A General Motors nomeou recentemente o brasileiro William Bertagni como chefe de sua unidade de engenharia de veículos na Europa. O executivo vai ocupar o cargo na empresa no dia 1 de abril, substituindo Charlie Klein, que passa a se posicionar como chefe estratégia global de CO2 e energia.
Bertagni vai comandar uma equipe de 7 mil engenheiros, trabalhando no desenvolvimento de veículos, tecnologias de segurança, conectividade e propulsores eficientes, no centro de desenvolvimento técnico internacional da GM na sede da Opel em Ruesselsheim, na Alemanha.
Atualmente, o executivo é o chefe de engenharia de produto da GM na América do Sul e já soma mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de produtos. Seus trabalhos anteriores incluem o cargo de engenheiro-chefe de carros pequenos baseados na Coreia e chefe do centro de engenharia da empresa no Brasil.
“Damos boas-vindas ao William F. Bertagni. Seu amplo conhecimento técnico e experiência de gestão global vão ajudar a nossa equipe. Sua missão é avançar ainda mais nossa estratégia ofensiva de modelos”, disse o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann. “Meus agradecimentos vão para Charlie Klein. Em seu mandato, lançamentos com sucesso uma série de novos modelos e tecnologias no mercado – como o Opel OnStar e o premiado novo Astra. Charlie também desempenhou um papel importante na cooperação com a nossa importante parceria de joint-venture com a PSA Peugeot-Citroën e a Renault”, finalizou.
Trabalhei com o William durante meu período na GM, e sempre foi muito tranquilo e de agradável tato com as pessoas, cria da turma do grande Pedro Manuchakian, vai fazer sucesso na Alemanha
Fabiano Mazzeo