A Ford revelou nesta quarta-feira (16) no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, a nova geração do utilitário esportivo Escape. A princípio, o visual do crossover é bem parecido com o do conceito Vertrek – mostrado pela marca no início do ano no Salão de Detroit –, alinhado ao design One Ford mundial da marca, além de evidenciar certa inspiração no Focus. O design do utilitário servirá de inspiração para a nova geração do EcoSport.
No interior, as semelhanças com o hatch/sedã médio da Ford – que chega ao Brasil em 2013 – continuam. O Escape exibe o mesmo volante de quatro pontos do Focus e painel de instrumentos. O belo console central também é semelhante em ambos dos modelos.
Substituto do atual Kuga na Europa – aonde o modelo chegará no início de 2012, enquanto nos Estados Unidos o crossover terá suas vendas iniciadas já em dezembro –, o novo Ford Escape mede 4,52 metros de largura, 1,68 m de altura e 2,69 m de largura, medidas suficientes para competir com modelos à altura do Honda CR-V, que foi renovado a pouco tempo.
Debaixo do capô, o automóvel trará uma variedade de motores para a gama. Inicialmente, haverá um 2.5 litros de quatro cilindros com 170 cv de potência e 23 kgfm de torque máximo, seguido pelo 1.6 litro EcoBoost de quatro cilindros com 175 cv e 24,4 kgfm de torque. Para as variantes topo de linha estará disponível um 2.0 também da linha EcoBoost, que entrega 240 cv e 34,5 kgfm de torque. Em todas as configurações, o Ford Escape será equipado com uma transmissão automática de seis marchas.
E, no ramo tecnológico, o Escape traz o MyFord Touch como principal destaque. O sistema multimídia integra comando de voz ou pela tela touch screen, sensor de pontos cegos, assistência de estacionamento, além da abertura automática do porta-malas por sensores de movimento dos pés.
Nota do editor
Como é parente da família Focus III, o Escape poderia ser produzido na Argentina sem grandes dificuldades. E ele atua num nicho hoje importante, onde a Hyundai com a dupla Tucson/ix35 domina. Quem sai de um EcoSport hoje não tem bala para pular para um Edge. Com o Escape/Kuga, esse caminho natural seria preenchido – e ainda podemos ver por aí o Everest, “Blazer” da nova Ranger.
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