Dia 20 de janeiro é comemorado como o Dia Nacional do Fusca e neste ano a data tem mais um motivo para ser histórica. Há 50 anos, o famoso modelo entrava em produção no Brasil. Para sermos mais precisos, o Fusca começou a ser fabricado por aqui em 3 de janeiro de 1959.
Apesar das 3,1 milhões de unidades vendidas e da sua importância numa época em que havia poucos automóveis no Brasil, seu irmão mais novo, o Gol, é o atual detentor do recorde de produção e comercialização em nosso mercado. Aliás, enquanto o sedã da década de 1940 tinha poucos concorrentes, o hatch lançado em 1980 enfrentou muito mais modelos e marcas.
Mas o Fusca, pelo caráter simbólico, foi certamente o automóvel mais importante da nossa história, ao sedimentar a indústia automobilística nacional. Basta lembrar que na época de seu “lançamento”, a Volks nem fábrica tinha. Precisou alugar um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo até que a unidade Anchieta fosse terminada.
Curioso que antes disso, em 1951, a produção em formato CKD já era feita pela empresa Brasmotor, mas com índice de nacionalização beirando o zero.