Os congressistas norte-americanos chegaram a um acordo nesta terça-feira para oferecer a tão aguardada ajuda às montadoras do país que estão a beira do abismo. Na verdade, a proposta que deverá ser votada hoje prevê a injeção de US$ 15 bilhões na GM e na Chrysler, que estão em situaçao mais grave e precisam do dinheiro para conseguir operar nos próximos meses.
A Ford, ao contrário, não receberá dinheiro agora. Ela espera pela aprovação de um pacote maior e longo prazo, que pode dar fôlego para a indústria do país como um todo.
Pelo acordo entre os políticos de Washington, será eleito uma espécie de “czar”, executivo que supervisionará as atividades das três empresas e o cumprimento de metas estabelecidas no acordo. Caso elas não cumpram com o prometido, o governo americano as obrigariaa pedir concordata, cenário que é temido por elas.
Realmente, igualzinho ao Brasil, onde "nego" é preso por lavagem de dinheiro e após algum tempo é pego no Aeroporto com "apenas" 360.000 euros na cueca.
Eles agem certo e rápido. Tem um Czar na indústria, tem. Eles não querem o dinheiro? Querem. Então aguentem.
É, mas tá certo o governo. Não quer o dinheiro vá pro bolso dos alto executivos das empresas.
Só acredito que a Ford não irá passar por isso agora pois ela não receberá dinheiro algum no momento. Aliás a Ford talvez nem precise utilizar dinheiro algum… é a que está situação melhor.