Enquanto a nova geração do Fusion não faz sua apresentação no território brasileiro, lá na Europa a Ford apresentou o novo modelo, em versão destinada para aquele mercado, que traz o nome Ford Mondeo, bastante conhecido em diversos países, e que será apresentado no final deste mês, no Salão de Paris. Em relação ao modelo “original”, o novo Ford Mondeo apresenta pouquíssimas mudanças no visual.
Veja também: Ford apresenta nova linha reestilizada do Fiesta
Porém, ao contrário do Fusion, o Mondeo não somente na carroceria sedã, mas como também nos modelos perua e nothback, uma espécie de cupê de quatro portas. Além disso, o novo Mondeo estreia com motor 1.0 litro, turbo de três cilindros, da linha EcoBoost, algo diferente para o segmento.
Assim como o irmão norte-americano, o europeu Ford Mondeo traz uma dianteira marcada pela grade de formato trapezoidal e pelos faróis que se alongam para a lateral, dando ênfase para um visual mais agressivo. A traseira é um pouco menos hostil e apresenta lanternas parecidas com as do irmão menor New Fiesta Sedan. Por dentro, o painel do modelo mostra linhas futurísticas, com direito a console central flutuante, que abriga o sistema de entretenimento da Sony, com tela sensível ao toque. O painel de instrumentos traz elementos digitais e o volante tem três raios e mais de vinte botões. Os paddle shifts para trocas de marchas ficam logo atrás.
Sobre o motor 1.0 Ecoboost, que usa o conceito de downsizing, ele virá para ocupar o lugar do antigo 1.6 litro aspirado, oferecido por lá, de acordo com o vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Ford na Europa, Barb Samardzich. Além do Ford Mondeo, o propulsor já equipa também os modelos Focus e Fiesta reestilizado. O motor traz comando de válvulas com variadores de fase independentes para cada cilindro (Ti-VCT), turbo com baixa inércia. Há ainda cabeçote de alumínio integrado ao coletor de escapamento e injeção direta de gasolina. A potência é de 125 cv, e o torque, 20,4 kgfm, disponível já nos 1.450 giros. Com isso, o índice de emissão de CO2 é de apenas 130 gramas por quilômetro rodado.
Além do 1.0, haverá outras opções de motores a gasolina, como o 1.5 e 2.0 TDCi e os Ecoboost 1.6 e 2.0. Futuramente, será oferecida uma versão híbrida, que trará um propulsor 2.0 a gasolina associado a um elétrico de 47 cv. As variantes equipadas com motores a diesel estarão disponíveis em breve. Entre os equipamentos que compõe a lista do novo Ford Mondeo, destaque para o sistema MyFord Touch, que traz interação por voz, entrada USB e para cartão de memória, saída para áudio e vídeo e conexão Bluetooth para celulares de diversos sistemas operacionais (como Android e Windows Phone), cinto de segurança infláveis (a principal novidade no quesito segurança do novo Ford), faróis com LEDs e teto-solar elétrico panorâmico.
Os preços ainda não foram divulgados. No mercado nacional, os brasileiros terão o gostinho de ver a nova geração do Ford Fusion passeando pelas ruas. O novo modelo deverá chegar por aqui em meados do início do ano que vem, trazendo o motor 2.5 litros flex, que substitui o atual a gasolina e que já equipa a nova Ranger, e o novo 2.0 Ecoboost, que substitui o atual V6.
[nggallery id=184]