Ô dó. Três das quatro montadoras mais antigas no Brasil serão afetadas pelo IPI mais alto em 10 modelos. GM, Volks e Ford passarão a cobrar mais por Camaro, Omega, Malibu, Passat, Passat Variant, Passat CC, Touareg, Tiguan, Edge e Transit. Certamente, perderão um naco gigante de participação nas vendas.
A GM, por exemplo, vendeu 257 Camaros, 48 Omegas e 9 Malibus em setembro. Juntos eles representam 0,6% do total de carros vendidos pela Chevrolet no mês passado. Agora, com o IPI mais alto, se as vendas caírem pela metade, pobre GM, perderá 0,3% de seus emplacamentos.
A Volkswagen também sofrerá horrores com a medida. Os cinco modelos citados acima tiveram uma participação de 1,7% nas vendas de setembro. Ou seja, a montadora alemã pode dar adeus aos planos de ser líder. O Touareg, sua grande esperança para superar a Fiat, vendeu 48 carros no mês passado. Se cair para 20 unidades, impossível passar a rival.
A Ford, no entanto, é a mais atingida pela medida autoritária do governo: seus dois modelos importados emplacaram 640 unidades no mês anterior, nada menos que 2,5% de tudo que ela vende. Com a queda iminente pós-IPI, com certeza, veremos demissões em massa na montadora.
E quase a Fiat entra para a turma. Por uma combinação improvável, seu único modelo importado que poderia sofrer com o preço mais alto, o 500 polonês, agora vem do México, que não é afetado pela mudança nas regras. Ufa, que sorte esses italianos têm!
rsrs…
Ao menos o Blogauto mantém o bom humor. É rir para não chorar de raiva, porque essa medida não foi protecionista no termo técnico da palavra – foi sim, corrupta e inconsequente.
hahaha. Está ácido, hein Ricardo?!
PARABÉNS pelo post. Simplismente perfeito.
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Cheguei a ficar com pena das montadoras "nacionais.
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Nenhuma das três citadas merecem um pingo de consideração, seus importados são caros, e convenhamos, daria para reduzir o lucro, que é exorbitante e não repassar esse ridículo aumento de IPI, aumento esse que parece infundado e impensado, essa história do Governo de melhorar o nível tecnológico de nossas carroças não vai dar em nada as 4 grandes parecem ter uma reputação intocável perante o consumidor comum, que não se informa e se deixa levar pela fama de um modelo, é impressionante a quantidade de pessoas que dizem: '' Volks não dá manutenção'', ''Fiat é especialista em fazer carro pequeno e resistente'', ''Um Astra, nossa, que chique, andando de Astra?'', ''Ford? Tem fábrica no Brasil?'' – Essas são algumas das piores indagações e afirmações que eu já tive que ouvir – Um dia desses por exemplo, em uma roda de amigos, um deles venerava um Golf 4,5: ''Aquilo é carro, moderno, motorzão de Audi'' e outro falando da Amarok: ''Motor de Amarok é motor de geladeira, manco, não dá potência, bom é o da S10''. – Enquanto a cabeça do cidadão comum não mudar, nada será mudado, as pessoas, como já disse se deixam levar pela fama que essas montadoras conseguiram no passado. A Volks é o melhor exemplo disso, as pessoas, pelo menos as que eu conheço compram um Gol falando que é resistente, que não quebra, igual o Fusca. Vender Gol como um carro forte, resistente e que agüenta qualquer situação é uma vergonha. Essas montadoras ficam fazendo lobby pro Governo aplicar medidas protecionistas, e o Governo vai lá e aplica. Gostaria de saber como a Anfavea consegue um lobby tão grande para proteger suas ''santas'' associadas. É uma vergonha o mercado de automóveis no brasil, os impostos tem muita culpa nisso, mas a maior culpa fica por conta das montadoras que chegaram aqui primeiro, que enviam remessas bilionárias de lucro ano após ano, resumindo: em quanto o brasileiro comprar produtos defasados e as montadoras lucrarem com isso, nada vai mudar.
Hilário o post,quem mandouy pedir para a D dilma aumentar o IPI,agora amarguem grande queda nas vendas de seus importados,montadoras ingratas!Concordo com o Enzo,enquanto as montadoras"nacionais"tiverem fãs e torcedores ao invés de consumidores responsáveis,não há necessidade de modernizar suas linhas de produtos obsoletos.E tome Gol,Kombi,S 10,classic e outras velharias jurássicas!
