Ô dó. Três das quatro montadoras mais antigas no Brasil serão afetadas pelo IPI mais alto em 10 modelos. GM, Volks e Ford passarão a cobrar mais por Camaro, Omega, Malibu, Passat, Passat Variant, Passat CC, Touareg, Tiguan, Edge e Transit. Certamente, perderão um naco gigante de participação nas vendas.
A GM, por exemplo, vendeu 257 Camaros, 48 Omegas e 9 Malibus em setembro. Juntos eles representam 0,6% do total de carros vendidos pela Chevrolet no mês passado. Agora, com o IPI mais alto, se as vendas caírem pela metade, pobre GM, perderá 0,3% de seus emplacamentos.
A Volkswagen também sofrerá horrores com a medida. Os cinco modelos citados acima tiveram uma participação de 1,7% nas vendas de setembro. Ou seja, a montadora alemã pode dar adeus aos planos de ser líder. O Touareg, sua grande esperança para superar a Fiat, vendeu 48 carros no mês passado. Se cair para 20 unidades, impossível passar a rival.
A Ford, no entanto, é a mais atingida pela medida autoritária do governo: seus dois modelos importados emplacaram 640 unidades no mês anterior, nada menos que 2,5% de tudo que ela vende. Com a queda iminente pós-IPI, com certeza, veremos demissões em massa na montadora.
E quase a Fiat entra para a turma. Por uma combinação improvável, seu único modelo importado que poderia sofrer com o preço mais alto, o 500 polonês, agora vem do México, que não é afetado pela mudança nas regras. Ufa, que sorte esses italianos têm!