Para comemorar os 100 anos da marca Chevrolet, a GM lança nesta segunda-feira a VoltXpedition, uma expedição que passará por seis estados brasileiros exibindo o Volt, híbrido que a montadora lançou este ano nos Estados Unidos.
São cinco carros que foram emplacados no país e que passaram pelas redações das principais revistas especializadas há algumas semanas. Agora, a GM convidará jornalistas, blogueiros e outras pessoas para conhecer o modelo que é chamado de “primeiro carro elétrico de autonomia estendida produzido em escala no mundo” pela empresa.
Na verdade, o Volt é um híbrido no limite: sua propulsão é praticamente elétrica, mas há um motor 1.4 a gasolina que recarrega as baterias quando preciso e, dizem, também dá uma ajudinha em certas horas. Mas isso não tira o mérito do modelo, que é capaz de rodar cerca de 150 km sem recarga – distância que será percorrida pela expedição.
Ações como essa, a da Nissan com a Inova Show e mesmo a disponibilidade de teste do i MiEV pela Mitsubishi ajudam a colocar os carros ecológicos na mídia e tentar convencer o governo a criar incentivos para seu uso em larga escala.