A Volkswagen protelou o quanto pôde, mas não teve jeito. Os cerca 500 mil proprietários do modelo Fox serão convocados para o que deve ser um dos maiores recalls da indústria automobilística até hoje no Brasil. Tudo por causa do sistema de ampliação do porta-malas, que decepou os dedos de clientes do veículo.
A montadora anunciou hoje que chegou a um acordo com o vários órgãos de defesa como o Ministério Público Federal, Procons e DPDC para readequar o mecanismo. Serão 30 dias para levar o modelo a uma concessionária da marca, prorrogáveis por mais 30.
O anúncio é uma tremenda mancha na imagem da Volks, que negou categoricamente a culpa nos incidentes, preferindo acusar os clientes de mau uso do sistema. Mesmo após baixar o tom das críticas e providenciar informações e instruções em seu site na rede, a marca continou sendo criticada por toda a parte.
Que o exemplo do Fox sirva de lição para as demais marcas que atuam no Brasil: a melhor estratégia é respeita o consumidor.
Veja aqui a íntegra do comunicado:
Nota de Esclarecimento
A Volkswagen do Brasil informa que durante reunião com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina e Bahia, Ministério Público Federal e Procon de São Paulo, assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo qual a empresa se compromete a realizar, no prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, o recall do modelo Fox, readequando o mecanismo de ampliação do porta-malas.
A solução técnica a ser apresentada pela Volkswagen passará por avaliação de instituto oficial, que emitirá relatório técnico.
Até o início do recall, a Volkswagen manterá os seguintes canais de informação: o site www.vw.com.br/bancodofox e o telefone 0800 019 8866, disponível de 2ª. a 6ª. feira das 8 às 22 horas e aos sábados das 8 às 14 horas. O objetivo é o de informar e esclarecer o público sobre a correta utilização do atual mecanismo de ampliação do porta-malas.
A Volkswagen manifesta ainda sua satisfação por ter chegado a entendimento com os órgãos de defesa do consumidor, com os quais manteve sempre diálogo produtivo na busca de soluções para melhor atender os consumidores. Presente no Brasil há 55 anos, a Volkswagen reafirma o compromisso com seus clientes e com a qualidade dos seus produtos.