Quando a Ford lançou o New Fiesta no mercado brasileiro, ficou devendo um câmbio automático, item essencial no segmento, já presente nos arquirrivais Honda City e Fit, Fiat Punto e Volkswagen Polo, sendo que nesses dois últimos a transmissão é automatizada. Porém, para recompensar a demora, a marca norte-americana implantará no conjunto mecânico do compacto premium uma transmissão bastante moderna, automática de dupla embreagem, batizada de PowerShift.
Segundo informou o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, o New Fiesta hatch e sedã PowerShift chegarão ao mercado brasileiro provavelmente no primeiro semestre de 2013. Junto com a caixa, virá à primeira reestilização do carro (aos moldes da recém-apresentada versão esportiva ST do veículo). Além disso, o Ford deixará de vir importado do México, passando a ser fabricado em Camaçari, na Bahia.
Além do New Fiesta, o Focus abandonará a longeva transmissão automática de quatro marchas e também ganhará o câmbio PowerShift – de seis velocidades –, acompanhado da nova geração do modelo, nas carrocerias hatch, sedã e perua. Junto à transmissão, o novo Focus terá o novo motor 1.6 litro da família Ecoboost debaixo do capô, que é capaz de render em torno dos 160 cavalos de potência.