A General Motors dos Estados Unidos divulgou uma nota em seu site informando que os veículos que se auto-conduzem podem estar disponíveis até o final da década. O vice-presidente da GM para Pesquisa e Desenvolvimento, Alan Taub, anunciou no Intelligent Transport Systems World Congress, em Orlando (nos Estados Unidos), que a empresa prepara para 2020 um carro totalmente inteligente, a ponto de andar sozinho.
Segundo Taub, “as tecnologias que estamos desenvolvendo poderão assumir parcial ou inteiramente as funções do motorista”. O executivo ainda afirma que em meados da década estejam disponíveis automóveis e que até ao final da década possam ser aplicados os sistemas de auto-condução mais sofisticados.
Entretanto, muitas das tecnologias já presentes nos veículos atuais (leia-se sensores, GPS, radares, câmeras, dispositivos portáteis de condução, etc) estarão disponíveis no “automóvel autônomo”. O próximo passo da empresa será coordenar estes sistemas com mapas digitais e melhorar a comunicação entre os automóveis.