O Grupo Gandini, conhecido por ser o importador oficial da Kia Motors no Brasil, anunciou mais um investimento no Brasil, a construção do Gandini Centro Tecnológico, que tem como principal atividade submeter veículos leves e motores (ciclos Otto e Diesel) por meio de dinamômetros, aos ensaios de emissões exigidos pela legislação brasileira no processo de Homologação Veicular.
Estes ensaios compreendem testes de emissões gasosas (NBR 6601), consumo de combustível (NBR 7024), emissões evaporativas (NBR 11481), análise de aldeídos (álcool não queimado – NBR 12026) e medição de opacidade (NBR 130370), entre outros
O mesmo será instalado em uma área de 5.900 metros quadrados, localizada às margens da Rodovia Santos Dumont, no município de Salto, no interior do estado de São Paulo. A área construída será de 2.400 metros quadrados, contemplando, além do laboratório, salas de reunião, salas de estudo e completa infraestrutura.
A data do início da obra será outubro de 2016, devendo começar o funcionamento até janeiro de 2018, e contará com um quadro de 50 funcionários. E terá a capacidade inicial de 15 a 20 veículos testados por mês, podendo esse número crescer.
Dentre os principais equipamentos temos:
- Analisadores gases – Sistema de coleta e análise de emissões de gases de escape de motores alimentados a gasolina, álcool, GNC e diesel por meio de amostragem diluída configurados para análise de monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx), oxigênio (O2) e metano (CH4), material particulado e contagem de partículas de fuligem, com sistema de automação e controle; amostrador de volume constante com gabinete de armazenamento e calibração com orifício de fluxo crítico. Os ensaios de emissões seguem os padrões da NBR 6601, consumo NBR 7024, análise de aldeídos conforme NBR 12026 e medição de opacidade NBR 130370.
- Câmara Shed – Câmara selada com volume variável e temperatura controlada, para medição de emissões evaporativas (pós dinamômetro) em veículos leves, permitindo a realização de ensaios de homologação.
- Dinamômetro de Chassi – Sistema de dinamômetro de chassis 4×4, composto de 1 ou 2 dinamômetros de rolos com diâmetro de 1.219,2mm (48 polegadas), equipado com ventilador de vazão variável, sistema de centralização e fixação, sistema de alinhamento entre eixos, para medição e simulação de torque e potência em ensaios de emissões de poluentes e consumo de combustível de veículos de passageiros e comerciais leves equipados com tração 4×2 e 4×4.
Este será o sétimo centro independente capaz de realizar estes ensaios no Brasil, e além do processo de homologação de veículo da Kia Motors, o centro vai prestar serviços a terceiros.