Agora que está pressionada pela iminente falência, a General Motors começou a levar a sério a possibilidade de reduzir sua inexplicável gama de marcas, que inclui nada menos que 12 marcas! Segundo fontes internas ouvidas pelo site Bloomberg, a GM pensa em se desfazer das marcas Pontiac, Saturn e da sueca Saab.
A medida seria necessária para aprovar o pacote de ajuda pedido ao governo dos Estados Unidos. O congresso americano negou o pedido de US$ 25 bilhões esta semana e pediu às três montadoras planos mais claros sobre a tentativa de recuperação delas.
No caso da General Motors, as medidas passariam por reduzir o número de marcas que, além das três citadas acima, incluiria também a combalida Hummer, hoje vilã número 1 da linha.
Ainda assim sobrariam Chevrolet, Cadillac, GMC, Daewoo, Holden, Opel, Vauxhall e Buick. Destas, certamente a Buick é desprezível também. Tal qual a Ford, o ideal seria ter uma marca forte mundialmente, no caso Chevrolet, uma marca premium, a Cadillac, e tentar unificar Daewoo, Holden, Opel e Vauxhall numa coisa só, já que são nomes fortes localmente, mas sem grande associação com a GM.
Os congressistas americanos voltarão a analisar o pedido de ajuda na segunda semana de dezembro.
A Buick certamente NAO é desprezivel. Ela vai bem mal nos EUA sim, mas na China ela vai muito bem obrigado e é a no. 1 da GM no futuro (sic) maior mercado do mundo (e ex coqueluche das montadoras, que agora é o Brasil).
Vender a Buick ou acabar com ela é como matar a galiha dos ovos de ouro na China. A Pontiac periga bem mais, assim como ja houve rumores de que a GM acabaria com a GMC, assim como fez com a Oldsmobile. Hoje sabemos que a GM nao vai mais descontinuar marcas porque com isso ainda leva uns trocados e ajuda a adiar o dia de fechar as portas cada vez mais iminente. Quanta ironia…
Imagino como será feita a "desunificação" de plataformas e motores. Aquilo que era unificado por razões de economia de escala, agora vai ser dividido, ou seja, o filé vai virar picadinho e cada uma dessas marcas terá que se virar em pesquisa, desenvolvimento, tecnologia etc., aumentando o custo para quem comprar. Refiro-me especialmente à Pontiac e à Buick, que estão diretamente sob o guarda-chuva da matriz, nos Estados Unidos.
Imagino que a crise da GM não esteja diretamente relacionada à crise financeira mundial, mas agravou-se com esta. Os acionistas deveriam ter substituído a Diretoria inteira da empresa por incompetência enquanto era tempo; agora, o leque de opções tornou-se estreito e desfavorável para todos, empregados, acionistas e contribuintes americanos, qualquer que seja a solução eventualmente adotada.
eu compro a Saab
Buik não é desprezível de forma alguma. Saab a GM vende. Fácil. Pontiac, vai ser muito, mas muito difícil achar comprador. Agora Saturn esqueçam – nunca deveria ter existido – a não ser para justificar os eventos milhonários e as nomeações dentro da GM que se assemelham aos nossos cargos políticos.
porque os grandes empresarios brasileiros, em especial os banqueiros noa commpram a saab, provavelmente os melhores caminhoes do mundo.