Lançado em outubro passado, o Ford New Fiesta hatch gerou uma grande polêmica devido seus preços abusivos. O dois-volumes da marca norte-americana chegou ao Brasil com um preço inicial de R$ 48.950, podendo atingir os R$ 54.950 na versão mais cara, preço de um Focus, inclusive. Entretanto, a Ford anunciou na última semana uma redução no preço do hatch e do sedã de até bons R$ 3.500, dependendo da versão do admirável compacto premium.
Agora o New Fiesta na carroceria hatch será comercializado pelo preço de R$ 45.950, enquanto o três-volumes terá valor sugerido de R$ 47.950 na versão de entrada, que em ambos os modelos vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, sistema de som com entrada auxiliar e seis alto-falantes, alarme e rodas de liga leve aro 15. O modelo com o novo preço chega às concessionárias em fevereiro.
Esse reposicionamento de preço é consequência do aumento da disponibilidade de produção do modelo (que é feito no México, e vem para o Brasil isento dos impostos de importação) para o mercado sul-americano. “Com essa reprogramação, poderemos atender com maior disponibilidade os consumidores que desejam o New Fiesta no nosso mercado”, afirmou Oswaldo Ramos, gerente nacional de Vendas da Ford.
Além disso, essa redução no preço é uma estratégia da Ford para enfrentar a nova concorrência que chegará ao mercado nacional ainda este ano, aumentando a oferta do modelo. A briga será renovada após a chegada da nova geração do Citroën C3 e do Fiat Punto reestilizado, este último previsto para chegar neste semestre.
Apesar desta redução no preço, o New Fiesta permanece com os diversos itens de segurança e de entretenimento na versão mais cara, que vem equipada com sistema multimídia SYNC com comando de voz em português, controle de estabilidade e tração, assistência de partida em rampa e 7 airbags – incluindo airbag de joelho.
O motor do Ford New Fiesta é o Sigma 1.6 Flex 16V, com bloco, cabeçote, cárter e mancais em alumínio, que gera 115 cv com etanol e 110 cv com gasolina e leva o carro à velocidade máxima de 190 km/h, limitada eletronicamente.
Os planos da Ford para o New Fiesta não param por ai. A marca iniciará a produção do modelo em 2013, na planta de Camaçari, na Bahia. A partir disso, o compacto já receberá sua primeira reestilização, aos moldes do novo design da Ford, já implantada no novo Fusion.