar de não ser algo tão comum entre os carros reestilizados, a linha de motores do Gol também ganhou novidades. O propulsor 1.0 litro foi renovado e agora atende pelo sobrenome TEC. De acordo com o fabricante, o bloco entregará maior torque desde baixas rotações e menores emissões de poluentes. A economia de combustível, quando comparado com o antigo EA 11, é de até 4%. A potência, no entanto, não mudou. O VW Gol 1.0 continua com seus 76 cv de potência com álcool e 72 cv com gasolina, sempre a 5.250 rpm, e 10,6 kgm de torque e 9,7 kgfm, respectivamente, a 3.850 rotações.
Como opcional, o motor 1.0 TEC pode vir com o pacote de equipamentos BlueMotion Technology, que promete um consumo de combustível até 8% menor, graças também a utilização de pneus 175/70 R14 de baixa resistência à rolagem. Há ainda, a exemplo do irmão maior Fox BlueMotion, indicadores digitais de consumo instantâneo de combustível e de marcha ideal, para ajudar no comportamento do motorista.
As mudanças seguem no 1.6 litro, porém, menores, visando a diminuição de atrito. O motor ganhou mudanças nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim, que segundo a marca, contribuem para a redução de atrito, mantendo assim a vedação à passagem de olho. Com essas mudanças, o motor ficou menos “beberrão”, porém, continua entregando 104 cv com etanol e 101 cv com gasolina, a 5.250 rpm, e 15,6 kgfm e 15,4 kgfm, respectivamente, a 2.500 giros. Esse motor continua sendo oferecido com o câmbio automatizado I-Motion, opcional para todas as versões equipadas com tal mecânica, além do conhecido manual de cinco marchas.
Voyage também muda e busca inspiração no irmão maior Jetta
O Voyage também mudou e ficou uma espécie de “mini-Jetta”, graças, principalmente, a traseira, que ganhou mudanças maiores até que a do irmão hatch, exibindo novas lanternas horizontais, que invadem a tampa do porta-malas e apresentam um desenho parecido com a do sedã médio. No meu ponto de vista, o Voyage perdeu a beleza e com a nova cara, em alguns ângulos, chega a parecer que a “bunda” do três-volumes foi remendada em um Gol convencional. A versão anterior era bem mais harmônica.
No mais, as mudanças como interior, lista de equipamentos e mecânica seguem as mesmas do Gol.
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Confira abaixo os preços sugeridos dos novos Volkswagen Gol e Voyage 2013, que têm previsão de chegada às concessionárias para ainda este mês:
Gol 1.0 – R$ 27.990
Gol 1.6 – R$ 31.890
Gol 1.6 I-Motion – R$ 34.490
Gol Power 1.6 – R$ 38.290
Gol Power 1.6 I-Motion – R$ 40.890
Voyage 1.0 – R$ 29.990
Voyage 1.6 – R$ 34.590
Voyage 1.6 I-Motion – R$ 37.190
Voyage 1.6 Comfortline – R$ 40.890
Voyage 1.6 Comfortline I-Motion – R$ 43.490