A Foton, fabricante chinesa de caminhões, prepara o início da produção de um novo modelo no Brasil. Após fechar acordo com grandes fornecedores que atuam no País, a empresa finaliza os testes de rodagem de seus protótipos do futuro utilitário nacional, batizado de Foton 10 – 16DT, que deverá sair da linha de produção com mais de 65% de conteúdo nacional, atendendo aos requisitos do programa Inovar Auto, do governo federal, além do FINAME.
O novo caminhão nacional da Foton traz 34 fornecedores locais, como a Cummins, para fornecer motores; ZF, para transmissão; Knorr, para conjunto de freios; Sachs, para embreagens, Maxion, para chassis e rodas; Dana, para eixos e cardan; Voss, para conexões; Pirelli, para pneus; Monroe, para amortecedores; Bepo, para tanque de combustível; Rassini, para feixes de mola; Heliar, para baterias e ThyssenKrupp, para as barras estabilizadoras.
As unidades de testes do Foton circulam por diversas regiões, enfrentando diferenças de temperatura, relevo e pavimentações boas, ruins, além de estradas de terra batida, com todas as configurações de carga sendo vazio, meia carga e carregado.
Em relação ao projeto original chinês, o modelo brasileiro recebeu uma série de alterações técnicas. “São sempre feitas melhorias quando da nacionalização de um produto. Neste caso, por conta do tipo de pista e terreno do Brasil e dos perfis de carga, a Foton Caminhões realizou alterações para melhorar a performance da suspensão, oferecendo mais resistência, flexibilidade e conforto”, disse o gerente de engenharia e desenvolvimento da empresa, Leandro Lucki Gedanken.
O desempenho dos caminhões está totalmente de acordo com os objetivos estabelecidos pelos times de engenharia da Foton Brasil e Foton China. “O comportamento dos primeiros caminhões nacionais da Foton ficou acima das expectativas. A nova suspensão realmente demonstrou ser muito mais adequada às condições encontradas no Brasil. O consumo de combustível ficou dentro do especificado pela fabricante de motor Cummins. O motor também foi validado e homologado pela Cummins (P7), garantindo a redução de emissão de poluentes”, conta o executivo.
Todo processo de nacionalização do Foton 10 – 16DT foi concebido de acordo com o Sistema Modular de Desenvolvimento – Codesign. “Este sistema corresponde à estratégia da Foton Caminhões em utilizar a expertise de engenharia dos fornecedores locais para a montagem e validação do caminhão de 10 toneladas, o qual foi nacionalizado em tempo recorde, cerca de um ano”, finaliza Gedanken.
O novo Foton de 10 toneladas será indicado para aplicações em grandes centros urbanos, devido a “agilidade no transito e a alta capacidade de carga”, além de poder receber terceiro eixo e se transformar em um caminhão de 13 toneladas. O utilitário usa um motor 3.8 litros Cummins, de 156 cv e 51 kgfm, com transmissão ZF 6 S 500 de seis marchas, com Overdrive, que faz com que o motor trabalhe em menor rotação e aumentando sua vida útil e economizando combustível, oferecendo inclusive entrada para tomada de força.
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Entre os equipamentos de série, há ar-condicionado, vidros e travas elétricas, MP3, volante regulável, acelerador manual eletrônico, sensor sonoro de ré, defletor de ar, cabine basculante, freios ABS, barras estabilizadoras dianteira e traseira (maior estabilidade nas curvas), direção e embreagem hidráulicas.
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