Com três anos de mercado, a atual geração do Ford Mustang acaba de receber suas primeiras mudanças. O muscle-car chega à linha 2018 com visual mais “nervoso”; novas tecnologias; motores aprimorados; mudanças no conjunto mecânico e a opção de transmissão automática de dez marchas. De acordo com a própria marca, a novidade fará sua estreia no Brasil em meados do ano que vem para enfrentar o Chevrolet Camaro na faixa dos R$ 300 mil.
Do lado de fora, o Ford Mustang 2018 exibe faróis com novo formato e iluminação em LED; novos piscas e faróis de neblina; grade frontal redesenhada; para-choque com novas linhas; capô com formato mais baixo e com novas entradas de ar; novos para-lamas dianteiras; lanternas traseiras em LED com novo formato e novo para-choque traseiro.
O interior do esportivo da Ford recebeu volante revestido em couro nobre com aquecimento como opcional; console central redesenhado com costuras contrastantes feitas à mão e almofadas de joelho; acabamento em alumínio nos aros, instrumentos e maçanetas e bancos com novas opções de revestimentos e cores.
Há também um novo painel de instrumentos totalmente configurável, com tela de 12,3 polegadas e três modos de personalização (normal, sport e track); e sistema multimídia SNYC com plataforma de serviços Ford Pass e MyMode, que dispõem de funções de memória para o motorista registrar suas configurações preferidas, como ajustes da suspensão e da direção; além de dar partida no motor, travar e destravar o carro e localizar o veículo, remotamente, pelo app para smartphones.
No aparato mecânico, há novos amortecedores, nova junta do eixo transversal da suspensão traseira para aumentar a rigidez lateral; novas barras estabilizadoras para melhorar o controle e resposta do conjunto; amortecedores MagneRide (opcional) e sistema de válvula ativa do escape, também opcional, que incorpora ainda mais o ronco do motor.
E por falar em motor, o 2.3 litros EcoBoost de quatro cilindros recebeu aprimoramentos para entregar mais torque em acelerações mais fortes, graças à tecnologia “overboost”. Além dele, o 5.0 V8 traz mais potência e giro, devido ao uso de uma injeção direta de alta pressão. A unidade V6, que era oferecida nas versões intermediárias, deixa de ser ofertada.
O destaque, porém, fica por conta do novo câmbio automático de 10 marchas, disponível para os dois motores, que entrega maior potência média em aceleração, melhorando a resposta e o desempenho. Segundo a Ford, a nova transmissão tem engates mais rápidos, melhor resposta em velocidades mais baixas e redução nas perdas por atrito em comparação com a antiga de seis velocidades.
Já a transmissão manual de seis marchas foi totalmente redesenhada, com duas embreagens e um volante de massa dupla para ampliar o toque e oferecer uma modulação de embreagem mais eficiente.
O novo Ford Mustang será oferecido nos Estados Unidos a partir de setembro de 2017. Os preços ainda não foram divulgados.