E enfim podemos ver sem nenhuma restrição a novíssima geração do EcoSport, agora crossover global da norte-americana Ford. Desenvolvido no Brasil para ser comercializado no mundo todo – principalmente em mercados emergentes e asiáticos –, o novo SUV compacto da marca será apresentado na manhã desta quarta-feira (4) em um evento para jornalistas em Brasília (DF), e logo em seguida será mostrado no estande da Ford no Salão de Nova Déli, na Índia.
Seguindo as linhas do padrão de design Kinetic da Ford, o novo EcoSport traz linhas já reveladas através de projeções publicadas por diversas mídias e em um teaser divulgado pelo fabricante há alguns meses. Em comparação com a antiga geração, o novo utilitário-esportivo nada tem a ver com o atual “Eco” vendido no Brasil desde 2003 e que vem sofrendo reestilizações ao longo dos anos para se manter atual. Tudo foi renovado, desde os faróis as maçanetas. Apenas o nome foi mantido.
A versão divulgada pela Ford nas imagens que ilustram esta matéria (ainda em versão conceitual) é exatamente a mesma que será produzida na planta da empresa em Camaçari, na Bahia. O principal elemento que irá diferir o modelo brasileiro do EcoSport que será vendido em outros mercados será o estepe preso na tampa do porta-malas, recurso adotado pela Fiat e Volkswagen, por exemplo, logo após do lançamento do Ford no Brasil.
O novo Ford EcoSport 2013 de produção deverá sofrer diversas alterações em relação ao protótipo. A dianteira será o principal ponto de alteração, principalmente na grade, que ficará menos encorpada e robusta. Os faróis e as lanternas traseiras receberão as iluminações convencionais.
Como o novo jipinho utiliza a base do New Fiesta, haverá diversos itens interessantes nas versões mais caras, como no caso dos sete airbags e o sistema SYNC, desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft, que traz a possibilidade de receber mensagens de texto que serão acessadas a partir do volante, sem o motorista tirar a mão da direção, por exemplo.
No quesito motorização, há grandes chances dos atuais 1.6 Sigma e 2.0 Duratec serem mantidos na nova geração do EcoSport. Porém, a evolução ficará por conta da transmissão automática, que poderá ser a Powershift de seis marchas e dupla embreagem que equipa o New Fiesta nos Estados Unidos – aqui o Eco usa um câmbio de quatro marchas.
Em suma, o novo EcoSport tem tudo para recuperar o coração dos antigos donos. O visual, o requinte e o espaço interno serão as principais armas da Ford para conquistar os consumidores. Agora só nos resta saber qual será o preço a ser cobrado pela montadora no modelo. Atualmente, o EcoSport custa entre R$ 55 mil e R$ 65 mil.