No próximo dia 15, a General Motors anunciará com grande pompa um investimento de US$ 1 bilhão na planta de Gravataí. Será o primeiro projeto que a montadora faz sem depender da matriz, endividada. Por isso foi preciso buscar recursos no BNDES e nos bancos gaúchos. Tudo isso para produzir dois novos modelos que, ao que tudo indica, são os sucessores do Celta e do Prisma.
Só não se pode dizer com certeza que serão compactos porque a GM também desenvolve uma família derivada do projeto Viva, um pouco maior e que ocupará o espaço entre o Agile e o Cruze.
Caso seja mesmo o substituto do Celta, o novo carro pode ser baseado no Chevrolet Spark, um compacto mais sofisticado vendido na Europa e em outros mercados. Certamente, será mais simples, mas capaz de enfrentar o Gol e os novos Palio e Uno, que a Fiat deverá lançar em breve.
O fato é que com o Celta e o Prisma, é impossível encarar Gol e Voyage e as novas gerações dos compactos da Fiat. Acredita-se que o novo modelo poderá chegar ao mercado brasileiro entre 2011 e 2012 e será exportado para muitos países já que a capacidade da fábrica de Gravataí pulará de 230 mil para 380 mil carros por ano.