A Chery nem bem anunciou que construirá sua primeira fábrica no Brasil – na cidade da Jacareí, perto de São Paulo e São José dos Campos – e já contou quais serão os modelos que produzirá lá a partir de 2013. Um já é manjado, o Face, o compacto de teto alto e que foi “clonado” pelo novo Idea, da Fiat (juro que já confundi a minivan com o chinês umas duas vezes esta semana!). O outro é o novo compacto da marca, o Fulwin 2.
Certamente, este nome será trocado por algo mais “ocidental” ou, pelo menos, que tirem o número 2 dali. Mas o Fulwin 2 é um carro curioso. Suas dimensões são mais generosas que outros compactos, mas não chegam a ser de um médio. Ou seja, pode ser uma espécie de compacto premium chinês.
Produzido nas versões hatch e sedã, o modelo tem um design bem original, seja lá se isso significa algo positivo ou negativo. A traseira do hatch nos lembrou na época das primeiras fotos uma espécie de Série 1, mas estávamos enganados, basta ver como fomos massacrados nos comentários.
O motor é 1.5 de 107 cv de potência e o câmbio, manual. Agora, reparem no painel do Fulwin 2. Além dos mostradores normais, há duas fileiras “digitais” à frente do motorista e do passageiro. Será que o Fulwin é como um avião, que precisa de co-piloto?!
Enfim, interessante saber que a Chery quer bater de frente com os gigantes Fiat, Volkswagen e Chevrolet onde eles mais vendem carros, o segmento de compactos. Ah, sim, o Fulwin 2 estará no Salão do Automóvel.