A Fórmula E, competição de carros elétricos, está prestes a iniciar sua quarta temporada. O calendário 2017/18 terá início no dia 2 de dezembro de 2017 e vai até 29 de julho de 2018; e inclui cidades como Hong Kong (China), Marrakesh (Marrocos), Santiago (Chile), Nova Iorque (EUA), Montreal (Canadá), Paris (França) e até mesmo São Paulo (Brasil).
A organização da série de corridas divulgou ainda o quadro de equipes e pilotos participantes desta nova temporada. Confira:
Audi Sport ABT Schaeffler
Criada especialmente pela companhia de tuning ABT Sportsline para competir nas corridas elétricas, a Audi Sport ABT Schaeffler é de origem alemã e recebeu recentemente um investimento da Audi Sport. A equipe conquistou com o piloto brasileiro Lucas di Grassi a primeira vitória na competição. Além dele, há o piloto alemão Daniel ABT, que foi eleito o Talento do Ano da Alemanha em 2009 e 2010.
Andretti Formula E
Além da Fórmula Indy e do Rallycross, a Andretti também participa da Fórmula E. A empresa vem investindo em sua equipe, mas enfrentou problemas técnicos na segunda temporada. Para a terceira temporada, a companhia recebeu o modelo ATEC-02 e, mais distante, na quinta temporada; contará com uma parceria técnica da BMW. Entre os pilotos, há Robin Frijns e Antonio Felix da Costa.
DS Virgin Racing
A britânica DS Virgin Racing é de propriedade do Grupo Virgin, mas conta com um uma aliança com a DS Automobiles (marca de luxo da Citroën) para o desenvolvimento e fornecimento do sistema de tração dos carros. Os pilotos da marca são Alex Lynn e Sam Bird.
Dragon Racing
A norte-americana Dragon Racing, que competiu no IndyCar Series e nas 500 Milhas de Indianápolis; também está na Fórmula E. Recentemente, a companhia fez uma parceria com a Faraday Future; uma empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de carros elétricos inteligentes. O primeiro carro deve ser produzido em 2017. Entre os pilotos, há Jerome D’Ambrosio e Neel Jani.
Panasonic Jaguar Racing
Estreante na terceira temporada da Fórmula E, a Panasonic Jaguar Racing é, como o próprio nome indica; uma marca da empresa de eletrônicos e da fabricante de veículos. Ela integra os pilotos Adam Carroll e Mitch Evans.
Mahindra Racing
Primeira marca da indiana Mahindra para corridas internacionais; a Mahindra Racing da Fórmula E se destacou recentemente por marcar sua vitória inaugural na terceira temporada. A companhia conta com os pilotos Nick Heidfeld e Felix Rosenqvist.
NIO Fórmula E Team
A NIO Fórmula E Team é uma evolução da equipe que começou como Team China Racing e foi responsável por levar Nelson Piquet Jr ao campeonato de pilotos inaugural. Além disso, a marca NIO possui a companhia de elétricos NextEV; que conta com o superesportivo elétrico EP9, recordista no circuito de Nürburgring. No quadro de pilotos, há Nelson Piquet Jr e Oliver Turvey.
Renault E.Dams
A francesa Renault E.Dams, afora a Fórmula E, participa ainda da Fórmula 3000; World Series by Renault e GP2 Series. A empresa usou a competição de carros elétricos para desenvolver o TreZor, um modelo conceitual totalmente elétrico; que foi eleito o protótipo mais bonito do Salão de Paris de 2016. A equipe tem os pilotos Nico Prost e Sebastien Buemi.
Techeetah
Criada para a terceira temporada da competição, a Techeetah é a sucessora do Team Aguri. Em sua primeira temporada, a empresa chinesa largou na frente por investir em powertrains e também em sua equipe. Ela, inclusive, é formada por Jean-Eric Vergne e Stephane Sarrazin.
Venturi
Fabricante de elétricos, a Venturi participa da Fórmula E. A equipe conta com o piloto alemão Maro Engel e o francês Tom Dillmann.