Atualmente com representantes apenas nos segmentos de caminhões semileves e leves, a Foton deve lançar em breve no mercado brasileiro as vans, que já são oferecidas e produzidas na China. A informação foi revelada por Bernardo Hamacek, presidente da Foton no País, durante uma entrevista ao portal Transpodata.
De acordo com o executivo, a Foton Caminhões já assinou um contrato para representar a marca de vans da Foton no Brasil. A chegada das vans chinesas está prevista para até o final do ano. De início, os modelos serão importados da China, mas a intenção dos executivos da empresa é produzi-los em território nacional, na fábrica que a Foton Caminhões está construindo em Guaíba, no Rio Grande do Sul.
“O próximo passo é habilitar o projeto no Inovar-Auto e assim, começar a comercialização das vans”, disse Hamacek. A unidade fabril gaúcha começa a operar em 2016, com capacidade para 2,5 mil exemplares por ano. Mas para os próximos anos, a marca quer atingir um volume de 20 mil utilitários.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
O alvo da Foton com as novas vans será a Renault Master, que hoje domina o segmento, com pouco mais de 1.320 unidades emplacadas de janeiro a fevereiro no País, segundo dados divulgados pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave). Em segunda posição vem a Ducato, da Fiat, com 1.308 mil modelos vendidos.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
ate a presente data não houve acordo entre o Brasil e china sobre as fabricas de vans ou minibus de ate 16 lugares.
o mercado necessita de carros deste porte pois com a saida da kombi da volks e do meriva da chevrolet pararam as importações da marca jinbei minibus brilliance da cnauto e ninguem mais vende ou produs carros como estes.
eu como filiado a sindicato e representante de alguns venho pedir uma pesquisa sobre a falta destes veiculos e o impacto nas ruas pois estamos usando empurrados garganta abaixo pelas pecs do governo tendo de usar volare,ducato, masters que não atendem ao publico escolar e transporte de passageiros urbanos para eventos.
agradecemos desde ja uma materia sobre os recals nacionais das fabricantes de minibus ou veiculos para escolares.