Enquanto o novo Ford Mustang GT 2018 não faz a sua estreia no Brasil – algo previsto para meados do fim deste ano –; lá fora o muscle-car registra recorde na linha. O modelo topo de linha consegue acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos com o modo de direção “Drag Strip”. Trata-se do Mustang GT mais rápido de todos os tempos; conseguindo se equiparar a carros mais caros, como o Porsceh 911 Carrera.
De acordo com o engenheiro-chefe do Mustang, essa aceleração pode ser explicada pelo motor 5.0 V8 aprimorado com mais potência e torque; mudanças de marcha imediatas e suaves com o câmbio SelectShift de 10 marchas; modo de direção “Drag Strip” e pneus Michelin Pilot Sport 4S, de tração mais eficiente e ofertados com o pacote Performance.
“Normalmente, perde-se tempo na troca de marchas, mas no modo ‘Drag Strip’ o torque do motor não cai quando fazemos a mudança. A nova transmissão garante torque e potência máximos constantes”, diz Widmann.
O motor que equipa o Ford Mustang GT 2018 é dotado de injeção direta de alta pressão e uma porta de baixa pressão para aumentar a potência a eficiência. São 466 cavalos de potência e 58 kgfm de torque. Já a transmissão oferece controles hidráulicos, mais precisos e rápidos; além de um sistema de controle eletrônico com algoritmos de programação de troca em tempo real para garantir a marcha certa na hora certa, incluindo mudanças e reduções não sequenciais.
Há também cinco modos de condução: normal, esporte, pista, “Drag Strip” e neve/pista molhada; que podem ser comandados por teclas no volante. O modo “Drag Strip” tem como foco a máxima aceleração e desempenho em pista reta; controlado pela transmissão. Ele elimina o tempo geralmente perdido nas trocas com o câmbio automático.