Haja memória para decorar todas as siglas de veículos da Mercedes-Benz. Cada vez maior, sua linha de modelos ganhou mais um membro, o GLK. Sim, não bastasse ter o G, o GL, o ML, CLK, o SLK e por aí vai, a marca alemã criou um novo jipão.
O desenho lembra uma mistura do original Classe G com elementos novos, mais retos. O resultado é um veículo menos rústico que o G e nem tão esguio quanto o ML, o que deve agradar o público que ficava na dúvida entre os dois.
Segundo a Mercedes, o GLK ocupará uma lacuna entre o GL e o ML, mas com mais aptidão para o off-road. Ainda um conceito, o GLK na verdade tem nome maior, Vision GLK Freeside, mas é certo que será produzido com destino ao mercado norte-americano embora a Europa o receba em primeiro lugar.
O motor é um 4 cilindros turbodiesel com 168 cv e o câmbio, um 7G-Tronic. O GLK já sairá de série com o sistema Blue Tec, que reduz a emissão de poluentes.
Depois de ser mostrado em Detroit, o GLK deverá chegar ao mercado europeu no 2º semestre e nos Estados Unidos, só em 2009.