A Ford apresentou na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, em São Paulo, três novas versões da Transit que chegam ao mercado em 2023: Automática, Chassi e E-Transit 100% elétrica. A diversificação da oferta de modelos da van faz parte da estratégia da Divisão de Veículos Comerciais da Ford no Brasil para aumentar a sua participação nesse segmento, que tem sido um dos destaques da indústria.
“O segmento de vans está em expansão, principalmente com as mudanças dos hábitos de compra do consumidor e o comércio eletrônico, que teve um salto de quase 70% no Brasil em 2020 e avançou mais 30% em 2021”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul. “As novas versões da Transit vão nos colocar em importantes subsegmentos nos quais não atuamos hoje, incluindo o de chassis que representa 40% do mercado de vans, para ampliar a participação da linha.”
A Ford iniciou a venda da Transit no Brasil no final de 2021, com a versão de passageiros, minibus, e em abril deste ano lançou o modelo Furgão – ambos produzidos no Uruguai, em parceria com a Nordex. O resultado conquistado no mercado nesses 12 meses é comemorado pela empresa.
“A Ford é a marca que mais cresceu no segmento de vans de passageiros, a Transit Minibus chegou a 12% de participação, com picos de 17%. E a Transit Furgão foi a segunda que mais cresceu, com 4% de participação e picos de 11% em apenas sete meses”, destaca Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
Primeira van automática
A Transit Automática será a primeira van a oferecer esse tipo de transmissão no Brasil, com uma proposta focada na eficiência e produtividade do transporte. Ela traz soluções de engenharia que garantem grande robustez e durabilidade e permitem extrair a máxima eficiência do motor, reduzindo o custo de operação da frota.
Entre outras vantagens, a Transit Automática ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota, junto com o sistema auto start-stop, exclusivo na categoria e oferecido de série em toda a linha. A van sem pedal de embreagem chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e furgão longo com capacidade de 12,4 m3.
Já a Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 em duas versões, com 3.500 kg e 4.700 kg de PBT. Ela tem capacidade de carga de até 2.600 kg e pode ser usada em diferentes aplicações, como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais.
E-Transit 100% elétrica
A eletrificação é outra grande aposta da Ford, com a chegada da E-Transit, van elétrica que já é sucesso no mercado norte-americano e na Europa. Ela começa a ser oferecida na versão furgão em um programa com grandes frotistas para entender as suas necessidades, condições de uso e recarga, de modo a entregar a melhor opção de negócio.
A E-Transit 100% elétrica tem tração traseira e tecnologia embarcada de série para minimizar os riscos de paradas imprevistas e maximizar a produtividade. A sua bateria de íons de lítio tem 68 quilowatts e proporciona uma autonomia máxima de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso. Ela pode ser carregada tanto em corrente contínua, de modo rápido, como em corrente alternada. A bateria instalada no assoalho e outras soluções de design preservam o espaço para carga, assim como a durabilidade e a facilidade de modificação. Outra vantagem é o custo total de operação 40% menor, por ter menor quantidade de peças de desgaste e utilizar energia elétrica.
“A Ford é líder global do segmento de veículos comerciais e vários fatores contribuíram para ela chegar nessa posição em mercados tão importantes”, diz Guillermo Lastra. “Junto com o design e a qualidade está o nosso foco em dar rentabilidade para o cliente 24 horas por dia, sete dias por semana, com novos produtos, tecnologias e serviços, e vamos continuar investindo nessa direção.”
Conectividade de série
As novas versões da Transit, assim como toda a linha, virão com conectividade embarcada de fábrica, tecnologia que diferencia a van da Ford no segmento. A conectividade permite oferecer serviços exclusivos que antecipam possíveis ocorrências e garantem maior agilidade no atendimento, entregando mais produtividade e menor custo de operação para o cliente comercial. Além da localização do veículo, agendamento de serviços online e geração de indicadores para o negócio, a conectividade viabiliza a assistência remota, com o acompanhamento preventivo inteligente e a assistência técnica em conferência.
“Além do acesso a informações e comandos remotos, o modem embarcado gera dados do veículo em tempo real que são gerenciados no nosso centro de produtividade. Isso facilita a administração da frota e também agiliza a manutenção, gerando um histórico detalhado dos diagnósticos e serviços feitos no veículo”, diz Rogelio Golfarb.
Assinatura de veículos comerciais
A Ford começa a oferecer o seu serviço de carros por assinatura Ford Go também para clientes comerciais, com modelos da Ranger e da Transit. Ele está disponível para clientes individuais até grandes frotistas, com contratos de 12, 24 ou 36 meses de duração e rodagem de 2.000, 3.000 ou 4.000 km por mês. Os modelos disponíveis da Transit são a Minibus, para 15 ou 18 passageiros, e Furgão de 10,7 e 12,4 m3. Já a Ranger é oferecida na versões XL, XLS e XLT.
“A vantagem principal do serviço de assinatura é o cliente montar a sua frota sem comprometimento de capital, que assim pode ser investido em outras áreas chaves do negócio”, diz Guillermo Lastra. “A assinatura permite também um melhor gerenciamento e operação de custos, com previsibilidade.”
Como diferenciais para o cliente, o Ford Go oferece simplificação de registro, documentação e seguro, com uma jornada digital, e ganho de tempo na manutenção, que é feita diretamente pela Rede Ford.
Planos de manutenção e extensão de garantia
Outra novidade mostrada na feira são os planos de manutenção e extensão de garantia projetados para manter o veículo 100% original e garantir uma maior produtividade, reduzindo o risco de paradas imprevistas. Dependendo do plano, o Ford Protect de manutenção pode incluir as primeiras três ou quatro revisões e a troca de peças de desgaste do veículo pelo período de até 24 meses ou 80.000 km, o que ocorrer primeiro. Já o Ford Protect de extensão de garantia amplia o prazo e a quilometragem da cobertura de fábrica.
As revisões da Transit são feitas a cada 12 meses ou 20.000 km pelo programa Preço Fixo da Ford, que garante transparência e previsibilidade. Para usar o serviço, o cliente precisa apenas informar o número do chassi no momento de agendar a revisão ou reparo.
“O plano Ford Protect é mais um fator de tranquilidade para o cliente da Transit, cobrindo itens de desgaste para que ele possa rodar com segurança e manter o veículo sempre em dia com previsibilidade de custos”, afirma Guillermo Lastra. “Vamos continuar a inovar e oferecer soluções para aprimorar a rentabilidade e a experiência do consumidor.”
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Como condição especial para quem adquirir a Transit durante a Fenatran, a Ford oferece financiamento exclusivo com taxa zero e entrada de 60%, além de descontos especiais e valorização do veículo usado do cliente. A marca expõe também uma Ranger de polícia e uma Transit ambulância como exemplos da versatilidade de aplicações da sua linha de veículos comerciais.
Galeria Ford Transit Chassis
Galeria Ford e-Transit
Galeria Ford Transit Furgão Automática
Galeria Ford Transit Minibus Automática
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.
Tenho pena de quem ainda investe nessa marca. A Ford perdeu toda a confiabilidade e credibilidade no Brasil, e seus importados só definham em vendas.