Mais um ano se foi e pela 24ª vez consecutiva o Gol se mantém na liderança entre os carros mais vendidos. Há quem tenha dito que o Fiat Uno o ultrapassaria – de fato, o hatch da Fiat, com a força do lançamento da nova geração, chegou a ficar apenas 1.700 carros atrás do rival, diferença que já foi de 13.000 unidades.
Mas no fim o Gol reagiu e se manteve líder. Um verdadeiro fenômeno da indústria nacional. Foram 293.614 Gols contra 229.108 Unos, uma diferença de 64506 carros (quase as vendas do Agile a mais). Longe, vem o Celta, com 155.093 emplacamentos. E o Palio, que foi o segundo em 2009, caiu para 5° em 2010. Efeito “rounded square”.
Outra que vai fincando suas raízes no posto mais alto do pódio é a Fiat, que mais uma vez é líder de mercado. Aliás, as quatro primeiras posições há tempos não sofrem alterações: Fiat (759.954), Volkswagen (696.690), Chevrolet (657.051) e Ford (335.803).
Renault e Hyundai, no entanto, surpreenderam. A francesa pulou da sexta para a quinta posição, desbancando a Honda, enquanto a sul-coreana ultrapassou Peugeot e Toyota, assumindo uma honrosa sétima posição. Portanto, o ranking 2010 das marcas teve a seguinte ordem:
Fiat: 759.954
Volkswagen: 696.690
General Motors: 657.051
Ford: 335.803
Renault: 160.102
Honda: 126.102
Hyundai: 105.759
Toyota: 99.400
Peugeot: 90.307
Citroën: 84.008