A General Motors anunciou nesta segunda-feira que investirá R$ 1,4 bilhão em dois novos veículos a serem fabricados em São Caetano do Sul. A montadora também ampliará a unidade de Mogi das Cruzes, especializada em estampados. Um dos modelos é praticamente confirmado: o sedã Cruze. Já o outro poderia ser um veículo com potencial para substituir as minivans Zafira e Meriva.
Jaime Ardila, presidente da GM no Brasil, garantiu que o portfólio da empresa mudará totalmente em 2012 e as duas minivans são atualmente as únicas que não têm um modelo previsto para sucedê-las.
O sedã Cruze terá o papel inicial de enfrentar Civic e Corolla deixando o Vectra em segundo plano. A tendência é que o modelo acabe por tomar o lugar do Astra como veículo médio mais barato. Já o Cruze virá para o Brasil da Coreia do Sul em regime de CKD e somente depois passará a ser fabricado em São Caetano. É possível que uma versão hatch, prestes a ser revelada no exterior, entre na linha brasileira também.
Com isso, teremos, além do Agile hatch e picape – esta a ser lançada este ano -, os hatch e sedã da projeto Onix, substitutos da linha Celta/Prisma e a nova geração da S10, que continuará sendo feita em São José dos Campos – esta planta, aliás, apesar de ser a maior do grupo, tem perdido a preferência pelos investimento devido ao sindicado local, afiliado do PSTU, dificultar qualquer negociação.