Amigos, esse post é uma reprodução de um comentário que fiz no blog do Livio Oricchio, experiente jornalista especializado em automobilismo que, para mim, é o melhor do setor. Extremamente sensato e conhecedor do ambiente (imundo a meu ver) da Fórmula 1, Livio postou um enorme texto explicando sua opinião sobre a polêmica do GP da Alemanha. Segue o comentário que postei em seu blog:
“Livio, respeito demais seu profissionalismo e isenção, coisa, aliás, que deveria ser regra no setor. O fato é que seu post demonstra como a Fórmula 1 deixou de ser esporte. Diria até que é um negócio duvidoso porque, com exceção de empresas como a Red Bull, por exemplo, montadoras ganham muito pouco pelo que gastam. Não acredito que alguém deixaria de comprar uma Ferrari porque a equipe esteja mal no campeonato, muito menos o contrário. No entanto, a Fiat, a Mercedes e, agora, marca de carros esportivos McLaren gastam rios de dinheiro com isso.
Livio, respeito demais seu profissionalismo e isenção, coisa, aliás, que deveria ser regra no setor. O fato é que seu post demonstra como a Fórmula 1 deixou de ser esporte. Diria até que é um negócio duvidoso porque, com exceção de empresas como a Red Bull, por exemplo, montadoras ganham muito pouco pelo que gastam. Não acredito que alguém deixaria de comprar uma Ferrari porque a equipe esteja mal no campeonato, muito menos o contrário. No entanto, a Fiat, a Mercedes e, agora, marca de carros esportivos McLaren gastam rios de dinheiro com isso.
A questão é: para quem o fã torce? Para a Hispania, para a Mercedes ou para a antiga Brawn? Sem contar os italianos, o resto do mundo está pouco se lixando se o Fernando Alonso ganhou seu título pela Renault, McLaren ou Ferrari. Ou seja, o campeonato de construtores têm pouca importância para o público. O que todos querem é ver o talento dos pilotos, mas toda essa profissionalização da categoria acabou com isso. O bravo Mark Webber ousou falar a verdade após o GP da Inglaterra e foi obrigado a se retratar. O que queremos é isso. Disputa verdadeira, não jogo de interesses.Por isso acredito que a Fórmula 1 deveria assumir de uma vez sua cara: ou é uma competição como outras categorias em que o piloto é o mais valorizado ou é um teatro feito para expor diversas marcas e tornar Bernie Ecclestone e cia. mais ricos. Assim, ninguém se surpreenderia com a palhaçada do último domingo.
A corrida ideal envolve dedicação, talento, ousadia e sorte, mas nunca, nunca mesmo favorecimento de um ou outro piloto, não importa se isso signifique vencer o campeonato do ano. Isso é esporte e é o que faz com que tanta gente pare uma hora e meia no domingo na esperança de ver um espetáculo digno.”
Como muitos, acompanho a Fórmula 1 religiosamente há muitos anos – lembro da corrida em que Ronnie Peterson morreu no GP da Itália de 1978, quando seu carro pegou fogo na largada. Nem mesmo com a morte de Ayrton Senna deixei de assistir os GPs, mas o episódio do domingo passado foi a gota d´água que faltava para perder o interesse na categoria. Na minha opinião, como disse acima, a F1 precisa deixar claro o que é: um campeonato de equipes, um campeonato de pilotos em que existe o protagonista e o coadjuvante ou uma categoria como outra qualquer, em que não há jogo de equipe. Porque hoje só penso que ela é tudo menos esporte.
Post muito bem colocado, afinal a Formula 1 é um campeonato de pilotos ou de construtores?
Na última corrida ficou claro que é um campeonato de construtores, e que o Massa é apenas um "motorista da equipe Ferrari".
Por isso esta foi a última corrida de Fórmula 1 que assisti, pois meu interesse era torcer pelo "piloto" Felipe Massa, não pelo "motorista", ou por outro brasileiro com vontade de ser piloto de verdade.
Nem campeonato de construtores é, porque mesmo que Massa ganhasse a corrida, o total de pontos da Ferrari seria o mesmo.
Parece "Telecat", parece que já está tudo armado para quem vai ganhar. Fico pensando nos apostadores (coisa que acontece na inglaterra, se não me engano), a armação pode mudar tudo.
Enfim, é uma vergonha, por isso que falam "Circo da Formula 1", só que os palhaços, somos nós.
Muito bem colocado Ricardo. O maior ridículo fica para o próprio Alonso, que mostrou à todos, além de não ter personalidade, não ter coragem. Uma pena o esporte, cada vez mais sucumbindo aos interesses capitalistas. Alguém conhece um tal polvo Paul?…..
Infelizmente a F1 acabou desde Senna. Quando que um piloto brasileiro em seu tempo aceitaria um papel tão ridículo quanto o de Massa simplesmente para se manter em seu emprego ??? O cara aceita uma palhaçada dessa quando não se garante. Se o cara tem gana de ser campeão ganharia a corrida e somaria mais oito pontos para seu campeonato e no final do ano estouraria o champanhe de campeão. Antes um campeão no fim do ano e o Massa sabe que tem condições disso que um outro pastelão, capacho de companheiro de equipe. Ainda vamos esperar muito pra termos um brasileiro de FIBRA na F1.
Muito do que ocorreu se deve ao "Santander"!
O presidente do banco (banco este que lambe o Alonso)estava no circúito. Então fica fácil saber o por quê desta ordem. Alonso não tem escrúpulos, é um amoral, quando ele disse em seu rádio que aquilo era ridículo, deveria estar a pensar… Vai ser ridículo eu chegar em segundo com o presidente do Santander aqui!
Hoje, eu não compraria carros da Fiat e mudaria de banco, após este episódio. Radicalismo? Sim, mas se tenho opções semelhantes e uma ou outra marca faz algo que a desabone, não há porquê eu ser bonzinho com elas.
Eu sempre torci para a mclaren, e continuo a assistir a formula 1 e torcer mais ainda pela mclaren..
Lembrem-se dos anos 90 quando a mclarem pediu que senna e prost não ultrapassasse um ao outro antes da 1. volta?!!! sabe quem quebrou essa regra?! o piloto chamava-se Ayrton Senna e não aconteceu nada com ele, e felizmente ele não tinha o nome de rubinho massa e felipe barrichello!!
A Ferrari ajudou e fez de tudo ano passado para o Rubinho Massa, e o mesmo desapontou geral. Portanto estou com a Ferrari. Alonso é muito mais investimento. É arrojado e mais piloto. A verdade dói.
Só sei que é uma vergonha ver um esporte se transformando em um campeonato de publicidade de montadoras…
dinheiro meus caros, dinheiro.
dinheiro é o cartão de visita do diabo.
e estes motoristas das construtoras são umas prostituta$.