A Ford Maverick introduziu um novo conceito de caminhonete, proporcionando o mesmo nível de dirigibilidade e conforto encontrado em sedãs e SUVs, sem abrir mão da robustez e versatilidade esperadas nesse tipo de veículo. Além disso, a Maverick é pioneira no mercado ao lançar uma versão híbrida, a Maverick Hybrid, na luxuosa versão Lariat.
A nova versão é a primeira picape híbrida vendida no Brasil, e perdeu a tração AWD e o motor EcoBoost de 254 cv para ganhar muito em economia, tudo no mesmo preço, ou seja, é a opção do cliente para escolher o que mais agrada.
A Maverick Hybrid reforça a liderança e o pioneirismo da Ford no segmento de caminhonetes e representa um passo importante no plano de eletrificação da marca, que também inclui o lançamento do Mustang Mach-E e do E-Transit neste ano, abrangendo diferentes segmentos do mercado. Com a inclusão da Maverick Hybrid, a linha Raça Forte da Ford se torna a mais completa do segmento, ao lado da Maverick FX4, da Ranger e da F-150, trazendo o que há de melhor no mundo para os consumidores brasileiros.
O avançado sistema de propulsão híbrida da nova caminhonete, composto por um motor a gasolina Atkinson 2.5 e um motor elétrico, fortalece sua proposta de uso urbano. Essa combinação oferece uma potência combinada de 194 cv e permite ao veículo rodar impressionantes 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com uma autonomia superior a 800 km.
O melhor de tudo é que essa alta eficiência é alcançada sem comprometer o desempenho. Pelo contrário, a Maverick Hybrid oferece um desempenho comparável a um carro esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, torque instantâneo e uma condução silenciosa, proporcionando uma experiência de direção ainda mais refinada.
Comparada às caminhonetes e SUVs concorrentes movidas a diesel, a Maverick Hybrid Lariat é cerca de 30% mais econômica em termos de consumo, além de oferecer melhor desempenho, autonomia, espaço interno, conforto, silêncio, versatilidade e experiência para o cliente. Outro destaque é o preço. Ela está disponível pelo mesmo valor da versão FX4 equipada apenas com motor a combustão: R$ 244.890, tornando mais acessível a opção pela nova tecnologia.
A Maverick Hybrid está disponível em dez opções de cores de carroceria, realçando o estilo esportivo e a exclusividade do veículo: Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Lyse, Azul Malacara, Cinza Dover, Prata Orvalho, Cinza Torres, Preto Astúrias e Branco Ártico, além da nova cor Azul Atlas.
O design da Maverick, com linhas retas e proporções icônicas, é uma característica da família de caminhonetes da marca. Dentro da categoria, a Maverick é maior tanto em comprimento (5.110 mm) quanto em altura (1.733 mm) e distância entre eixos (3.076 mm), proporcionando mais espaço e conforto para cinco adultos. Essa diferença é especialmente perceptível nas medidas de espaço para as pernas, cabeça e ombros dos passageiros traseiros.
A cabine também chama a atenção pelo acabamento moderno, de alta qualidade, e soluções inteligentes de espaço. Os bancos com revestimento premium ActiveX possuem ajuste elétrico em oito posições para o motorista e ajuste manual em seis posições para o passageiro. O volante revestido em couro conta com ajuste de altura e profundidade. O seletor rotativo de marchas e o freio de estacionamento elétrico liberam espaço no console e facilitam o acesso aos diversos porta-objetos.
O compartimento localizado sob o banco traseiro tem capacidade de 58 litros. Com a abertura do banco a 90 graus, o acesso a esse compartimento é simples e ele é ideal para acomodar itens como mochilas e equipamentos esportivos. As portas são bem projetadas, com espaço para garrafas de 1,5 litro, guarda-chuva e até mesmo suportes para transportar uma bicicleta. O para-brisa acústico contribui para o surpreendente silêncio no interior do veículo.
A caçamba, com capacidade para 943 litros e carga útil de 659 kg, é totalmente funcional. Com 1.344 mm de comprimento e largura padrão para acomodar um pallet (1.353 mm), ela oferece flexibilidade para transportar diferentes tipos de carga. Além disso, a caçamba é revestida com material resistente e possui compartimentos inteligentes nas laterais, oito pontos de fixação e encaixes para divisórias. A tampa da caçamba pode ser aberta em uma posição intermediária para transportar objetos maiores, e a preparação para engate permite rebocar até 400 kg.
