Se não conseguir negociar parte de suas dívidas por ações, a General Motors deverá pedir uma concordata controlada no dia 1º de junho. É o que diz o jornal New York Times esta semana. O plano já vem sendo amadurecido há algum tempo e envolve a divisão da GM em duas empresas, uma boa, com as marcas como Chevrolet e as operações no exterior, e outra ruim, com Hummer, Saab e Saturn, que seria liquidada.
Com isso, a GM sadia poderia continuar sua recuperação sem o peso das grandes dívidas acumuladas nos últimos anos. Quanto aos credores da parte ruim, teriam de torcer para que surgisse um comprador disposto a recuperá-la. Provavelmente, seria o famoso negócio de US$ 1, em que o comprador assume os problemas por um preço simbólico.
Esse tipo de concordata foi usado no Brasil para salvar a Varig da falência. A Gol, na época, adquiriu a parte boa da empresa e deixou os problemas na Varig ruim, que faliu.
Teremos alguma influência na Chevrolet brasileira?
David, na europa, já há algum movimento que "deseja" a separação da Opel da GM.
Nós, com toda certeza, vamos sentir os efeitos desta crise da GM. Em nosso país, a grande maioria de produtos é "Opel".
Já podemos ver a GM Brasileira colocando a grade alá Malibú no Vectra, na Meriva… Já ouvimos falar do Cruze (Coreano) que deve desembarcar no Brasil com a sua frente da GM Americana ao invés de termos o Insignia (sucessor do Vectra na Europa). Será lançado o Viva, com plataforma do Corsa e desing inspirado no Captiva americano etc…
Podemos esperar que haja um grande movimento de distanciamento dos veículos nacionais da GM Brasileira dos da Opel européia em nosso país.
Vamos continuar com Opel: a GMB, única filial que dá lucro, será a única a sobreviver, e nos brindará com a volta daquelas "maravilhas européias"… Opala, Chevette, Kadett…
Pessoal,
Morei um tempo na Turquia e lá existem as 2 marcas: a Opel alemã e a Chevrolet americana. A Opel comercializa todos os veículos europeus enquanto a Chevrolet comercializa SUVs norte-americanos e modelos de passeio como Spark, Aveo, Lacetti, Cruze, Captiva, Epica, etc…, acredito, modelos de suas sucursais coreanas com o emblema da Chevrolet. Como a Turquia é um dos países que compõe o bloco dos ditos "emergentes" (como o Brasil) seria natural esta separação aqui no Brasil também.
Na prática a Opel seria uma marca de vanguarda, com veículos mais modernos e com preço mais elevado enquanto a Chevrolet uma opção mais barata a esta, porém aproveitando a mesma infra-estrutura de vendas e serviços, tal e qual a Fiat faz com a Alfa Romeo e Lancia. Tanto que lá a maioria das revendas destas duas marcas são conjugadas.
Pelo menos assim eu desejaria…
…porque seria um tiro no pé da GMB deixar de trazer/produzir carros no nível dos Europeus, principalmente com seus concorrentes diretos ganhando mercado dia-após-dia.
Substituir por veículos mais simples arruinaria o prestígio que a Chevrolet sempre teve em nosso mercado como marca de luxo e alto padrão de qualidade e acabamento como era até pouco tempo.
pois seria bom se falisse no mundo inteiro. assim parava de fabricar automóveis. se tem uma coisa boa nessa crise é a diminuição da fabricação e venda de carros. o planeta agradece, o ar das cidades agradece.
Rodrigo,você deve estar enganado,essa marca de "luxo e alto padrão não é a GM,deve ser a Toyota ou Honda
Na minha opinião acho que deveriamos comprar carros de outra marca(menos Ford)que esteja sadia,pois comprar carro de empresa falida so dá prejuizo pois elas não têm dinheiro pra investir e vão lançando produtos velhos como no caso do Vectra que é o mesmo Astra que por sua vez é derivado do Monza, e o pior é que toda a linha da Chevrolet usa o mesmo motor,mudando apenas detalhes,tamanha sua defazagem.Exemplo:por um pouco mais se compra um Civic ou Corolla pelo preço de um Astrão(Vectra)
É difícil, mas não há como discordar que chegou o fim da vida de marcas como GM, Chrysler e Ford. Quanto a GM no Brasil, é a única filial lucrativa no mundo porque nosso mercado absorve qualquer coisa.