Para acirrar a briga com a renovada Toyota Hilux e com a Chevrolet S10 (que será reestilizada em breve), a Ford Ranger 2017 acaba de estrear novidades importantes para a nova linha. A nova picape adotou mudanças no visual, interior totalmente redesenhados e equipamentos de segurança inéditos no segmento. Os preços, acompanhando as alterações, estão mais altos, podendo alcançar os R$ 179.900 na versão topo de linha.
No visual, a Ford Ranger 2017 recebeu faróis redesenhados, grade com novo formato e acabamento em cromado e para-choque dianteiro com novas formas, além de novas rodas. O interior, por sua vez, se destaca pelo novo painel, com direito a acabamento mais refinado e novos itens, como painel de instrumentos com duas telas LCD nas extremidades e sistema multimídia SYNC com tela de oito polegadas e navegador GPS.
Além disso, o chassi recebeu reforços nas longarinas, enquanto a direção agora tem assistência elétrica. A lista inclui também pneus de baixa resistência à rolagem, resultando em uma redução de até 15% no consumo de combustível e 16% nas emissões de poluentes, juntamente com outras melhorias.
O motor 3.2 litros turbodiesel de cinco cilindros da picape também adotou melhorias, visando um menor consumo, com novos bicos injetores, turbocompressores e desenho dos cilindros, além de novos coxins. O bloco consegue entregar 200 cavalos de potência, a 3.000 rpm, e 47,9 kgfm de torque, entre 1.750 e 2.500 rpm.
A linha dispõe ainda do 2.2 litros turbodiesel de quatro cilindros, que recebeu as mesmas alterações da unidade maior, com ganho de 10 cv na potência, passando a gerar 160 cv, e 1,1 kgfm no torque, chegando a 39,3 kgfm.
O câmbio automático de seis marchas, agora disponível também para o 2.2, traz mudanças na calibração e conversor de torque.
Entre os equipamentos, agora todas as versões da Ranger dispõem de sete airbags (frontais, laterais dianteiros, de cortina e de joelhos para o motorista), controles eletrônicos de estabilidade e tração, encostos de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
Na Limited, a novidade fica por conta do alerta de colisão frontal, aviso de saída de faixa (que vira o volante e intervém na direção se o motorista não reagir), assistente de faróis altos (abaixa o facho ao detectar um veículo a frente), alerta de pressão baixa dos pneus, alerta de proximidade (projeta luz de LED no para-brisa, que pisca com maior risco de colisão, e pré-carrega os freios) e controle de cruzeiro adaptativo (acelera e freia automaticamente em relação ao veículo da frente).
O modelo XLS inclui ainda ar-condicionado manual, direção elétrica, diferencial traseiro blocante, SYNC com AppLink e Assistente de Emergência, trio elétrico, faróis de neblina, iluminação na caçamba, banco do motorista com ajuste de altura e lombar, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, rodas de liga-leve de 17 polegadas e faróis com acabamento escurecido.
A Limited se diferencia pelo ar-condicionado automático e digital de duas zonas, banco do motorista elétrico em oito posições, SYNC com navegador GPS, bancos em couro, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, faróis com acendimento automático, protetor de caçamba, capota marítima, rodas aro 18, faróis com projetores e acabamento cromado, para-choque traseiro, maçanetas e retrovisores em cromado, santo antônio estilizado, bagageiro de teto, estribos laterais e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
A Ford mudou ainda o período de garantia, que passou de três para cinco anos, sem limite de quilometragem para pessoas físicas e até 100.000 km para pessoas jurídicas, com plano de manutenção com revisões anuais ou a cada 10.000 km. De acordo com a marca, o custo de revisões até 30.000 km ou 36 meses ficou 34% menor nas versões de 3.2 litros e 39% nas de 2.2 litros.
A nova Ranger XLS 2.2 turbodiesel com câmbio manual custa R$ 129.900, enquanto a Ranger Limited 2.5 turbodiesel com transmissão automática tem preço de R$ 179.900. Os valores dos modelos flex e da XLT turbodiesel serão divulgados em abril.