A Maverick Hybrid apresenta um desempenho dinâmico que surpreende aqueles acostumados a dirigir caminhonetes convencionais. Sua combinação de desempenho e controle traz muita confiança ao motorista, tanto em condições vazias quanto com carga máxima.
A nova caminhonete híbrida é equipada com o moderno motor Duratec 2.5 a gasolina, de ciclo Atkinson e comandos variáveis, com torque de 21,4 kgfm a 4.000 rpm, acoplado a uma transmissão e-CVT de última geração. Nessa transmissão estão integrados o motor elétrico de tração e um gerador. Essa transmissão avançada utiliza engrenagens planetárias e possui uma função de redução para subidas e descidas íngremes.
Os dois motores, elétrico e a combustão, podem trabalhar de forma independente ou em conjunto para acionar a tração dianteira. Essa seleção é feita automaticamente, sem ação do motorista, para oferecer o melhor desempenho, rendimento e nível de carga da bateria.
O sistema de frenagem regenerativa com assistência em rampas, a grade aerodinâmica ativa, o sistema Auto Start-Stop e os pneus de alta eficiência, com medida 225/60 R18, contribuem para que a Ford Maverick Hybrid atinja um consumo combinado de 14,6 km/l (padrão INMETRO). O tanque de combustível comporta 57 litros.
A bateria de tração, composta por células de íons de lítio, possui capacidade de 1,1 kWh e potência máxima de 27 kW. Ela pesa 27 kg, conta com um sistema de resfriamento líquido e é extremamente compacta, o que permite sua instalação sob o assoalho sem interferir no espaço da cabine.
A suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, possui amortecedores com “stop” hidráulico, enquanto a suspensão traseira é formada por um eixo de torção e molas de força vetorada. Ambas garantem uma condução suave e controlam eficientemente a inclinação da carroceria.
O veículo também vem com cinco modos de condução: Normal, Reboque, Escorregadio, Eco e Esportivo. Esses modos ajustam automaticamente a sensibilidade do controle de estabilidade e tração, do acelerador e da direção para otimizar o desempenho e a segurança em cada condição de direção.
A conectividade é outro recurso padrão da Ford Maverick Hybrid, que contribui para oferecer a melhor experiência ao usuário em termos de conveniência, transparência, agilidade no atendimento e maior controle sobre os serviços.
Com o aplicativo FordPass, o cliente pode agendar serviços, incluindo retirada e entrega em casa, além de conferir os preços online, acompanhar sua execução em tempo real e contar com suporte técnico 24 horas. Com o exclusivo acompanhamento preventivo inteligente, uma equipe de especialistas monitora mais de 3.000 alertas de funcionamento do veículo e, ao identificar uma condição crítica, orienta proativamente o cliente.
O aplicativo permite ainda controlar o travamento e o destravamento remoto, dar partida remota com climatização, receber alertas de funcionamento e de acionamento do alarme, localizar o veículo e conferir a autonomia, hodômetro e pressão dos pneus, tudo pelo celular.
A Ford Maverick Hybrid possui tecnologias avançadas de conveniência e segurança que oferecem uma interação altamente intuitiva e facilitam o dia a dia do usuário. Um painel com tela digital de 6,5 polegadas, sistema multimídia SYNC com tela de 8 polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, chave com sensor de presença e botão de partida, abertura da porta por teclado, alarme com imobilizador e ar-condicionado digital dual-zone fazem parte do pacote.
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Em termos de segurança, a Maverick Hybrid possui sete airbags com detecção inteligente de ocupantes, assistente de frenagem com detecção de pedestres e ciclistas, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de LED com acendimento automático e luz alta automáticos, câmera de ré, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem pós-colisão e monitoramento de pressão dos pneus.
Uma outra novidade é o recurso que faz o câmbio retornar automaticamente à posição de estacionamento (P) sempre que a porta é aberta, proporcionando uma medida adicional de proteção aos ocupantes. Além disso, o veículo possui quatro entradas USB tipo A e tipo C e uma tomada de 12 V na parte traseira.
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