"Ufa, que sorte esses italianos têm!"
Não é à toa que o presidente da Fiat no Brasil também está à frente da ANFAVEA…
Concordo com você RICARDORJ, Gol G4, Kombi, S10 e Classic são os maiores exemplos de como nossa indústria automotiva é defasada, a Kombi está em linha por mais de 50 anos e nem assim a Volks quer dar o braço a torcer e tirar ela de de linha, é um absurdo um carro de 1950 ser vendido até hoje e a produtora dela buscar soluções para colocar airbags e ABS nela, nosso mercado é uma vergonha. A Chevrolet dá sinais de que aprendeu com a crise e quer se renovar, não sei até que ponto vai essa vontade de renovar os produtos mas é uma atitude que deveria ter sido tomada anos atrás, é o mínimo que ela deveria fazer por lucrar todos estes anos no Brasil e ajudar a salvar a GM no resto do mundo. A FIAT se deu bem porque não traz carros da Europa e da Ásia, pois se trouxesse, aposto que o Cledorvino Belini não teria feito um lobby tão grande, claro que foi apoiada pelas outras três grandes, mas enfim.
Enquanto o brasileiro não for racional e deixar de comprar esses defasados "carros" fabricados aqui nenhuma delas vai se mexer, pois para elas é muito mais cômodo ficar do jeito que está, do que mudar a situação.
A solução está na conscientização do consumidor "comum".
É bom saber que as gigantes do Brasil também se prejudicaram com o aumento do IPI, mais o valor que se refere aos carros que terão de pagar o IPI são insignificante pra elas, comparada com a quantidade de carros que as demais montadoras importavam e importam ainda como Kia, Hyundai, Chery, Effa e demais montadoras. Queria ver se o aumento do IPI caíssem sobre carros nacionais como Gol, Palio, Uno, ai sim queria ver se elas não iriam chiar……
Ricardo, com a gordura gigantesca que eles tem no preço dos importados, nem precisaria aumentar , mas como o negocio aqui é lucrar o maximo possivel, para salvar os empregos la fora…………………… o tonto do brasileiro paga e nem sabe.
Ricardo, seus comentários continuam dando prazer na leitura.
Abs.
@Enzo, se o tal aumento de IPI fizesse parte de um projeto real de industrialização para o setor, e que fosse honesto, poderíamos entender que a medida protecionista serviria ao país e também traria benefícios aos consumidores, com veículos melhores, maior nível de industrialização e consequentemente melhores exportações.
O que a tal medida proporciona, na verdade, é o inverso: sacrificar o consumidor brasileiro e mesmo a indústria nacional, com o objetivo imoral de manter o lucro DE ALGUMAS das multinacionais e suas remessas de dinheiro ao exterior. Segundo o sindipeças, o índice médio de nacionalização no Brasil é de 20% – os mesmos veículos que o governo alega possuírem 65% ou mais de nacionalização, na verdade possuem 20% – ao invés do cálculo ser feito na composição das peças, o cálculo é feito sobre o valor de faturamento do veículo – quando então as montadoras incluem todo tipo de despesas como sendo do tal índice de nacionalização: publicidade, salários de executivos, grana que vai p/ fora, papel higienico, cache do Sr. Belini, propina p/ Mantega e Dilma, dinheiro na cueca do deputado, etc. Eis porque um projeto de bigode aqui custa bilhões, quando lá fora as mesmas montadoras anunciam projetos completamente novos por um terço do valor.
Portanto, quem paga efetivamente toda essa porcaria é o país, que continuará escravizado nesse poço de corrupção. Enquanto no mundo todo as pessoas se mobilizam para protestar contra a exploração financeira, no Brasil, capital mundial da exploração dos juros, impostos e corrupção, nada acontece de fato. É assustador.
enquanto o time do Brasil estiver na copa do mundo de futebol, tudo estará bem. Mobilização só teremos quando não passarmos numa eliminatória.
Otimo comentario!!!! Mas na realidade quem sofre com tudo isso eh nosso bolso, ou seja, os consumidores!!! Montadoras nao estao nem aih, nem um pouco preocupadas!!!!
agora depois decisao STF tudo volta ao normal!! Serah???