Os boatos da crise do setor correm soltos nos Estados Unidos e, depois de muita especulação, a primeira ação real pode ocorrer nesta segunda-feira, dia 27. A General Motores, segundo comentários, deverá anunciar o fechamento da marca Pontiac.
A marca, conhecida pelo Solstice e pela versão do Omega chamada nos EUA de GTO, deve seguir os passos da Oldsmobile, que foi simplesmente encerrada. A atitude do novo presidente da GM, Fritz Henderson, já mostra como o anterior, Rick Wagoner, relutava em mexer na estrutura inchada. Agora não há mais volta: ou a empresa se mexe ou corre o risco de sumir.
De todas as marcas da GM, a Pontiac seria a menos polêmica em desaparecer. Sua linha tem apenas seis modelos e grande parte dos concessionários também vende Buick e GMC. Em outras palavras, ela está sobrando.
Uma pena pelo nome e pela tradição, mas encontrar um interessado parece ser impossível hoje em dia.
curioso como a VW é bem sucedida com a Seat (que usa a base dos modelos VW para produzir na Espanha modelos com imagem esportiva a preços competitivos) e a GM só se dá mal com a Pontiac. Felizmente a Fiat reestruturou a gama Alfa Romeo (na Europa, lógico) e também se livrou do fracasso de marcas esportivas com base em carros de volume de vendas…